• Blog
  • 4 passos para escolher seu oftalmologista em Belém

4 passos para escolher seu oftalmologista em Belém

oftalmologista em belém

Escolher um oftalmologista em Belém pode ser um grande desafio. Principalmente se você ainda não está totalmente convencido de que realizar a consulta é realmente uma necessidade. Apesar de muitas pessoas pensarem que essa especialidade médica tem como principal função prescrever o grau dos óculos, isso não é verdade.

A oftalmologia é a área responsável pela saúde dos olhos e todos os seus componentes. Além disso, existem muitas outras patologias relacionadas a esse sentido do que apenas os problemas de visão.

A seguir, vamos falar mais sobre a função desse médico e sua importância, além de mostrar quais são os fatores que devem ser considerados para escolher o seu oftalmologista em Belém. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Quando é preciso consultar um oftalmologista?

Como já falado anteriormente, o oftalmologista é o médico responsável por toda a saúde do olho, podendo detectar anormalidades ou patologias e corrigi-las, trazendo mais conforto para o paciente e para o seu dia a dia.

Além de todos os problemas de vista, que são os motivos mais comuns para buscar esse médico, existem alguns sinais que indicam que a saúde ocular não está como deveria, como:

Esses sintomas normalmente estão relacionados com algum problema em uma estrutura do olho. As patologias na retina, por exemplo, são muito comuns e recorrentes em todas as idades e gêneros.

É importante, ainda, entender que não é necessário ter alguns desses sintomas para visitar um oftalmologista. Ele deve ser consultado regularmente, assim como cardiologistas, ginecologistas ou urologistas e geriatras. A partir de exames, é possível trazer mais saúde para o olho, prevenindo o aparecimento de futuras doenças ou, ainda, fazendo um diagnóstico precoce.

Então, recomenda-se que a consulta ao especialista ocorra periodicamente ou, ao menos, ao serem notadas mudanças na visão.

Como é uma consulta com um oftalmologista?

Existem diferentes áreas de especialização e atuação dentro da oftalmologia. Há médicos que atuam apenas com tumores nessa região, chamada de oncologia ocular, ou, ainda, que tratam apenas crianças, considerando o desenvolvimento ao longo dos anos, a oftalmopediatria.

No caso de você estar investigando uma doença específica que já conta com um diagnóstico, recomendamos que você procure por um profissional especializado nessa área. Mas se você ainda não sabe se realmente há uma patologia ou deseja apenas fazer um check-up, o ideal é buscar uma área mais generalista, que fará exames sem comprometer a qualidade da análise dos resultados, como um retinólogo.

Esse é o oftalmologista responsável pela retina e vítreo do olho, duas partes que podem desenvolver muitas doenças, como:

Durante uma consulta com um retinólogo, ele irá fazer testes físicos e uma avaliação por meio de um exame chamado mapeamento de retina. O procedimento possibilita a observação do fundo do olho e análise de toda a estrutura interna, vasos sanguíneos e nervo.

Caso haja necessidade, poderá recomendar a realização de outros exames, como:

  • ecografia ocular: analisa as diferentes partes do olho;

  • retinografia colorida: verifica se há doenças na retina ou no nervo óptico;

  • tomografia de alta definição: obtém imagens das camadas da retina;

  • retinografia panorâmica: tira fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho;

  • angiofluoresceinografia panorâmica: visualiza os vasos sanguíneos;

  • autofluorescência panorâmica: capta imagens dos tecidos pigmentados da retina e

  • angiotomografia de retina: visualiza a anatomia da retina e do nervo óptico e a vascularização local.

Após isso, o oftalmologista irá analisar os resultados e, se necessário, começar a traçar o melhor plano de tratamento.

O que considerar para escolher um oftalmologista em Belém?

Agora que você já sabe qual é a função desse médico e como é uma consulta com ele, deve estar se perguntando o que deve considerar para escolher um oftalmologista em Belém. Para isso, recomendamos que você considere alguns fatores, como:

Atendimento diferenciado

Os oftalmologistas que prezam por um MELHOR atendimento são aqueles que realmente buscam auxiliar o paciente e estão dispostos a tirar suas dúvidas durante uma consulta, assim como oferecer dicas de prevenção e para ter mais saúde.

Consultas e exames em um mesmo espaço

Como falado anteriormente, é comum que durante ou após as consultas o médico solicite exames, para ter uma análise mais completa do olho. Uma clínica que oferece esses dois serviços no mesmo ambiente traz muito mais praticidade e agilidade para os processos, sem haver a necessidade de agendar em outro espaço e marcar um retorno, o que pode levar dias ou, até mesmo, semanas em alguns casos.

Exames específicos

Não basta apenas a clínica oferecer consultas e exames no mesmo espaço, esses últimos devem ser específicos, para trazer mais qualidade e resolução para as imagens feitas, facilitando e proporcionando uma análise mais assertiva.

Médicos especializados

Também é importante considerar o corpo médico da clínica, checando as suas especializações. Isso permitirá que você seja atendido por um profissional que entenda e tenha experiência na área que você precisa de atendimento.

Na hora de escolher o seu oftalmologista em Belém, não deixe de considerar a RetinaPro. Somos uma clínica especializada em consultas e exames oculares e contamos com um corpo médico qualificado, que visa o atendimento humanizado, além de contar com equipamentos modernos.

Visite a nossa clínica, conheça a nossa equipe e venha fazer os seus exames conosco. Entre em contato e saiba mais.

Tags:, , , , , ,

Trackback do seu site.

Avatar

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará.

Participe do grupo exclusivo no telegram sobre doenças visuais.

Quero Participar!
Open chat
Olá...Posso ajudar?