Moscas volantes: descubra as causas, quais os tratamentos e se é algo grave

Visão com moscas volantes

Você sabe o que são moscas volantes, suas causas, tratamentos e os possíveis riscos?

Se você está vendo pontos pretos na visão que seguem o movimento de seus olhos, saiba que você pode estar com as famosas moscas volantes.

As moscas volantes não costumam ser motivos de muitas preocupações. Porém, existe um risco associado, que é o da ocorrência de fragilidades na retina. Isso pode acontecer porque o vítreo é um gel que preenche a cavidade ocular e que protege essa parte tão importante do olho.

Neste artigo exclusivo, a RetinaPro explica este sintoma, indicando suas possíveis causas, os quadros de saúde que podem indicar maior gravidade e as formas de tratamento para cada caso.

Continue lendo o artigo e saiba tudo!

Moscas volantes? O que são?

Esses pontos pretos na visão deslocam-se de acordo com os movimentos oculares, no entanto, não os acompanham com exatidão, parecendo escapar quando a pessoa tenta olhar diretamente para eles.

Esse constante movimento produz imagens que se assemelham ao formato de insetos, teias de aranha, linhas ou nuvens (daí a causa de receberem o nome de moscas volantes). 

O que percebemos no campo visual são as sombras dos grumos exibidas sobre a retina.

É importante esclarecer que, na maior parte das vezes, essas manchas não interferem no que enxergamos. Entretanto, ao passarem pela linha de visão, essas partículas podem efetuar um bloqueio da luz, gerando sombras na retina. 

Esta última, por sua vez, é uma faixa que fica localizada no fundo do olho, e sua principal função é receber os estímulos luminosos e enviá-los para o cérebro através do nervo óptico.

Essas alterações visuais costumam ser mais diretamente percebidas em ambientes com alta claridade ou iluminação (luz natural ou artificial) como, por exemplo, céu claro com sol forte, tela de computadores ou celulares, etc.

É comum ter moscas volantes?

Sim, é comum apresentar os sintomas de moscas volantes, especialmente à medida que as pessoas envelhecem.

Com a idade, o vítreo, que é a substância gelatinosa dentro do olho, pode encolher e criar partículas ou filamentos que causam as sombras flutuantes conhecidas como moscas volantes.

Entretanto, jovens também podem ter moscas volantes, especialmente em casos de miopia ou após lesões oculares.

Enquanto a presença ocasional de moscas volantes é normal, um aumento repentino ou grandes mudanças na sua aparência podem necessitar de avaliação médica para descartar condições mais graves.

Quem é normalmente afetado por moscas volantes?

Embora sejam frequentemente associadas a indivíduos com idade superior a 40 anos, devido às mudanças no vítreo do olho que ocorrem naturalmente com a idade, esse fenômeno também pode ser observado em pessoas mais jovens.

As moscas volantes em jovens podem surgir por diversas razões e, em determinados casos, indicam condições oculares mais graves. Abaixo estão listados os públicos segmentados por idade:

  • Pessoas com mais de 40 anos
  • Pessoas com miopia
  • Pessoas que realizaram cirurgia de catarata
  • Pessoas com lesões oculares
  • Jovens com sintomas de doenças oculares

É importante notar que, independentemente da idade, a presença deste sintoma exige atenção médica, principalmente se ocorrerem mudanças repentinas na visão ou se as moscas volantes se tornarem mais proeminentes

Homem de 40 anos com moscas volantes

O que pode causar as moscas volantes?

Confira abaixo quais são as possíveis causas do aparecimento das moscas volantes.

Descolamento de vítreo

O descolamento de vítreo ocorre devido à transformação do vítreo, que perde a consistência gelatinosa com a idade e torna-se mais fluido.

O vítreo é uma substância gelatinosa e transparente que preenche a maior parte do interior do olho, mantendo-o esférico e protegendo a retina.

Com o envelhecimento, o vítreo pode descolar-se parcial ou totalmente da retina, um processo não considerado doença, mas um desenvolvimento natural do envelhecimento. No entanto, estar ciente dos sintomas é essencial para prevenir complicações.

Os sintomas a observar incluem:

  • Aumento repentino de pequenos pontos ou linhas que se movem no campo de visão
  • Flashes de luz ou relâmpagos, principalmente nas bordas do campo de visão
  • Uma sombra ou cortina que obscurece parte do campo de visão, o que pode significar um descolamento de retina

Rasgadura ou buraco na retina

A rasgadura ou o buraco na retina pode ocorrer quando o vítreo, que é o gel que preenche o olho, se desloca e parte da sua estrutura adere e traciona a retina.

Esta condição é mais frequente em pessoas com altos graus de miopia. Reconhecer os sintomas rapidamente é crucial, pois quando não tratada, a rasgadura retiniana pode levar a um descolamento da retina e potencial perda de visão.

Os sintomas importantes a serem monitorados incluem:

  • Flashes luminosos súbitos no campo de visão
  • Aumento no número ou na percepção de moscas volantes, que podem aparecer como pequenos pontos ou fios à deriva na visão
  • Visão embaçada ou distorcida, que pode tornar atividades que exigem visão detalhada, como ler ou costurar, particularmente desafiadoras
  • Perda gradual da visão, que pode ser comparada a uma cortina sendo puxada sobre uma parte do campo visual

Descolamento da retina

O descolamento da retina é uma condição oftalmológica grave que pode resultar em perda de visão e cegueira irreversível. Ocorre quando a retina, a camada sensível à luz na parte posterior do olho, descola-se do seu suporte de tecidos.

Este problema geralmente começa de forma restrita, frequentemente devido a uma rasgadura, e pode progredir para um descolamento parcial, onde algumas partes da retina permanecem aderidas, ou total, onde a retina se descola completamente.

Os sintomas do descolamento da retina são críticos e requerem atenção médica urgente, incluindo:

  • Aumento na quantidade de moscas volantes, que se apresentam como pontos pretos ou sombras flutuando na visão.
  • Flashes de luz no campo visual, que podem se tornar mais frequentes.
  • Perda de visão repentina, que pode ocorrer parcialmente nas áreas periféricas ou afetar a visão de forma completa.

Inflamação ocular

As uveítes representam um conjunto de doenças inflamatórias da retina que podem provocar o surgimento de moscas volantes entre outros sintomas.

Diversos agentes podem desencadear uveítes, como vírus, bactérias, fungos e protozoários, além de reações autoimunes ou causas desconhecidas. Sem tratamento adequado, as uveítes podem evoluir para complicações graves, como o descolamento de retina.

É importante reconhecer os sintomas das uveítes para buscar assistência médica a fim de evitar danos mais sérios à visão.

Os sintomas das uveítes incluem:

  • Dor e inchaço ao redor dos olhos.
  • Coceira nos olhos.
  • Visão turva ou nebulosa.
  • Vermelhidão ocular.
  • Presença de moscas volantes no campo de visão.

Oftalmologista com modelo anatômico do olho explicando moscas volantes

Hemorragias na cavidade vítrea

As hemorragias na cavidade vítrea são sangramentos que ocorrem no interior do olho, especificamente na área posterior do globo ocular, e podem ser desencadeadas por diversas causas.

Identificar os sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequado, e quando uma hemorragia vítrea é suspeitada, deve-se procurar assistência oftalmológica imediatamente.

Os sintomas das hemorragias na cavidade vítrea manifestam-se como:

  • Aparição de manchas ou pontos pretos no campo de visão.
  • Perda súbita de visão, que pode ser parcial ou total.
  • Grandes sombras que obstruem a visão, como se cortinas fossem puxadas sobre parte do campo visual.

Diabetes

A condição chamada retinopatia diabética é a forma mais comum de dano ocular em pessoas com diabetes e pode levar à formação de moscas volantes.

À medida que a retinopatia diabética avança, os vasos sanguíneos que fornecem sangue à retina podem sofrer danos, vazar ou mesmo se fechar.

Novos vasos anormais também podem começar a crescer na retina ou no vítreo, podendo sangrar e resultar em moscas volantes. Os principais pontos a considerar sobre a relação entre moscas volantes e diabetes incluem:

  • Sinal inicial de retinopatia diabética, especialmente se houver mudanças repentinas na visão
  • Indivíduos com diabetes de longa duração e mal controlada estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de moscas volantes
  • Em pessoas com diabetes, pode ser resultado de hemorragias vítreas, que são sangramentos dentro do gel vítreo do olho

Trauma ocular

O trauma ocular refere-se a qualquer lesão física no olho, que pode variar desde impactos leves até ferimentos graves que penetram a estrutura ocular.

Traumas nos olhos podem resultar de acidentes, esportes, lutas, trabalhos manuais, e até mesmo de atividades domésticas comuns.

O impacto do trauma pode afetar diferentes partes do olho, incluindo o vítreo, a retina e outros componentes internos ou externos do globo ocular.

Uma consequência possível de um trauma ocular é o aparecimento de moscas volantes. Isso pode ocorrer devido a sangramentos internos, inflamação ou até mesmo pelo descolamento do vítreo do olho que, em casos mais graves, pode levar a um descolamento da retina.

Quer saber mais? Clique no vídeo abaixo e assista à live exclusiva da RetinaPro sobre moscas volantes!

Principais dúvidas sobre as moscas volantes

Confira a seguir as respostas às dúvidas mais comuns sobre as moscas volantes.

Moscas volantes são graves?

Moscas volantes geralmente não são graves; são sombras de pequenas partículas no gel vítreo que se projeta na retina e são mais visíveis com fundo claro. Embora comuns com o avanço da idade, um aumento súbito ou se acompanhadas de sintomas como flashes de luz podem indicar algo mais sério e requerem avaliação médica.

Moscas volantes podem provocar cegueira?

Na maioria dos casos as moscas volantes são inofensivas, porém podem ser um sinal de algo mais sério, como o descolamento da retina.

Nesse caso, podem sim, provocar a cegueira.

Caso você note moscas volantes repentinas ou que estão piorando, é essencial consultar um oftalmologista.

Os sintomas iniciais do descolamento da retina podem ser leves e facilmente confundidos com moscas volantes comuns.

Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

Moscas volantes desaparecem com o tempo?

Segundo alguns especialistas, de forma geral as moscas volantes são inofensivas e podem desaparecer com o tempo. Portanto, em alguns casos pode ser que um tratamento nem seja necessário.

Todavia, é importante procurar um oftalmologista para que ele possa identificar as causas e analisar o melhor tratamento.

Como se livrar das moscas volantes?

Em situações onde prejudicam severamente a visão, procedimentos como vitrectomia ou laser vitreólise podem ser considerados, mas são raramente utilizados devido aos riscos envolvidos.

No entanto, na maioria dos casos é recomendado um esforço para adaptar-se aos sintomas, pois tendem a ser menos notáveis com o tempo.

Existe um tipo de colírio específico para moscas volantes?

Não existe um tipo de colírio específico para moscas volantes. Conforme você viu ao decorrer do conteúdo, as moscas volantes são causadas pelo deslocamento de pequenas partículas do vítreo. Como o vítreo não é vascularizado, não há como tratar as moscas volantes com medicamentos.

No entanto, há alguns colírios que podem ajudar a reduzir a irritação ocular causada pelas moscas volantes. Esses colírios geralmente contêm lágrimas artificiais ou lubrificantes oculares.

É preciso utilizar óculos?

Não existe nenhuma relação entre as moscas volantes e a utilização de óculos de grau ou lentes de contato. Tais recursos não representam riscos e nem são tratamento para casos de moscas volantes.

Conforme citamos no começo do conteúdo, esses recursos podem ajudar na distração, mas não são indicadores de tratamento.

Como é feito o diagnóstico das moscas volantes?

O diagnóstico da patologia causadora das moscas volantes é feito através do exame de fundo de olho, também chamado de mapeamento de retina

O procedimento é indolor e consiste na dilatação da pupila seguida pela projeção de uma luz forte que permite que o médico responsável veja se há ferimentos ou alterações na parte posterior do olho.

Assista ao vídeo a seguir com o Dr. Alexandre Rosa falando mais sobre o exame de mapeamento de retina!

Também é indicado realizar uma ultrassonografia, exame que não causa nenhuma dor no paciente e possibilita a visão dos tecidos do olho, a fim de verificar a existência de lesões que podem causar o descolamento da retina ou mesmo identificar doenças inflamatórias, como as uveítes.

Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser feito por um médico especializado que poderá traçar o tratamento ideal para cada caso e evitar as possíveis complicações que podem ser irreversíveis, como a cegueira.

Existe tratamento para as moscas volantes?

Não existe um tratamento específico para o descolamento de vítreo.

Todavia, como o principal de seus sintomas (as moscas volantes), apesar de inofensivo, é bastante incômodo, muitas pessoas procuram uma maneira de se livrar dele. 

Vale reforçar que não há necessidade disso, visto que essas manchas ou pontos na visão não oferecem risco para a saúde ocular e tendem a desaparecer ao longo do tempo.

Antigamente, o único tratamento possível para a diminuição das moscas volantes era uma cirurgia — bastante invasiva — denominada vitrectomia. O procedimento consiste na retirada de parte ou de todo o humor vítreo do olho e a sua substituição por um gel lúcido estéril.

Contudo, os contras dessa operação costumam superar os prós. Dentre os riscos possíveis, estão o descolamento da retina provocado cirurgicamente e as infecções oculares sérias.

Somado a isso, ainda que sejam raras as ocasiões, o procedimento pode aumentar a quantidade de pontos pretos na visão. 

Devido a esses motivos, cirurgiões oftalmológicos geralmente não recomendam a cirurgia.

Se o surgimento de moscas volantes não estiver mais limitado ao descolamento de vítreo, e sim ao descolamento da retina, outros tratamentos são indicados e devem ser realizados com rapidez.

As cirurgias apropriadas para o descolamento de retina são a retinopexia ou a já citada vitrectomia. É preciso enfatizar novamente que só o oftalmologista possui conhecimento suficiente da situação para saber qual é a mais aconselhável.

Como evitar a piora das moscas volantes

Para evitar a piora das moscas volantes, mantenha o controle de condições de saúde, como diabetes e hipertensão, assim como evite forçar a visão por longos períodos, fazendo pausas regulares.

Além disso, realiza exames oftalmológicos periódicos, principalmente se notar mudanças na quantidade ou tipo de moscas volantes, pois a detecção precoce de problemas pode prevenir complicações.

Uma dieta equilibrada e rica também pode contribuir para a saúde ocular.

Relação das moscas volantes com o estresse

O estresse pode gerar alterações no vítreo de diversas formas. Uma delas é que ele pode aumentar a produção de hormônio do estresse, como é o caso do cortisol. 

O estresse também costuma causar mudanças na circulação sanguínea dos olhos. A má circulação sanguínea nos olhos pode dificultar a nutrição do vítreo, causando sua deterioração.

Além disso, o estresse aumenta os sintomas de moscas volantes, pois quando estamos estressados, nossos olhos ficam mais sensíveis à luz. 

Por mais que o estresse não seja a principal causa das moscas volantes, ele consegue aumentar o risco de desenvolver o problema. 

Quando consultar seu oftalmologista?

As consultas oftalmológicas são sempre importantes para cuidar da saúde ocular. Desse modo, é crucial realizar consultas regulares de modo que sintomas ou quadros de saúde sejam rapidamente e precocemente diagnosticados.

Além deste aspecto, as consultas regulares também possuem a vantagem instrucional, quando o médico ou médica responsável orientam seus pacientes a práticas mais saudáveis, esclarecendo dúvidas, possibilitando a melhoria na qualidade de vida e bem-estar.

Em casos que demandam uma atenção próxima e rápida, as consultas com oftalmologistas também representam as melhores estratégias. Estes médicos especializados no diagnóstico e tratamento de doenças oculares são capazes de responder prontamente aos quadros de saúde observados, seguindo com planos de tratamento assertivos.

A RetinaPro conta com um corpo clínico altamente qualificado, investindo constantemente em infraestrutura e pessoal, de modo a atender cada um de seus pacientes de maneira humana, atenta e personalizada.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta com oftalmologista hoje mesmo!

Fachada RetinaPro, consulta com oftalmologista para moscas volantes

Conclusão

Neste artigo exclusivo da RetinaPro você aprendeu sobre os sintomas, causas, tratamentos e possíveis quadros de saúde associados ao fenômeno visual das moscas volantes.

Como vimos, apesar de um sintoma comum e inofensivo, sobretudo na população acima de 40 anos, as moscas volantes podem indicar doenças oculares ou causas graves. Por exemplo, inflamações, hemorragias ou, ainda, descolamento de retina.

Por isso, é essencial realizar uma consulta com oftalmologista, de modo que o quadro de saúde seja avaliado, diagnosticado e, caso demande, os melhores planos de tratamento sejam prescritos.

A RetinaPro é especialista em retina e tratamento de doenças oculares, contando com um corpo clínico altamente qualificado, equipamentos e infraestrutura moderna, atendendo seus pacientes de maneira humanizada, atenta e personalizada.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta com oftalmologista hoje mesmo!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content