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5 alimentos essenciais para a saúde dos olhos

piramide de alimentos

Você sabia que para manter em dia a saúde dos olhos é preciso fazer uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas? Por ser um dos sentidos mais aguçados do nosso corpo, problemas com a visão podem ser facilmente detectados.

Para que você não corra o risco de ter as vistas prejudicadas, invista em um cardápio variado e colorido. Selecionamos para você uma lista com cinco alimentos essenciais para a saúde dos olhos. Conheça!

1. Peixes

Os peixes são ricos em ômega-3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Entre os que possuem mais nutrientes, podemos destacar o salmão, sardinha, atum e bacalhau, que ajudam na boa circulação sanguínea e, por excelência, fazem com que haja mais oxigênio no organismo.

O resultado da oxigenação completa atinge as estruturas oculares, principalmente a retina. Além disso, esses alimentos ajudam no combate dos radicais livres, ou seja, auxilia na saúde dos olhos e evita o envelhecimento precoce.

Para quem sofre com a síndrome do olho seco, o consumo de peixes e seus altos componentes ajudam a amenizar as coceiras e vermelhidão.

2. Frutas e verduras

Presentes em praticamente todas as dietas, as frutas e legumes contribuem para melhorar a sua visão. Os alimentos de pigmentação verde e amarelo oferecem ao organismo carotenoides, que combatem o desgaste da mácula (ponto que revela as cores dos objetos). Insira no seu cardápio cenoura, tangerina, laranja, mamão papaia ou maça. Para as verduras, opte por brócolis e couve.

Dê preferência às folhas mais escuras, que possuem uma concentração maior de luteína e vitaminas antioxidantes. O espinafre e a salsa fresca são as maiores fontes de luteína; só perdem para a couve, que ainda tem ação anti-inflamatória e cicatrizante.

3. Ovos

Rico em zinco, nutriente que ativa o poder foto-oxidante da luteína e da Zeaxantina, os ovos também estão na lista de alimentos essenciais para a saúde dos olhos e que ajuda na degeneração macular (doença que causa cegueira) e catarata.

Indica-se o consumo de um ovo por dia, mas fique atento aos níveis de colesterol no sangue.

4. Frutas vermelhas

Não são apenas as frutas alaranjadas que contribuem para a saúde dos olhos. Aproveite as frutas de cada estação e consuma sem peso na consciência.

Morangos, amoras, cerejas, framboesas e mirtilos, entre tantas outras, possuem vitamina C, antioxidantes, combatem os radicais livres e são ricas em flavonoides. Contribuem na prevenção da perda de visão e contra a degeneração macular.

5. Azeite de oliva e óleo de linhaça

O óleo de linhaça tem propriedades que ajudam no sistema imunológico e evitam diversas doenças oculares. É rico em ômega-3, ômega-6 e ômega 9, isto é, promove hidratação aos olhos e diminui a sensação de ardência, sensibilidade à luz e coceira — sintomas característicos do olho seco.

Já o azeite de oliva protege o globo ocular e retarda o envelhecimento precoce. Possui ômega-3 e age contra a corrosão da mácula.

Zelar pela nossa saúde pode ser mais simples do que imaginamos. Levar uma vida saudável, consumindo alimentos adequados e simples, faz uma grande diferença no futuro e também em nosso dia a dia — não só para melhorar a visão, mas também para o bom funcionamento de todo o organismo.

E você, como cuida da saúde dos olhos? Comente neste post quais os alimentos que inseriu no seu cardápio e que fizeram a diferença!

Créditos: bit.ly/617.ref

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