Como recuperar a visão? Saiba quando é possível reverter a perda

como-recuperar-a-visao-saiba-quando-e-possivel-reverter-a-perda

A cegueira de um ou de ambos os olhos é um problema que traz preocupação e merece atenção. Muitas pessoas se perguntam se há como recuperar a visão e desejam saber o que aconteceu para perdê-la.

De acordo com o Ministério da Saúde, a deficiência visual é a mais frequente entre outros tipos de deficiência, afetando 3,6% de todos os brasileiros. Desses, apenas 0,4% possuíam esse problema desde o nascimento, enquanto 3,3% adquiriram após um acidente ou uma doença.

Para falar mais sobre o assunto e responder como recuperar a visão, criamos esse artigo. Nele, você saberá quais são as principais patologias causadoras da cegueira e verá se é possível reverter a perda. Continue lendo e confira.

O que causa a perda da visão?

Antes de responder como recuperar a visão, é essencial compreender quais são as possíveis causas da sua perda. Confira quais são as patologias que podem ter essa consequência.

Degeneração Macular Relacionada à Idade

Também chamada de DMRI, degeneração macular relacionada à idade causa lesões na retina, o que faz com que o paciente perca a sua visão. Normalmente ocorre em pessoas com mais de 50 anos, sendo a principal razão de cegueira entre essa faixa etária.

Ela ocorre por múltiplos fatores, incluindo questões genéticas e a existência de outras patologias, como:

Catarata

A catarata é um problema de saúde ocular caracterizado pela opacidade e aumento da rigidez do cristalino, uma estrutura do olho. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 40% das pessoas cegas perderam a visão por causa dessa patologia.

O desenvolvimento dessa doença é normal durante o envelhecimento, ou seja, todos os idosos a terão em algum momento da vida. O sintoma inicial é o embaçamento da visão periférica, que progride até haver a perda total dela.

Derrame ocular

O derrame ocular ocorre quando há o rompimento de vasos sanguíneos nos olhos, o que causa o aparecimento de manchas vermelhas nesse órgão. Pode ocorrer de forma espontânea, (como ao espirrar, tossir ou ao levantar peso), como consequência do uso medicamentos (anticoagulantes, por exemplo), ou efeito de uma cirurgia no local.

Normalmente esse problema não exige um tratamento, mas, dependendo do vaso sanguíneo rompido, pode causar a cegueira. Saiba mais sobre o derrame ocular no nosso vídeo.

Glaucoma

O glaucoma também está entre as principais causas de cegueira na população adulta. Ele é caracterizado pela elevação da pressão interna do olho, o que faz com que os vasos sanguíneos se comprimam, e pode levar à morte celular na retina e no nervo óptico.

Normalmente, o problema só é notado após já haver uma perda da visão, fazendo com que o campo visual fique reduzido. Dessa forma, o combate eficaz a essa doença deve ocorrer por meio da conscientização e do diagnóstico precoce.

Como recuperar a visão: saiba quando é possível

Agora que você já conhece as principais patologias que causam a cegueira, podemos responder quando é possível e como recuperar a visão. A reversão dependerá diretamente de cada caso e, claro, da doença causadora, mas, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 75% dos casos são reversíveis. Por isso, não deixe de agendar uma consulta com um especialista o quanto antes para iniciar o seu tratamento.

Em relação à Degeneração Macular Relacionada à Idade, o problema normalmente é notado ao haver a diminuição da visão, o que torna a doença tratável. Nos casos da patologia já estar mais avançada, a cegueira pode ser irreversível.

Já a perda causada pela catarata pode ser revertida por meio de uma cirurgia que substitui o cristalino por uma lente, o que permite que o paciente volte a enxergar e tenha mais qualidade de vida. Para saber como recuperar a visão após ter catarata, é essencial fazer uma consulta com um especialista para saber mais sobre o procedimento e sua indicação.

O derrame ocular pode causar danos irreversíveis, assim como a cegueira completa de um olho. O glaucoma, por sua vez, é tratável e por meio de colírios, medicações ou cirurgia é possível reverter a perda da visão.

Consulte um especialista

Para você saber definitivamente se há como recuperar a visão, é essencial fazer uma consulta com um especialista. Existem muitas doenças oculares que causam sintomas parecidos, mas exigem tratamentos completamente diferentes. A automedicação ou o uso de técnicas que não são reconhecidas cientificamente podem ter um efeito contrário do desejado e tornar a cegueira irreversível.

Ao notar qualquer perda de visão, seja da periférica ou da central, agende um horário com um especialista para realizar exames e ter o diagnóstico correto. Esse é o primeiro passo para você ter mais saúde ocular e evitar futuros problemas.

Se você quer conferir mais dicas para cuidar dos seus olhos, nos siga no Facebook, no Instagram e no YouTube. E caso você goste de ouvir podcasts, conheça o RetinaProdcast. Ele está disponível no Spotify, Deezer e no Apple Podcast.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content