• Blog
  • Cirurgia de retina em Belém

Cirurgia de retina em Belém

A retina é a estrutura mais importante do globo ocular, mas é muito frágil e pode sofrer com traumas, e algumas doenças sistêmicas. Certamente, uma das doenças mais conhecidas e temidas da retina é o descolamento, uma urgência médica que demanda uma cirurgia, como a vitrectomia.

Sendo assim, é importante encontrar um oftalmologista especialista para fazer a cirurgia de retina em Belém.

Grande parte do globo ocular contém o humor vítreo, uma substância gelatinosa que preenche a cavidade ocular. A retina está intimamente relacionada/ ligada ao vítreo. A retina é uma fina e sensível membrana responsável por captar os estímulos luminosos, transformá-los em sinais elétricos e transmiti-los para o cérebro através do nervo óptico.

Descolamento de retina: por que é tão grave?

A retina pode descolar secundariamente às diversas condições, como distúrbios inflamatórios, tumores, diabetes, traumas etc.

O deslocamento de retina é uma urgência médica, pois pode levar a uma perda significativa da visão.

Assim que se descola, a retina para de receber nutrientes e começa progressivamente a sofrer degeneração celular e morrer gradualmente, podendo causar a perda de visão irreversível.

Para tratar esse caso, os especialistas avaliam a necessidade de realizar a cirurgia de descolamento de retina. Portanto, é necessário que o paciente consulte rapidamente o oftalmologista retinólogo para fazer os exames de diagnóstico, avaliação pré-cirúrgica e, finalmente, a cirurgia de retina.

 

Conheça os tipos de cirurgia de retina

Diversas afecções podem acometer a retina e, consequentemente, demandar a necessidade de uma cirurgia para tratar o problema e preservar a visão do paciente.  Conheça os principais tipos de cirurgia de retina:

Cirurgia de descolamento de retina

O tipo mais comum de descolamento de retina é o chamado regmatogênico, que ocorre após a formação de um rasgo ou ruptura da retina, permitindo que o vítreo atravesse esse buraco e descole a retina da sua posição habitual. Na maioria dos casos de descolamento, a cirurgia de descolamento de retina se faz necessária.

A cirurgia é feita sob anestesia local, em geral não precisa dormir no hospital, durando cerca de 30 minutos a algumas horas.

A recuperação, que pode durar de 2 a 4 semanas, não é dolorosa, mas o paciente precisa respeitar as recomendações médicas, evitar movimentos bruscos ou trabalhar.

Atualmente, a cirurgia de retina pode ser feita de 3 formas diferentes:

  • pela Retinopexia, em que um pneu de silicone é colocado em volta dos olhos, com a intenção de pressionar a esclera (parte branca do olho) para que a retina cole novamente;
  • pela Retinopexia Pneumática, na qual o especialista irá injetar um gás especial que empurra a retina para seu local habitual e
  • pela vitrectomia, na qual o especialista retira o humor vítreo da região.

A vitrectomia é mais usada atualmente, por também ser útil no tratamento de outras condições.

Vitrectomia

Como dito acima, a vitrectomia é um dos tipos de cirurgia de retina, cujo objetivo é remover o humor vítreo — a substância gelatinosa que preenche o globo ocular. Isso acontece porque ele está totalmente em contato com a retina e sua retirada pode tratar uma infiltração onde o humor vítreo não deveria estar.

Além disso, a vitrectomia é indicada para tratar não só o deslocamento de retina, como também hemorragia vítrea, buraco de mácula, tração vitreo-macular, etc.

Entenda um pouco mais sobre a vitrectomia:

Em nosso canal no YouTube, compartilhamos uma gama de conteúdos interessantes relacionados à saúde ocular, como glaucoma, cirurgia de catarata, sintomas de problemas na retina e muitos outros!

Como escolher o local para fazer cirurgia de retina em Belém?

Agora que você já sabe mais sobre a cirurgia de retina, precisa escolher o local para fazer o seu procedimento.

Para não errar na sua decisão, é preciso pensar em todos os detalhes, como os exames pré-operatórios, experiência dos médicos, local, técnicas cirúrgicas e, principalmente, a credibilidade da clínica!

Profissionais especializados

Nossa clínica RetinaPro é referência em cirurgias, tratamentos, consultas e exames de retina na região Norte do país. Contamos com especialistas em retina com longos anos de experiência.

Não só os médicos, mas toda nossa equipe é especializada para oferecer um atendimento humanizado de excelência, da recepção até o pós-operatório. Nenhum detalhe pode passar em branco, afinal, estamos falando do maior sentido humano: a visão.

Exames, consultas e tratamentos em um só lugar

Sabemos que ter uma equipe especializada conosco é essencial, mas a estrutura da clínica também é fundamental para oferecer um tratamento de excelência.

Na RetinaPro, os pacientes têm acesso a todos os exames oculares necessários para fazer a cirurgia de retina em Belém, contando com o que há de mais novo em tecnologia e conhecimento especializado. Nossos exames possuem resultados rápidos, diagnóstico inovador e, claro, toda a confiança que você merece.

Para uma avaliação individual sobre cirurgia de retina em Belém, agende uma consulta pelo formulário ou envie sua mensagem pelo WhatsApp.

Tags:, , , , , , ,

Avatar

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará.

Participe do grupo exclusivo no telegram sobre doenças visuais.

Quero Participar!
Open chat
Olá...Posso ajudar?