5 cuidados que você precisa ter com a pessoa deficiente visual

Deficiência é definida como qualquer restrição ou falta de capacidade de realizar uma atividade dentro da faixa considerada como normal para a maioria das pessoas. No caso do deficiente visual, a pessoa apresenta limitação das ações e funções do sistema visual, em diferentes graus.

A deficiência visual pode ser classificada de baixa acuidade visual à cegueira. A grande maioria da população não têm o costume de lidar com a pessoa deficiente visual, e, por esse motivo, podem ter algumas dúvidas no manejo da situação.

Para te ajudar, listamos hoje alguns cuidados necessário ao conviver com pessoas com deficiência visual. Acompanhe!

1. Desobstrua os caminhos

Independente do grau de deficiência visual, é importante que os caminhos estejam desobstruídos para que a pessoa se locomova. Esse cuidado é especialmente importante em locais novos e desconhecidos, nos quais a pessoa está preocupada em se familiarizar e pode não notar algum obstáculo.

Retire quaisquer objetos do chão e peça licença para outras pessoas quando perceber que elas não notaram a necessidade de liberar o caminho.

2. Identifique-se ao iniciar o contato

É importante lembrar que nem sempre a pessoa deficiente visual necessita de ajuda, mas vale a pena ficar atento. Se você perceber que a pessoa precisa de informações ou alguma outra ajuda, comece o contato se identificando, para que ela perceba que você está falando com ela.

Ofereça auxílio e pergunte como você pode ajudá-la, mas não institua nenhuma ação antes de perguntar. Além disso, não há necessita de falar alto ou gritar.

3. Seja claro

É necessário ser claro ao dar alguma informação ou oferecer qualquer tipo de ajuda. Nesse caso, evite utilizar gestos e movimentos corporais para se expressar, assim, diga tudo que quer dizer com as palavras.

Não utilize termos como “ali” ou “lá”, seja claro e forneça direções como “siga à direita”, “ande reto”, “dobre a segunda rua à esquerda” e “ande cerca de 50 metros”. Tente sempre ser o mais específico possível e fale com calma, garantindo que a pessoa entendeu todas as indicações.

4. Tenha cuidado com o cão-guia

O cão-guia tem a responsabilidade de guiar o deficiente visual para qualquer lugar, sendo treinado para desempenhar com precisão o seu trabalho e garantir a segurança do seu dono.

Por mais que seja tentador, não é adequado fazer carinho ou distrair o cão enquanto ele guia a pessoa que não enxerga, pois pode atrapalhar seu trabalho.

5. Seja respeitoso

Deixamos a dica mais importante para o final. Ao lidar com um deficiente visual, ou com qualquer outra deficiência, lembre-se que elas são pessoas como você. Desse modo, merecem ser respeitadas e não devem receber nomes pejorativos ou depreciativos.

Ademais, procure não excluir as pessoas com deficiência visual do convívio social, buscando formas de incluí-las da forma que elas desejarem. Afinal, a inclusão social é dever de toda a sociedade.

Esses são alguns cuidados necessários para lidar com pessoas com deficiência visual. Lembre-se sempre de perguntar a ela se precisa de ajuda e como gostaria de ser tratada, se ainda houver dúvidas.

Se você gostou do texto de hoje, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais e manter sua saúde ocular em dia. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content