Oftalmologista de Belém explica como evitar e tratar o descolamento de retina

Oftalmologista de Belém explica como evitar e tratar o descolamento de retina

Muitas pessoas se perguntam como evitar e tratar o descolamento de retina, buscando mais informações sobre esse problema, suas possíveis consequências e métodos de prevenção para ele. O descolamento de retina ocorre de diferentes maneiras e o tipo mais recorrente afeta 1 a cada 10 mil pessoas por ano.

Apesar desse problema não causar dores, ele pode ser acompanhado de diversos indícios, como:

  • visão turva;
  • vista embaçada;
  • flashes de luz;
  • moscas volantes e
  • perda de visão.

Felizmente, com o tratamento correto é possível eliminar esses sintomas e evitar a perda de qualidade de vida em todas as idades.

Para falar mais sobre como evitar e tratar o descolamento de retina, conversamos com a Dra. Thais Mendes, formada em medicina pela Universidade Federal do Pará e com residência em Oftalmologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ela é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

É, ainda, especialista em Retina e Vítreo pelo Instituto Suel Abujamra e em Ultrassom Ocular pela Santa Casa de São Paulo. A Dra. Thais também tem fellowship de pesquisa em retina pela Universidade da Califórnia e é pós-graduanda da Escola Paulista de Medicina. Atualmente, faz atendimentos clínicos e cirúrgicos em Belém, aqui na RetinaPro.

Continue lendo para conferir a entrevista com nossa oftalmologista e entender como evitar e tratar o descolamento de retina.

Quais são os fatores de risco do descolamento de retina?

Dra. Thais: Existem muitos fatores de risco para o descolamento de retina. Entre os principais estão:

  • miopia;
  • descolamento do vítreo e
  • traumas oculares.

Além disso, esse problema é mais comum com o avanço da idade.

Quais são os tipos de descolamento de retina e quais suas particularidades?

Dra. Thais: Os principais tipos de descolamento da retina são:

  • regmatogênico: é o mais comum e ocorre por rasgadura ou ruptura da retina;
  • tracional: decorrente de complicações da retinopatia diabética ou inflamações oculares e
  • seroso ou exsudativo: relacionado à coriorretinopatia central serosa ou inflamações oculares.

Qual é a relação entre as moscas volantes e o deslocamento de retina?

Dra. Thais: As moscas volantes são manchas ou pontos que se movimentam na frente no campo de visão, causadas pela movimentação do gel vítreo nos olhos que, com a idade, se degenera e se torna liquefeito e móvel.

Durante o processo natural de degeneração do vítreo, pode ocorrer tração na retina e formação de rasgaduras ou rupturas que levam ao descolamento de retina.

Como é o tratamento?

Dra. Thais: O tratamento do descolamento de retina regmatogênico ou tracional é cirúrgico na maioria dos casos. O procedimento se chama vitrectomia posterior.

Já o tratamento do descolamento seroso de retina depende da sua causa. Algumas vezes, pode haver necessidade de fotocoagulação a laser.

Como evitar e tratar o descolamento de retina?

Dra. Thais: Apesar de não haver exatamente uma forma de evitar o deslocamento de retina, deve-se evitar as suas possíveis causas, como as lesões oculares, as inflamações e o descontrole da glicose no sangue.

Além disso, também é indicado o exame de mapeamento de retina periódico para os grupos de risco, neles se enquadram:

  • pacientes míopes;
  • pacientes com histórico familiar de descolamento de retina;
  • pessoas após traumas oculares;
  • pacientes diagnosticados com diabetes;
  • pessoas maiores de 55 anos e
  • pessoas após cirurgia de catarata.

Vale ressaltar que quando há sintomas, como flashes de luz na visão com duração de menos de 1 minuto, aumento da quantidade e tamanho das moscas volantes e manchas escuras fechando o campo de visão, é necessário procurar o médico oftalmologista especialista em retina.

A cirurgia possui 100% de eficácia?

Dra. Thais: A cirurgia de retina por microincisões, a vitrectomia posterior, tem eficácia aproximada de 85 a 90%. Já em 10 a 15% dos casos, a reoperação pode ser necessária. O resultado pode demorar vários meses. Os resultados são mais promissores quando o tratamento cirúrgico ocorre antes da parte central da retina descolar.

Agora que você já sabe como evitar e tratar o descolamento de retina, e quais são os sinais que exigem atenção, entre em contato conosco para agendar um horário e realizar um exame de mapeamento de retina em Belém. Como vimos, como o diagnóstico e tratamento precoce é possível prevenir esse problema e ter mais saúde ocular.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content