• Blog
  • Confira 7 cuidados que você deve ter com as lentes de contato

Confira 7 cuidados que você deve ter com as lentes de contato

Confira 6 cuidados que você deve ter com lentes

As lentes de contato são uma ótima alternativa para a correção de problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo — e até mesmo para uso estético. No entanto, como se trata de um corpo estranho que é colocado diretamente no olho, elas precisam de muitos cuidados.

O fato é que, depois que você se acostuma, elas se tornam tão confortáveis que é possível até esquecer que estão ali. Por isso, é importante adotar uma rotina de cuidados especiais. A seguir, apresentaremos uma lista com 7 dicas importantes de cuidar das lentes! Confira!

1. Faça a limpeza regular com solução apropriada

As lentes precisam ser sempre limpas antes de colocadas e depois de retiradas dos olhos para evitar que algum micro-organismo se aloje nelas e contamine a região. Para isso, é importante usar a solução apropriada para a limpeza.

2. Limpe o estojo das lentes regularmente

Às vezes, as pessoas até se lembram de limpar a lente, mas o estojo no qual elas são guardadas pode ser negligenciado. Ele deve ser limpo todos os dias e trocado a cada 3 meses. Ideal deixar os estojos limpos e secos quando não estiverem com lentes no seu interior.

3. Lave as mãos antes de tirá-las ou colocá-las

Esse cuidado é tão essencial quanto a limpeza das lentes e do estojo. Afinal, as mãos podem contaminar as lentes e o estojo.

Assim, o ideal é lavar bem as mãos em água corrente e sabão neutro sempre antes de tirar e de colocar as lentes de contato.

4. Evite coçar os olhos quando estiver com as lentes

Por mais úteis que sejam, as lentes precisam ser usadas corretamente. Assim como os óculos, elas têm um ajuste focal adequado à posição das pupilas. Por isso, não se deve coçar os olhos — ou evitar isso ao máximo — para que elas não saiam do lugar.

Além disso, as mãos também podem carregar micro-organismos que contaminarão as lentes de contato, podendo causar infecções nos olhos.

5. Respeite a data de validade das lentes de contato

As lentes de contato têm um prazo de validade, que precisa ser respeitado. Esse é o tempo que ela leva para começar a estragar, perdendo, consequentemente, sua eficácia.

Algumas lentes de contato duram meses, outras são de uso diário ou semanal. Esse prazo deve sempre ser obedecido, de acordo com as especificações do fabricante e conforme orientação médica.

6. Retire-as sempre antes de dormir

Muita gente se esquece de retirar as lentes antes de dormir. No entanto, elas não devem permanecer nos olhos por mais de 16 horas por dia. Ou seja, você pode passar o dia todo com elas, mas deve sempre retirá-las antes de dormir. Apesar de algumas lentes permitirem que você durma com elas, você não deve (e não pode) fazer disso uma rotina, pois indivíduos que dormem com as lentes tem 53 vezes mais chance de terem problemas na córnea, como úlceras. O risco é muito alto.

7. Aprenda a colocar e retirar as lentes de contato

Muitas pessoas sabem como colocar lente de contato, porém, essa atividade se torna tão rotineira que elas esquecem de alguns pontos importantíssimos nesse processo. É essencial destacar que o cuidado com os olhos e, obviamente, com as lentes de contato, é fundamental para evitar doenças.

Como colocar as lentes

Veja, a seguir, um passo a passo para que você aprenda a colocar lente de contato.

Primeiramente, deve-se lavar bem as mãos. Recomenda-se, inclusive, utilizar um protetor de pia, para evitar perder as lentes, caso elas caiam. Após isso, deve-se colocá-las na palma da mão e aplicar o produto de limpeza (de 2 a 3 gotas).

Lave-as com movimentos circulares suaves e, ao finalizar, enxágue com o mesmo produto. Verifique se a lente se encontra do lado correto: para isso, coloque-a na ponta dos dedos e observe-a contra a luz, identificando se as bordas estão redondas, em vez de abertas.

Agora que você já limpou e certificou-se de que elas estão do lado certo, deve colocá-las nos olhos. Para isso, ponha a lente na ponta do dedo indicador, puxe a pálpebra inferior para baixo com o dedo médio da mesma mão. Com o dedo do meio da outra mão, puxe a pálpebra superior para cima, fixe o olhar e coloque, suavemente, a lente no olho.

Seguindo esses passos, você conseguirá colocar lentes de contato sem maiores problemas, além de sempre garantir a higienização do material, evitando infecções, contaminações e outras dificuldades.

Como retirar as lentes:

Retirar as lentes é mais fácil do que colocar. Entretanto, também requer seus devidos cuidados. Veja o que deve ser feito.

Em primeiro lugar, deve-se lavar bem as mãos. Recomenda-se, inclusive, a utilização de um sabonete antibacteriano, garantindo a exterminação de todos os germes. Para facilitar a retirada das lentes, pode-se pingar uma gota de colírio lubrificante nos olhos.

Assim, deve-se puxar a pálpebra superior para cima, com auxílio do dedo do meio de uma das mãos. Enquanto isso, o dedo do meio da outra mão deve puxar a pálpebra inferior para baixo. A partir disso, a lente pode ser deslizada para a parte branca do olho e, então, realizar o movimento de pinça com o dedo indicador e o polegar, retirando a lente do olho.

Para guardar a lente, também é preciso ter certos cuidados. Então, abra apenas um estojo por vez, fazendo sua limpeza por meio da utilização da solução correta. Guarde a lente e repita o processo para o outro lado.

Deve-se preencher o estojo com líquido que seja suficiente para cobrir a lente, evitando colocá-lo em excesso. Nesse caso, a lente pode subir e enroscar na tampa, rasgando quando você abri-la. Preste atenção nesse ponto.

Além de colocar as lentes corretamente, devemos nos preocupar com outros aspectos, garantindo a saúde dos nossos olhos. Então, evite comprar lentes que sejam de qualquer fabricante, analisando apenas o preço.

Deve-se buscar por laboratórios de qualidade e que tenham credibilidade no mercado. Converse com seu oftalmologista e peça indicações das melhores marcas existentes no segmento.

E, por falar em oftalmologista, não se deve passar muito tempo sem visitar a clínica. Na verdade, as consultas devem ser periódicas, para avaliar o estado de suas lentes bem como de seus olhos.

Gostou de saber sobre como colocar lente de contato e os cuidados relacionados? Essas dicas foram úteis para você? Ficou com alguma dúvida no assunto? Então, deixe um comentário e participe do nosso blog. Estamos esperando!

Confira 7 cuidados que você deve ter com as lentes de contato
5 (100%) 1 vote

Tags:

Deixe um comentário