Fotocoagulação a Laser: o que é e como é feita?

Fotocoagulação a Laser: o que é e como é feita?

A fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico realizado de maneira rotineira no consultório. Sua finalidade é o tratamento de diversas doenças dos olhos, sobretudo enfermidades vasculares.

Obviamente, o objetivo principal é preservar ao máximo a visão e impedir a progressão de enfermidades, uma vez que, algumas delas podem levar à cegueira. Acompanhe na leitura para entender mais sobre o procedimento, quando é indicado, o que trata e o que fazer para se preparar, caso receba uma prescrição do seu oftalmologista!

O que é a fotocoagulação a laser?

Esse procedimento é utilizado para tratar, principalmente, doenças que geram alterações nos vasos sanguíneos da retina. Até a sua invenção, muitas delas não possuíam tratamento eficaz e com relativa frequência resultavam em graves hemorragias oculares.

Todavia, a fotocoagulação a laser chegou para ajudar a manter a saúde ocular. Funciona assim: o equipamento emite um intenso feixe de luz sobre as células do epitélio pigmentado da retina, a qual converte-se em energia térmica, aumentando a temperatura do local onde é aplicado.

A abrasão do tecido provoca desnaturação das proteínas, com consequente coagulação do sangue e formação de tecido de cicatrização. Todo esse procedimento ajuda a reduzir a formação de vasos sanguíneos anômalos na retina, responsável por causar doenças como o glaucoma neovascular e a retinopatia diabética.

Não se sabe ao certo qual o mecanismo do laser promove esses efeitos, mas algumas teorias são de que ele possa reduz a quantidade de retina doente, a qual, por sua vez, produz uma série de substâncias, como o VEGF (fator de crescimento do endotélio vascular), responsáveis pelo aparecimento de novos vasos.

Outras teorias seriam de que há um redirecionamento de fluxo sanguíneo para a retina não tratada e liberação de fatores de proteção vascular pelas células do epitélio pigmentado. O procedimento pode ser feito com aplicações localizadas e direcionadas a vasos específicos (a fotocoagulação focal) ou de forma a tratar a retina inteira (a panfotocoagulação retiniana).

Quais doenças o procedimento é capaz de tratar?

Conheça as três principais doenças retinianas que podem ser tratadas com a fotocoagulação a laser.

  1. Retinopatia diabética: é uma doença que afeta as pessoas diabéticas. Os níveis altos de glicose no sangue danificam os vasos sanguíneos e também promovem a formação de novos, principalmente na retina. Assim, eles podem sangrar e causar danos à visão. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), trata-se da principal causa de cegueira na faixa etária de 20 a 74 anos.

  2. Oclusão da veia da retina: como o próprio nome diz, é uma condição que gera a obstrução de uma das veias da retina e, consequentemente, falta de oxigenação na periferia dessa parte do globo ocular.

  3. Fragilidades da retina, como degeneração lattice ou rupturas: situações em que algo prejudica a estrutura da retina, como o afinamento dela, “rasgos” e até o descolamento do fundo do olho.

A fotocoagulação a laser causa dor?

Muitas pessoas ficam apreensivas sobre uma suposta dor gerada pela fotocoagulação a laser. Porém, a boa notícia é que o procedimento causa pouco ou nenhum desconforto.

Vale lembrar que o médico oftalmologista estará ao lado para controlar qualquer contratempo e também pode aplicar um colírio anestésico. Em casos raros, pode ser necessário usar uma anestesia injetável. No entanto, tudo é feito com base na segurança e visando promover conforto ao paciente.

Fotocoagulação a Laser: o que é e como é feita?

Ilustração de uma aplicação de fotocoagulação a laser.

Os cuidados antes do procedimento

O seu médico oftalmologista prescreveu a fotocoagulação a laser? Saiba que não é necessário realizar uma grande preparação, como se manter em jejum por várias horas.

Todavia, será preciso dilatar a pupila e, depois do procedimento, a visão ficará um pouco embaçada. Assim, o recomendado é ter um acompanhante, pois o paciente não conseguirá dirigir e poderá até mesmo ter que ficar longe do volante por alguns dias.

Como a fotocoagulação a laser é feita?

A fotocoagulação a laser é extremamente simples: o procedimento é feito no consultório médico e dura, em geral, poucos minutos. Não é necessário nenhum tipo de internação e observação profissional por um longo período. Contudo, vale a pena conversar com o oftalmologista para receber orientações específicas para o seu caso.

Quais são os riscos e os efeitos colaterais?

A fotocoagulação a laser é um procedimento seguro e as complicações são extremamente raras. Dentre os possíveis contratempos, destacamos a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna, entre outros defeitos no campo visual. No entanto, quando realizado por uma equipe experiente, as chances de efeitos colaterais são reduzidas.

Como se recuperar da fotocoagulação a laser?

As características do período de recuperação dependerão das condições de saúde de cada paciente. Contudo, é esperado que a visão fique escura logo após o procedimento e, com o tempo, vá clareando, com o alívio também do aspecto de embaçado.

O oftalmologista poderá recomendar repouso de alguns dias para os casos mais graves, como quando há ruptura ou descolamento da retina. Nessas situações, é imprescindível respeitar as orientações médicas, a fim de evitar qualquer complicação.

Leia também: Retina – afinal, o que é essa parte do olho?

Converse com um oftalmologista

Apesar de ser um procedimento seguro e relativamente simples, quando o assunto é a fotocoagulação a laser, o ideal é fazer uma avaliação com o oftalmologista e tirar todas as suas dúvidas acerca desse tratamento

A equipe de especialistas da RetinaPro está à disposição! Entre em contato e marque a sua consulta.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content