fbpx
  • Blog
  • Você sabe como usar colírio? Aprenda a maneira correta!

Você sabe como usar colírio? Aprenda a maneira correta!

Você sabe como usar colírio? Aprenda a usar corretamente!

Os medicamentos precisam ser administrados de maneira correta para fazerem o efeito desejado. No caso dos olhos, pode parecer simples pingar algumas gotas, mas muitas pessoas não sabe como usar colírio.

Se não for aplicado corretamente, pode provocar efeitos colaterais ou não ter a eficácia desejada no tratamento. Além disso, por passar uma ideia de ser inofensivo, está mais sujeito à automedicação, o que pode trazer consequências graves em longo prazo.

Para evitar que isso aconteça, o melhor é se informar. Continue a leitura e aprenda como usar colírio!

Como usar colírio de maneira adequada?

A primeira coisa a se fazer é deitar ou inclinar bem a cabeça para trás. Em seguida, puxe um pouco a pálpebra inferior, aperte o frasco levemente e instile o colirio na porção interna da pálpebra inferior, chamamos essa parte de fundo de saco conjuntival.

Use apenas 01 gota em cada olho, essa é a capacidade de absorção do olho por vez — se usar mais, o restante vai escorrer.

Se for necessário usar mais de um medicamento, é preciso esperar que o olho absorva a primeira. Em geral, deve-se esperar cerca de 5 minutos de intervalo entre os medicamentos.

Isso é comum em pacientes com glaucoma e outras doenças oculares crônicas, que exigem tratamento contínuo.

No caso de esquecimento, pode-se aplicar o colírio até algumas horas depois. Apenas é preciso ter cuidado para não se tornar um hábito.

Quais são os cuidados necessários?

Um cuidado básico que se deve ter para saber como usar colírio é não encostar a ponta do frasco nos olhos. Ele pode carregar micro-organismos que podem provocar irritações ou infecções. Da mesma forma, ele também pode ser contaminado ao entrar em contato com a superfície ocular infectada.

Outro ponto importante é que um colírio de uma pessoa não deve ser compartilhado com outra. Ainda que se tenha o cuidado de não encostar o aplicador, existe o risco de contaminação.

Além disso, nunca é demais destacar os riscos que se corre com a automedicação. Afinal, os colírios têm ações específicas para tratar diferentes doenças e sintomas — e as recomendações de uso nem sempre são as mesmas de uma pessoa para outra.

Portanto, só um médico oftalmologista tem os conhecimentos necessários e a permissão para prescrever o medicamento mais adequado para cada situação.

Por fim, outro cuidado básico é armazenar o produto corretamente, de acordo com o especificado na bula. O frasco deve ser armazenado sempre fechado, e nem todos devem ser guardados na geladeira.

Quais são os riscos do uso incorreto?

Antes de aplicar um colírio, é bom agitá-lo bem, para que as substâncias em suspensão sejam misturadas. Caso contrário, pode ser que ele não faça o efeito desejado. Mas a falta de eficácia e a possível piora no quadro de saúde ocular não são os únicos riscos do uso incorreto.

Os problemas mais graves estão mesmo relacionados à automedicação e superdosagem, pois, dentro da classe de colírios, estão incluídos vários tipos de medicamentos com indicações diferentes, como antibióticos, antialérgicos e betabloqueadores.

Assim, o colírio pode reagir com outros medicamentos e substâncias no organismo ou de maneira totalmente inesperada, provocando efeitos colaterais. Os mais frequentes são dores de cabeça e nos olhos, enjoo, pressão alta, inchaço e irritação nos olhos.

Agora que você aprendeu como usar colírio, já pode aplicá-lo de forma correta sempre que for receitado por um médico. É bom lembrar que qualquer que seja o tipo do medicamento, ele pode oferecer efeitos colaterais, até se for usado de forma adequada. No caso do aparecimento de algum deles, basta suspender o uso e procurar orientação profissional.

Gostou de saber como usar colírio corretamente? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas também aprendam a aplicá-lo!

Você sabe como usar colírio? Aprenda a maneira correta!
4.7 (93.33%) 3 votes

Tags:

Deixe um comentário