• Blog
  • Descolamento de retina: tudo o que você precisa saber!

Descolamento de retina: tudo o que você precisa saber!

Descolamento de retina: Tudo o que você precisa saber!

Entre os problemas que afetam a visão, o descolamento de retina é um dos mais graves que podem ocorrer. Sendo assim, é importante entender suas causas e possíveis tratamentos.

A retina é uma fina membrana do globo ocular que transforma o estímulo luminoso em estímulo nervoso, enviando esse sinal ao cérebro através do nervo óptico. É graças a ela que conseguimos interpretar as imagens. Se pudéssemos comparar o olho a uma câmera fotográfica antiga, a retina seria o filme da câmera.

O tipo mais comum de descolamento de retina é o regmatogênico, que ocorre após a formação de um rasgo. Pensando nisso, preparamos este post com várias informações sobre esse tipo de doença da retina. Continue a leitura e fique bem informado!

É deslocamento ou descolamento de retina?

Ambos os termos podem ser usados, mas os oftalmologistas preferem usar descolamento.

Quais são os tipos de descolamento?

  • Regmatogênico: causado por furos ou rasgos, que podem ser provocados após traumatismo (craniano ou ocular), doenças do olho (pacientes míopes têm mais risco, por exemplo) ou de forma espontânea;
  • Tracional: a causa mais comum é a diabetes, mas também pode ocorrer após doenças inflamatórias, traumatismos ou tromboses;
  • Seroso: ocorre pelo acúmulo de líquido abaixo da retina, geralmente após inflamações do globo ocular.

O que é descolamento de retina regmatogênico?

O descolamento de retina acontece quando parte ou totalidade dessa membrana se desprende da parede interna e posterior do olho. A perda de contato da retina com os vasos sanguíneos da coróide (camada vascular que fica atrás da retina) interrompe o fornecimento de nutrientes e de oxigênio, promovendo a degeneração celular, que pode ser definitiva se não corrigida com brevidade.

Quando a retina se descola, o mecanismo de geração das imagens não funciona corretamente e a pessoa passa a não enxergar.

A doença começa quando o gel vítreo (um gel espesso que fica dentro do olho) se separa da retina de forma brusca e causa uma rasgadura.

Quais são os sintomas?

É importante ressaltar que essa doença não provoca dor, ardor, vermelhidão ou secreção, mas existem sinais que alertam para a situação:

  • pontos ou manchas escuras (moscas volantes) na visão;
  • faíscas ou flashes de luz (fotopsias) percebidos no campo de visão;
  • perda súbita da visão ou de parte do campo de visão.

Quais são os fatores de risco para desenvolver o descolamento de retina?

Idade

O interior do globo ocular é preenchido por um material de consistência gelatinosa chamado humor vítreo. Ele está em contato íntimo com a retina (localizada na parte posterior do olho).

Com o passar dos anos, esse material se torna mais líquido, ocorrendo um fenômeno chamado “descolamento do vítreo”, ocasionando as moscas volantes.

A separação do vítreo em relação a retina pode predispor a formação de rasgos da retina em alguns pontos. É importante salientar que todas as pessoas irão apresentar descolamento do vítreo com a idade, mas somente algumas poderão desenvolver descolamento de retina.

História de Descolamento de retina prévio ou história familiar

Tanto um descolamento anterior (no mesmo olho ou no olho contralateral) quanto uma história familiar de descolamento da retina sinalizam para o médico que o paciente tem uma predisposição maior a desenvolver o problema.

No primeiro caso, há uma história pessoal e no segundo existe uma influência genética, que pode ou não se manifestar.

Alta miopia

Atualmente ,sabe-se que as pessoas míopes possuem globos oculares com dimensões maiores e retinas mais frágeis e finas. Dessa forma, há maior risco de descolamento de retina. Considera-se alta miopia, aqueles indivíduos com grau acima de 6. As lesões periféricas da retina também são mais comuns em indivíduos com miopia.

Cirurgia ocular prévia

Qualquer cirurgia ocular prévia, como cirurgia de catarata ou de glaucoma, é um fator de risco para desenvolver o descolamento de retina. Isso acontece, porque durante o procedimento, pode haver inflamações ou lesão das estruturas intraoculares, o que provoca tração na retina.

Trauma

Umas das causas de descolamento de retina é o trauma, sobretudo traumas contusos (como socos ou pancadas), pois promovem uma deformidade súbita no globo ocular, que pode causar o surgimento de rasgos na retina.

Diabetes

Diabetes é uma doença metabólica, caracterizada pelos altos níveis de glicose no sangue. Sabe-se que esse excesso de açúcar no organismo pode lesionar diversos órgãos, como os olhos e os rins.

A diabetes pode levar a formação de vasos anômalos na retina que serão puxados pelo vítreo, ocasionando um descolamento de retina chamado tracional, muito típico dos indivíduos com diabetes.

Quais os exames indicados para identificar o problema?

Para fazer o diagnóstico do descolamento de retina e determinar o tratamento é feito um exame oftalmológico chamado oftalmoscopia indireta com dilatação pupilar (mapeamento da retina). O médico observa se há rasgos, furos ou bolsas de líquido.

Quais são os tratamentos?

Assim que a lesão é confirmada pelo retinólogo, ele pode determinar o tipo de descolamento e o melhor tratamento. Quanto mais precoce for iniciado, melhores são as chances de recuperação da visão. Nesse caso, cada dia conta.

A cirurgia encontra e repara os rasgos e buracos na retina ou corta as aderências para aliviar a tração local. Abaixo estão os procedimentos mais comuns.

Criopexia

É o processo em que o cirurgião faz uma aplicação com uma sonda de congelamento na superfície externa do olho (esclera), atingindo assim o defeito da retina. A área em torno do orifício é congelada, formando uma cicatriz que protege a retina.

Retinopexia pneumática

Nesse procedimento é injetada uma bolha de gás ou ar no olho. O gás obstrui o buraco da retina e impede a passagem do líquido. Geralmente, é feita em conjunto com a criopexia ou com a fotocoagulação a laser.

Laser

Em alguns casos, pode ser feita a aplicação de laser chamada fotocoagulação. Um feixe de laser é direcionado para a ruptura da retina. O procedimento faz queimaduras em torno do rasgo, criando cicatrizes que ajudam a “soldar” a retina.

Retinopexia com introflexão escleral

Nesse tratamento o médico passa uma faixa (cinta) de silicone ao redor do olho do paciente para que a retina volte ao seu lugar. Muitas vezes, é necessário associar com outras técnicas como laser, criopexia ou cirurgia de vitrectomia.

Vitrectomia

A vitrectomia é uma cirurgia indicada para remover o gel vítreo e qualquer tecido que esteja causando o descolamento de retina. Atualmente é o método de escolha preferido pela maioria dos cirurgiões, pois permite resolver desde casos simples até aqueles mais complexos.

Ao final da cirurgia, o vítreo é substituído por gás, ar ou óleo de silicone para ajudar na reaplicação da retina. Pacientes que tiveram o uso de óleo de silicone podem ser submetidos a uma nova cirurgia no futuro para remoção dele. Quando se usa gás ou ar não há necessidade de nova cirurgia, pois são absorvidos espontaneamente.

O repouso e o posicionamento indicados pelo médico são de extrema importância após o procedimento. Aprenda sobre os cuidados importantes a serem tomados no pós-operatório das cirurgias oculares neste e-book.

Como superar o descolamento de retina?

O descolamento de retina é um problema que pode ser superado. Com acompanhamento médico certo e tratamento adequado é possível remediar a situação e seguir com a vida normalmente.

Prova disso são o ator Wagner Moura, o rei do futebol Pelé, o ex-jogador de futebol Tostão, entre outros famosos que enfrentaram e reverteram o problema.

Agora que você já sabe o que é descolamento de retina, vai ficar muito mais fácil cuidar melhor da sua visão, não é mesmo? Fique atento aos sintomas!

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é a retina e qual sua função no globo ocular, acesse este post!

 

Descolamento de retina: tudo o que você precisa saber!
4.6 (91.11%) 9 vote[s]

Tags:,

Avatar

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará.

Comentários (112)

  • Avatar

    LEANDRO OLIVEIRA CARNEIRO

    |

    Caro Dr. Alexandre, tudo bem? Antes de mais nada, parabéns pelo site. Gostaria de um esclarecimento quanto a questão de urgência. Fui diagnosticado no dia de ontem (10/07) com um descolamento de retina na parte superior em um espaço que falam entre 10 a 2 horas. Entendo perfeitamente que isso precisa ser resolvido e com urgência. Estão me recomendando RETINOPEXIA PNEUMÁTICA como uma tentativa menos danosa do que a cirurgia. Já fui esclarecido quanto aos prós e contras de cada um. Minha pergunta são: quando se fala em urgência o que isso significa em tempo para o paciente. Digamos que eu tenha a opção de fazer a RETINOPEXIA PNEUMÁTICA hoje, dia 11/07, mas eu decida pela cirurgia que só pode ser realizada na semana que vem, mas especificamente no dia 16/07. O meu olho poderia esperar até esse período? E quanto a RETINOPEXIA PNEUMÁTICA, esse tratamento tem se mostrado eficaz na experiência do senhor? Obrigado.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Leandro, descolamentos assim devem ser tratados urgente mesmo, ou seja, o quanto mais cedo possivel. A pneumoretinopexia é um otimo procedimentos que tem boa taxa de sucesso quando bem indicada, Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Rudimar Ribeiro

    |

    Tive descolamento de retina em razão das constantes uveítes, fruto da espondilite ANQUILOSANTE. Fiz cirurgia e recuperei minha visão do olho direito, o que NÃO ocorreu no esquedo, em que “perdi o grau”.
    Meu oftalmo quer fazer laser para “garantir” a fixação no pós operatório. Questiono: é necessário? não há riscos?
    T.f.a.
    Rudimar

    Reply

  • Avatar

    Joice Inacio

    |

    Boa Tarde, fiz um mapeamento de retina no instituto Cema e foi visto que eu precisaria fazer fotocoagulação, mas confesso que estou com medo , pois como lá é muito corrido a pessoa que fez o exame nem me orientou com calma e ainda disse que a cirurgia não seria 100% e que eu poderia até ficar com baixa visão para leitura. Estou num dilema pois acabei de entrar em um novo trabalho e não posso me ausentar para a cirurgia dentro da experiencia, tenho sinusite e quando ela ataca vejo moscas volantes, acredito eu e sinto dor acima da cabeça, as vezes de um unico lado e dor no fundo dos olhos, será que seria sintomas da sinusite ou referente a retina? Agradeço desde já a atenção.

    Reply

  • Avatar

    Luciana

    |

    Bom dia, gostaria de saber se poderia fazer uma viagem de avião 3 semanas e meia após a cirurgia de descolamento de retina. Grata

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Luciana, vai depender do material que foi utilizado na cirurgia de descolamento de retina, se foi gas ou oleo. Se foi oleo, pde viajr, agora se for gás, va depedner do tipo de gás que foi usado, daí é melhor perguntar ao seu medico. Atenciosamente,

      Reply

      • Avatar

        Luciana

        |

        Dr., o gás se chama sf6.

        Reply

        • Avatar

          Prof. Dr. Alexandre Rosa

          |

          Oi Luciana, então demora de 2 a 3 semanas, em média, porem alguns pacientes podem demorar mais. Atenciosamente,

          Reply

  • Avatar

    MARIANE

    |

    Olá, fiz a cirurgia de descolamento de retina, foi colocado o óleo, na mesma cirurgia fiz a de catarata e coloquei a lente permanente. Agora apos três meses vou fazer uma nova cirurgia para remover o óleo de silicone. Gostaria de saber quanto tempo terei que ficar de repouso, e se com a retirada do óleo terei alguma risco de um novo descolamento?

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Oi Mariane, risco de descolamento sempre há, mas se seu medico programou a retirada é porque deve estar tudo bem. Em geral, aqui na clinica recomendamos um repouso/ afastamento das atividades por 30 dias. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Josefa

    |

    Tive um descolamento de retina em maio e fiz uma cirurgia,estou sendo acompanhada desde então. Mas a um três semanas comecei a perceber fotopsia, um pequena luz no canto superior que aparece poucas vezes durante o dia. Fui no oftalmologista ele fez mapeamento, mas não encontrou nenhuma alteração na retina. Isso é normal? Estou com medo de não me preocupar e gerar um novo deslocamento.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Oi Josefa, as vezes pode ocorrer sim apos a cirurgia. mas o ideal é que seja avaliada pelo se médico. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    PAULO CESAR MARTINS

    |

    Desejo saber quantas cirurgias de descolamento de retina são feitas em média no estado do Pará, por mês?

    Agradecido e Grande Abraço!

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Paulo, obrigado pelo contato, não teria essa informação de forma precisa para lhe passar. Talvez se procurar o portal de transparencia do governo possa conseguir estes números. Procure por um procedimento chamado VITRECTOMIA VIA PARS PLANA que em geral é feito para TRATAMENTO de dsoenças na retina (inclusive descolamento de retina). Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Leonardo

    |

    Olá, primeiramente quero dar parabéns pelo conteúdo e principalmente por sua atenção aos leitores. Algo muito admirável. Tenho duas situações que tenho dúvidas. Primeiro refere-se a minha mãe, ela teve um deslocamento regmatogênico no olho direito e algumas fissuras no esquerdo (que foi feito fotocoagulação), o direito foi realizado vitrectomia a 7 meses, a recuperação da visão não foi total, mas houve melhoras, só que ela vem percebendo um diminuição a acuidade visual deste. Ela vem sendo acompanhada por um retinólogo, mas a sua consulta só será no dia 15/01, existe possibilidade de uma regressão e um novo descolamento? Ela continua vendo moscas desde a cirurgia. A outra dúvida é após a fotocoagulação, qual a probabilidade de um deslocamento e o que poderia ser feito para reduzir as chances? Desde já agradeço a atenção.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Oi, leo, obrigado pelo contato. A possibilidade de um redescolamento sempre existe, sim, embora vá diminuindo com o passar do tempo, ou seja, caso a retina esteja colada é mais fácil ela permanecer colada do que redescolar, mas a possibilidade existe. O tratamento com laser para as lesões predisponentes em geral é o suficiente. Orientamos que o paciente evite esportes de contato (acho que não é o caso da sua mãe), e evitar esfregar os olhos, no mais é ver se o laser está bem cicatrizado. espero ter ajudado, ok? Atenciosamente,

      Reply

      • Avatar

        Leonardo

        |

        Fico muito grato pela resposta. Obrigado.

        Reply

  • Avatar

    luciana

    |

    Boa noite
    Fiz duas cirurgias de descolamento da retina, a primeira em fevereiro e a segunda em abril, depois da primeira cirurgia eu estava enxergando pouco e com a segunda não enxergo nada, é normal? será que vou voltar a enxergar? vi em alguns casos que as vezes demora anos para a recuperação, é verdade?
    obrigada

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Luciana, obrigado pelo contato. Cirurgias de retina são sempre muito complexas mesmo. O ideal é você perguntar ao seu médico cirurgião como está o estado atual da sua retina, mas as vezes o processo de recuperação pode ser demorado mesmo. Espero ter ajudado. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Querolen Rodrígues

    |

    Eu fiz cirurgia vitriotemia e catarata apos umacomplicacao por toxoplasmose tive hemorragia e quase um descolamento fiz uso do gas fiquei pisicao cabeca baixa por 9 dias gostaria sabe qual tempo maximo voltarei incherga bem pois meu medico me garantio vo volta incherga ?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Querolen, obrigado pelo contato. Em geral, a recuperaçao começa por volta de 30 dias, mas el aguns casos pode demorar mais. att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Leonardo

    |

    Boa noite. Meu pai sofreu um sério acidente, foi atropelado. Com o atropelamento ele bateu com a face na guia da calçada danificando seriamente os ossos da face. Ficou 30 dias em coma induzido na UTI e mais 15 dias em tratamento no hospital e hoje ele aguarda em casa a cirurgia de reconstruçao facial. Durante sua estada no hospital foi cogitada a retirada do globo ocular porém na cirurgia, percebeu-se que nao seria necessária, entao a retina foi costurada no globo ocular do olho direito já o esquerdo houve o deslocamento da retina. Hoje em visita ao oftalmologista, após exame do ultrassom ocular, foi confirmado o deslocamento da retina e o médico disse que a possibilidade dele voltar a enxergar é quase nula. Lendo o seu artigo pude perceber que há uma esperança. A minha dúvida é, caso tenha ocorrido um deslocamento de retina por trauma (como no acidente do meu pai) é possivel fazer essa correçao de forma cirurgica? Obrigado e aguardo.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola leonardo, obrigado pelo contato. A cirurgia depende do grau de acomentimento da retina pelo descolamento e o estado que ela se ecnotra. Apenas uma avaliação especializada poderá esclarecer isso. Espero ter ajudado. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Michelle Coutinho

    |

    Olá, tenho 29 anos e desde os 6, tenho deslocamento de retina, devido a um trauma que tive a cima do olho por uma pedrada, ja fui em vários médicos desde então, mas nunca tive uma resposta positiva. A visão eu sei que não conseguirei de volta, e ja estou adaptada a isso, eu gostaria de saber se há cirurgia para o estrabismo que está acontecendo nesse olho, se há alguma maneira de fazer essa correção, porque me incomoda de mais. Obrigada!

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Michelle, obrigado pelo contato. O que mantem os olhos em posição (sem desviar) é a existência da visão, por isso que quando há comprometimento visual eles podem desviar. A cirugia para desvio dos olhos pode ser feita para reposiciona-los, mas depende do grau de desvio. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Roberson Balint

    |

    fui diagnosticado com descolamento de retina, apos 2 meses da cirurgia de catarata, no meu caso foi muito rapido, apareceram os flashs de luz, no dia seguinte uma mancha escura na parte superior , e em uma semana a mancha cobriu a visao toda, nao enxergo mais, sinto dor na parte superior do olho. tenho avaliacao pra marcar a cirugia daqui ac2 meses. pode ser tarde demais?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Roberson, obrigado pelo contato. Se for realmente descolamento, ideal é que você seja avaliado o mais breve possível Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Gilson de Sousa

    |

    Ola, fiz duas cirurgias de descolamento e de catarata pra corrigir meu olho mas desde que fiz meu olho fica embaçado quando coloco a cabeça pra baixo o que fazer. Att Gilson. Vi que vcs tem uma boa resposta no assunto

    Reply

    • Avatar

      Gilson de Sousa

      |

      Uma grandeza da parte da Retina pro com pessoas que pedem uma orientação para sair da dúvida do dia a dia com estes problema ocultar estão de parabéns. Att Gilson

      Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi gilson, obrigado pelo contato. Bom, em geral, precisa avaliar melhor o “porquê” disso, se você estiver ainda naquele período de recuperação da cirurgia (no qual precisa ficar com a cabeça para baixo) isso deve melhorar após a liberação da posição pelo seu médico. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

      • Avatar

        Gilson de Sousa

        |

        Ola, obrigado pela resposta, mas eu já fiz entre 2012 à 2015, e estou percebendo este embaçamento já perguntei ao meu médico via telefo mas ele disse que tava normal mais na próxima consulta vou mas afundo no exame. Att Gilson , que vcs continue tirando nossas dúvidas parabéns e que Deus os iluminem.

        Reply

  • Avatar

    Pedro

    |

    Olá, bom dia. Foi-me diagnosticado deslocamento de retina. Ainda estou a fazer exames. Gostaria de saber se posso fazer o dia a dia normal. Apanhar sol, ir à praia, trabalhar, desporto, ou será melhor repousar?
    Cumprimentos

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Pedro, obrigado pelo contato. Se você já teve a indicação de cirurgia, o ideal é que você seja operado mais breve possível. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Glauco

    |

    Boa tarde, descobri um deslocamento de retina a pouco tempo, mais tem muito anos que percebi que vi umas moscas volantes deve ter uns 6 anos ou mais que já vi, mas nunca procurei um médico, um mês atrás que fui vê e era deslocamento de retina, perdi 50% da visão !

    Tenho que opera nesse caso eu operando posso melhorar um pouco?

    E pode acaba ficando sem vê nada mesmo operando!

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Glauco, obrigado pelo contato. Em casos de descolamento de retina com indicação cirúrgica (como no seu caso), a cirurgia é a única forma de restabelecer a visão. Se esse restabelecimento vai ser maior ou menor só a sua recuperação vai poder dizer, mas se você não tentar não há como saber, não é? E em geral, a perda da visão é inevitável nos casos em que não se opera, portanto a cirurgia é a única maneira de impedir isso. Espero ter ajudado. att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Lídia dos Santos Souza

    |

    Oi boa tarde tem vinte dias fiz uma cirurgia de descolamento de retina, tô seguindo repouso absoluto e três colírios más tô anciosa prá voltar a enxergar, quanto tempo pode levar a voltar a visão! Obrigada!!

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Lidia, a recuperação após a cirurgia de descolamento pode ser demorada mesmo, algumas vezes por volta de 1 mes. Att RetinaPro

      Reply

    • Avatar

      Glauco

      |

      Lídia, boa tarde!

      Sua visão voltou ao normal?

      Reply

  • Avatar

    Luiz Ferreira Do Nascimento

    |

    Olá, eu tenho miopia só que bem de leve. 1 grau no olho esquerdo e 0.25 no olho direito. Eu sempre tive pontos pretos flutuando no meu campo de visão, desde criança. Eu tenho muita densibilidade a luz pois também tenho astigmatismo e as vezes eu tenho fotopsias mais é só as vezes. Quais são as chances de eu ter deslocamento de retina ? Se eu tenho desde pequeno, porque eu não tô cego hoje já que se passou mais de 12 anos. Essas são minhas dúvidas e perguntas, gostaria muito que vocês me respondessem.

    Reply

  • Avatar

    Tiago Freitas da Silva

    |

    Ola..
    Meu pai ja fez varias cirurgias devido ao descolamento de retina, por fim, ele retirou o gás. E ontem fez a cirurgia de catarata, só que ele nao esta enxergando nada, será que ele perdeu a visão desse olho, ou pode voltar a enxergar?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Tiago, a recuperação pode ser um pouco demorada mesmo, mas o médico cirurgião dele deverá lhe posicionar a respeito. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Reinaldo sarraf

    |

    Olá. .. fiz uma ultrasonografia ocolar e foi confirmada a descolamento total da retina do lado direito. Meu olho esquerdo aparece umas teias para um lado e outro. Corro risco oldodestadescolado

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Reinaldo, obrigado pelo contato. O ideal é que você seja avaliado o mais breve possível para saber se esta tudo ok com seu olho esquerdo/ att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Ines Catarina Fernandes Bastos

    |

    Boa noite,
    A minja mãe teve descolamento da retina. Fez cirurgia ha 4 dias e pos o tal silicone e ainda fez laser
    Tem colirios que poe varias vezes por dia.
    Meia volta ela fica com dores fortes de cabeça e no olho e vomita.
    Será normal pela pressao do olho aumentar?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Ines, obrigado pelo contato. É possível, sim que estes sintomas sejam devido a aumento da pressão do olho. O ideal é que sua mãe seja reavaliada pelo medico dela, o mais rápido possível. att RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Keli

    |

    Boa noite. Fui na oftalmologista na quinta feira e ela me informou que posso ter um descolamento de retina, vejo uma cortina embaçada e tudo preto para baixo. Estou tratando de uma uveíte devido a toxoplasmose ocular. A médica me encaminhou para um retinologo, mais ele vai me atender somente na segunda. Da tempo? Ou vou perder a visão antes disso?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      oi Kelli, obrigado pelo contato. Se for mesmo descolamento de retina, o ideal é que você seja operada o mais rápido possível, Mas algumas horas não irão fazer tanta diferença. att RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Monalise Vargas

    |

    Olá, tenho 26 anos e tive descolamento de retina aos 22 anos. Passei por todos os procedimentos cirúrgicos possíveis (6 cirurgias) e perdi a visão do olho direito, hoje uso uma prótese por estética em cima do olho. Queria saber se tenho direito ao transplante ou de algum outro meio de correção para voltar a enxergar, pois meu olho já não esta com a aparência normal e isso me afeta muito.
    Obrigado!

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Monalise, obrigado pelo contato. Hoje só existe transplantes de córnea, que não são indicados para seu caso, infelizmente. att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Danielly Costa

    |

    Olá meu nome é Danielly, tenho 33 anos e 5 de miopia…ontem dia 25/06 fui diagnosticada com descolamento de retina, pois estou vendo moscas, a vista fica um pouco embaçada e vejo flashes de luz então o oftalmo me encaminhou para um especialista e fazer o mapeamento de retina, porém minha consulta só será semana que vem dia 04/07. Gostaria de saber quais cuidados devo tomar até o dia da consulta e se posso usar as lentes de contato normalmente…Por favor me ajudem pois estou muito preocupada sobre esse diagnóstico…poderiam tambem informar o valor médio para este tipo de cirurgia? Obrigada

    Reply

  • Avatar

    Milson

    |

    Vou retirar o óleo de silicone pois minha retina já está logado lugar , o médico também vai tirar o meu cristalino sem implante de lente intraocular , isso é normal ,tira o cristalino sem implante de lente intraocular

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Milson, obrigado pelo contato. A cirurgia de remoçao do cristalino geralmente é feita com o impplante de uma lente no lugar. Porem casos especificos pode se optar por não colocar a lente num primeiro momento. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Nataniele Peil

    |

    Oi, faz dois meses que minha mãe vem enxergando essas mosquinhas, mas de uma semana pra cá piorou e ela já enxerga somente a parte de cima das coisas, foi diagnosticada com deslocamento de retina (hemiretina superior) com macula descolcada e rotura retiniana em média periferia temporal. Já está avançado, o médico para a consulta é segunda q irá avaliar e marcar a cirurgia, mas enquanto aguardamos a consulta, quais seriam os cuidados q ela tem que tomar? E em quanto tempo em média ela tem q fazer a cirurgia? E se descolar completamente enquanto aguardamos a cirurgia, há como reverter???

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Nataniele, Obrigado pelo contato. O ideal é que a cirurgia seja o mais breve possivel. att retinapro.

      Reply

      • Avatar

        Nataniele Peil

        |

        Obrigada pelo retorno.
        Quais cuidados ela deve ter até segunda? Deve tapar o olho? Deve tomar algum tipo de cuidado especial??

        Reply

  • Avatar

    Jose Augusto

    |

    Boa noite.
    Fiz uma cirurgia de retina em novembro e foi colocado um óleo. No olho e que em 4 meses precisa ser retirado.Hoje aplico 3 colirios dr pressão alta no olho operado. Sinto muita tontura e desconforto na cabeça o que me incomoda muito,rste sintoma. pode ser da cirurgia?Estou desesperado e meu retotno sera no final de abril.Agradeço a atençao.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá José Augusto, obrigado pelo contato… Se a pressão ocular estiver boa, a presença do óleo de silicone dentro do olho não costuma causar sintomas, não… Att equipe RetinaPro

      Reply

      • Avatar

        Nilson Caetano campos

        |

        O que é processo de emulsificação do óleo de silicone ,esse óleo tem que ser retirado.

        Reply

        • Avatar

          RetinaPro

          |

          Olá obrigado pelo contato. A emulsificação é um processo que pode ocorrer com o oleo de silicone após algum tempo dentro do olho. Em geral, recomenda-se a su remoção quando isso ocorre. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

          Reply

  • Avatar

    Phelipe mesquita

    |

    Oi meu nome é Felipe atualmente tenho 18 anos meu problema de descolamento de retina foi descoberto quando eu tinha dois a três meses junto com a catarata e estrabismo fiz a cirurgia de catarata e estrabismo deu tudo certo porém o descolamento de retina meu médico não mexeu na época ele disse que não tinha solução para isso não tinha cirurgia!

    A minha pergunta é devido o meu descolamento de retina ser de nascença com essa cirurgia eu ainda posso recuperar a minha visão Lembrando que a porcentagem de visão minha também atualmente é baixa??

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Phelipe, muito obrigado pelo contato… Casos mais antigos são difíceis de recuperação devido o dano existente… Mas uma avaliação com seu medico retinologo pode ajudar… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Nadilson

    |

    Olá minha mãe fez cirurgia de catarata e estava enxergando bem mas depois diminuiu a visão e foi ao medico e constatou o descolamento da retina esse descolamento pode ter sido causado pela cirurgia de catarata?

    Reply

  • Avatar

    Antonieta

    |

    BOA NOITE!
    Tenho sentido dor na região ao redor dos olhos muito frequentemente, mas há mais ou menos 10 dias tenho sentido além da dor um desconforto como se tivesse alguma coisa arranhando o olho, isso pode ser descolamento de retina ? Na última consulta com um oftalmologista ele disse que tenho propensão ao descolamento, uma vez que sou diabética e miopia já operada.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá antonieta obrigado pelo contato… O sintoma de descolamento de retina é embaçamento visual, apenas… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Tamires

    |

    Oi, o meu médico pediu o exame OCT onde constatou descolamento seroso total da retina, ele me disse que não há reversão e não há cirurgia, pq trata se de um problema de criança, pq os outro médicos q eu fui sempre dizia q era miopia. Mas eu estou pesquisando e sempre diz q tem cirurgia . Queria saber se no meu caso realmente tem?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola tamires, obrigado pelo contato. Existem diversos tipos de descolamento de retina, fica difícil emitir opinião sem avaliar você. Mas o ideal é você seja avaliada por um especialista em doenças da retina. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Rodrigo

    |

    Tive um avc ocular,hemorragia e descolamento total da retina gostaria de saber o grau dessas doenças

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Rodrigo

      obrigado pelo contato. Nao entendi muito bem qual a sua duvida? poderia dar maiores detalhes? Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Elisabete Antunes

    |

    BOA TARDE,

    Tive deslocamento das retinas depois de um acidente de moto. Fiquei por volta de meia hora sem a visão em uma das vistas.
    Já é a terceira vez que tenho que repetir o procedimento a laser (num intervalo de 5 anos cada procedimento).
    Minha pergunta é: Existe um limite de vezes para tais procedimentos?? É comum??
    Grata!

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Elisabete
      Obg pelo contato. Não ha um numero limite de aplicações de laser, mas o ideal é que tenha cuidados para não traumatizar o olho em questão. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Vânia

    |

    Bom dia!
    Fiz uma Vitrectomia faz 4dias, após um deslocamento de retina. As indicações que me deram foi ficar em decúbito ventral! A minha dúvida é: são as 24horas do dia ou enquanto durmo? É desesperante estar tanto tempo em decúbito ventral!

    Obrigada

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Vânia, obrigado pelo contato… Vc deve ficar a maior parte do tempo na posição orientada, não apenas qdo for dormir… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Vanessa

    |

    Olá passei pelo oftalmologia ele me disse que eu estou com descolamento , mas me falou que não precisava me preocupar pois eu não estou vendo flash de luz mas vejo as moscas volantes , mas fico preocupa pois sei o descolamento é grave, que tem que ser tratado com rapidez . Gostaria de saber se pode haver casos onde o descolamento não precisa de cirurgia só de acompanhamento médico? Por favor me responda . Obrigada

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Vanessa, obrigado pelo contato… São raros os casos de descolamento de retina que não são cirurgicos… Sugiro você confirmar com seu oftalmologista se trata-se de descolamento da RETINA, mesmo… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Karina

    |

    Olá, tenho miopia e no ultimo exame de mapeamento de retina a dra constatou que a parte inferior da retina estava muito fina e que havia possibilidade de descolamento. De maneira preventiva, ela indicou a cirurgia a laser. Gostaria de uma segunda opinião. Além disso, gostaria de saber se algo que deva fazer com urgência. Desde já, agradeço.

    Reply

  • Avatar

    Alison Marcelo Wagner

    |

    Olá! Tive um problema repentino no meu olho a quatro dias. Estava jogando futebol e de repente um flash de luz entrou em meu campo de visão. Bem centralizado nos dois olhos. Quando fechava os olhos ficava uma espécie de “negativo de fotos” brilhante. Mas passou depois de uns 20min. Eu já tratei com oftalmo tempos atrás e ele me disse que tenho fotossensibilidade severa, pois meu núcleo ocular não reflete nem absorve toda a luz. No caso do ocorrido há quatro dias, pode ter sido um deslocamento de retina? Hoje minha visão está normal..

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Alisson, obrigado pelo contato. Pouco provável que seja um descolamento de retina, pois na maioria dos casos de descolamento, a retina não retorna espontaneamente ao lugar. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Reinaldo souza Souza

    |

    Olá tive descolamento de retina e fís uma cirurgia para baixar a pressão tive perca total da visão gostaria de saber qual cid eu posso usar

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Reinaldo

      obrigado pelo contato. O cid é o código internacional de doença, apenas seu médico pode orientar qual o CID do seu casos especifico. Espero ter ajudado. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    jessika

    |

    ola, bom dia, minha mae aos 60 anos fez a cirurgia de catarata e ocorreu um problema com a retina logo depois fez a cirurgia de retina e o pos operatorio sentiu muitas dores pela alta pressao nos olhos
    e no retorno medico disse para esperar mais
    ja tem 2 meses apos a cirurgia de retina e a visao nao volta e as vezes a dor volta
    entao ela continua aplicando os colirios
    é normal muito tempo sem a visao ?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Jessika obrigado pelo contato
      Depende muito da doença de base que levou sua mãe a fazer a cirurgia de retina, se foi colocado alguma substância no olho da sua mãe após a cirurgia de retina, como estava a situação da retina antes da cirurgia, e etc.
      Leia um pouco sobre algumas doenças oculares que podem levar a dificuldade visual neste outro post http://retinapro.com.br/blog/doencas-oculares/

      Espero ter ajudado

      Atenciosamente,

      Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Jean

    |

    Olá fiz cirurgia de vitrectomia por causa de uma mega rasgadura na retina, já se passam sete meses. Minha pergunta, vou poder jogar futebol normalmente com os amigos?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Jean, obrigado pelo contato… Pergunta muito complicada hehehe… Em geral, cada médico tem uma conduta perante a realização de esforços pós cirurgia de retina… Mas se você for voltar a jogar deve usar um óculos de proteção durante as partidas… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Anderson

    |

    Estou fazendo acompanhamento com oftalmologista que detectou uma pequena rotura, foi realizado foto coagulação a laser e após duas semanas ele verificou e disse que estava bem. Meus sintomas foram flashes quando mudo a direção da visão. Agora esse flash aumentou de tamanho ficando em duas partes uma na parte de cima e outro na parede de baixo da visão. Formando um anel incompleto. Quando fiz a foto coagulação o Dr. Disse que não havia problema o flash mas como aumentou e estou em viagem longe de minha casa me preocupo. Pode me dar alguma orientação?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Anderson, obrigado pelo contato… Os flashes indicam que ainda há tração do vítreo sobre a Retina, não necessariamente indicam que algo de errado esteja acontecendo… O importante é que a avaliação pós laser estava ok. Quando houver a possibilidade, retorne com seu médico para uma nova avaliação. Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Luana Pradiee

    |

    Olá, fiz cirurgia de retinopexia com introflexão escleral dia 15/01 e meu pós operatório foi muito bom. Fiz o laser de complemento no dia 26/01 e está tudo bem. Apenas estou preocupada que minha pupila continua dilatada. É normal? Em quanto tempo ela volta a ficar do tamanho normal? Obrigada!

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Luana
      obrigado pelo contato. Pode ser normal, sim. As vezes alguns dos colírios prescritos, ou até mesmos usados, podem demorar a serem metabolizados pelo organismo, fazendo com que a pupila fique dilatada por alguns dias. Mas converse com seu médico a respeito, ele com certeza irá lhe esclarecer. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

      • Avatar

        Luana Pradiee

        |

        Sim, eu parei de usar a atropina 1% faz 1 semana. Estou usando apenas o vigadexa de 4 em 4h e a partir de hoje à noite passa a ser de 6 em 6h. A pupila já diminuiu da semana passada pra cá, mas ainda não está do tamanho normal, ainda está um pouco dilatada. Última pergunta: ela volta ao normal ou pode haver possibilidade de alguma coisa não estar certa?

        Reply

        • Avatar

          RetinaPro

          |

          Oi Luana,

          Obrigado pelo contato mais uma vez. A demora no retorno ao normal da sua pupila é realmente devido o colirio de atropina, demora mesmo alguns dias (as vezes semanas) para terminar o seu efeito. Mas como a sua pupila já esta voltando ao normal (reduzindo) acredito que em poucos dias já deva estar melhor…att Equipe RetinaPro.

          Reply

          • Avatar

            Luana Pradiee

            |

            Agradeço imensamente a rapidez e o conteúdo da resposta. Parabenizo por poderem auxiliar pessoas como dúvidas como eu! Fiquei imensamente grata.

          • Avatar

            RetinaPro

            |

            ola Luana

            Conte com a gente. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

  • Avatar

    maria marleide

    |

    por favor me respondam .

    Reply

  • Avatar

    maria marleide

    |

    olá tive umas rasgaduras na retina e tratei com fotocoagulação.hoje ainda vejo pequenos raios mas ate ja me acostumei. tenho uma miopia de 8,5 em cada olho.estou prestes a fazer a cirurgia refrativa a fento lasik..o retinólogo ma liberou e o cirurgião tambem diz que posso fazer,já fiz o exame pentacam e ele disse que está tudo ok que posso fazer. já marquei a cirurgia mas ainda tenho medo!,
    a pergunta que me perturba é se corro risco de ter mais chances de ter um descolamento de cretina

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Maria Marleide obrigado pelo contato… Se as lesões já foram tratadas, a sua chance de qualquer problema depois reduz drasticamente… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Francisca Claudia Vieira da Silva

    |

    Estou com descolamento de retina e o médico me disse que é melhor não operar para meu olho não atrofiar

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Francisca, realmente, existem casos onde a doença já está muito avançada e o benefício da cirurgia acaba sendo muito pequeno. Mas converse com um médico especialista para tirar todas as dúvidas sobre seu caso. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Bruna

    |

    Em 2016 tive uma perda temporária de visão e o oftalmologista disse que eu estava com um problema na retina, porém nada foi feito. Nas últimas duas semanas tive duas perdas temporárias de visão novamente e tenho medo de que possa ser descolamento de retina. Meu grau de miopia é 6,5 e tenho medo de isso atrapalhar, o que você acha que pode ser?? Obrigada!!

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Bruna, obrigado pelo contato. O ideal é que você procure um especialista em doenças da retina o mais breve possível para avaliar esse seu sintoma ok? Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    ruth correa

    |

    São muitos eficiente marque sua avaliação.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Obrigado, Ruth. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Alcilene

    |

    Tenho muita coceira em meus olhos
    Mais demana passada fiquei preocuoada
    Começou uma irritaçao no meu olho e cocei muito quando fui olhar no espelho meu olho estava vermelho ea parte branca do meu olho ficou exposta pra fora foi muito extranho muito inchado .
    Oque seria a causa dessas coceiras constantes?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Em geral, alergia ocular é a maior causa de prurido nos olhos. Consulte seu médico para uma avaliação especializada. Atenciosamente, RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Maria Helena Torres Antunes

    |

    No meu caso não tive nenhum sintoma. Operei três vezes e nada. Do vulto. Já tem 1 ano e sete meses. Será que ainda pode haver reversão?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi, Maria Helena, descolamento de retina é uma doença muito grave mesmo. Sequelas podem acontecer em casos graves, mas cada caso é único, converse com seu retinólogo para que ele possa lhe esclarecer melhor seu prognóstico. Atenciosamente, equipre retinapro

      Reply

Deixe um comentário