• Blog
  • Aprenda como manter a saúde ocular em dia no verão

Aprenda como manter a saúde ocular em dia no verão

aprenda-como-manter-a-saude-ocular-em-dia-no-verao

Não pense que os raios solares podem causar danos apenas à sua pele. Os olhos também podem ser vítimas da estação mais quente do ano! As irritações e alergias oculares aumentam no verão, e a exposição ao sol em excesso e a falta de cuidados podem resultar em danos graduais e irreversíveis aos seus olhos.

Além disso, não é novidade que vírus, fungos e bactérias são mais frequentes em temperaturas altas e em ambientes fechados e úmidos, o que favorece o aparecimento das principais doenças oculares. Sabe quais são as 4 mais comuns? Confira:

Principais doenças oculares no verão

Com o calor, as pessoas frequentam mais as praias e piscinas, que podem estar contaminadas; o contágio acontece por meio do vírus ou por um contato direto com pertences pessoais e secreções de que esteja contaminado.

Conjuntivite

Essa doença causa irritação, ardência e vermelhidão nos olhos e é uma inflamação na conjuntiva (membrana que envolve o globo ocular e a parte internas das pálpebras).

Ceratite

Uma das infecções mais comuns na estação mais quente do ano é a Ceratite. Essa inflamação da córnea é causada por microorganismos nocivos muito frequentes no verão.

Pterígio

O principal desencadeador dessa doença é a exposição em excesso aos raios solares e falta de proteção adequada. As pessoas que mais sofrem com as complicações do pterígio são as que trabalham expostas ao sol.

Catarata

A principal queixa das pessoas que sofrem com a doença é ter a visão embaçada, como se olhassem através de uma janela enevoada, o que causa desconforto ao dirigir um carro e dificuldade durante a leitura.

Para não perder nenhuma diversão que o verão proporciona, selecionamos as principais dicas para que você possa curtir sem colocar em risco a sua saúde ocular:

Como cuidar da sua saúde ocular no verão

Os raios solares transmitem uma radiação eletromagnética prejudicial e embora estejam presentes o ano todo, o verão exige mais atenção. Confira agora os 6 principais cuidados e não prejudique os seus olhos:

1. Use (e abuse) dos óculos de sol, bonés e chapéus!

Esses acessórios são ótimos aliados para minimizar os efeitos dos raios solares.

2. Não leve as mãos aos olhos após usar o filtro solar!

Esse contato deve ser evitado para não causar irritações e alergias.

3. Use os óculos de natação!

Sempre que quiser abrir os olhos embaixo d’agua, use os óculos de natação para não ser contaminado.

4. Compre sempre óculos com lentes protetoras!

Os famosos ‘’óculos piratas’’ não possuem essa proteção adequada aos raios solares e causam sérios danos.

5. Não entre na água com as suas lentes de contato!

O uso enquanto nada, facilita a infecção por microrganismos.

6.Utilize faixas na cabeça!

As faixas evitam que o suor escorra para os seus olhos, o que evita contaminações.

Gostou das nossas dicas? Ainda tem mais! Conheça aqui os cinco alimentos essenciais para a saúde dos seus olhos!

Compartilhe este post nas redes sociais para garantir que seus amigos também conheçam as melhores dicas sobre como cuidar da saúde ocular no verão!

 

Aprenda como manter a saúde ocular em dia no verão
Avalie esta publicação

Posts relacionados

Deixe um comentário