Lentes de contato: como usar e 5 cuidados que todos devem ter

lentes_de_contato_7_cuidados_que_todos_devem_ter_capa

Muitas pessoas com problemas de visão não conseguem se adaptar aos óculos, seja por questões estéticas ou por falta de costume. Então, perguntam-se como usar corretamente as lentes de contato.

Essa solução é uma ótima alternativa para corrigir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo e ainda pode ser utilizada para fins estéticos ou para modificar a cor da íris. Apesar de ser utilizada por muitas pessoas, é comum surgirem algumas dúvidas antes da compra.

Será que esse item irrita os olhos? Pode provocar alguma doença? Qual é a melhor forma de colocá-la? Para resolver tudo isso e mostrar que as lentes de contato são uma ótima opção, desde que todos os cuidados sejam tomados, criamos este artigo. Continue a leitura e confira.

Como colocar as lentes de contato?

O primeiro passo para saber como usar lentes de contato é aprender o processo para a sua colocação. Primeiramente, deve-se lavar bem as mãos. Recomenda-se, também, utilizar um protetor de pia, para evitar perder as lentes, caso elas caiam. Após isso, deve-se colocá-las na palma da mão e aplicar o produto de limpeza (de 2 a 3 gotas).

Lave-as com movimentos circulares suaves e, ao finalizar, enxágue com o mesmo produto. Verifique se a lente se encontra do lado correto: para isso, coloque-a na ponta dos dedos e observe-a contra a luz, identificando se as bordas estão redondas, em vez de abertas.

Agora que você já limpou e certificou-se de que elas estão do lado certo, deve colocá-las nos olhos. Para isso, ponha a lente na ponta do dedo indicador, puxe a pálpebra inferior para baixo com o dedo médio da mesma mão. Com o dedo do meio da outra mão, puxe a pálpebra superior para cima, fixe o olhar e coloque, suavemente, a lente no olho.

Seguindo esses passos, você conseguirá colocar lentes de contato sem maiores problemas, além de sempre garantir a higienização do material, evitando infecções, contaminações e outros problemas.

Como retirar as lentes de contato?

Retirar as lentes é mais fácil do que colocar. Entretanto, também requer seus devidos cuidados. Veja o que deve ser feito.

O primeiro passo é o mesmo da colocação: a lavagem das mãos com um sabonete antibacteriano. Para facilitar a retirada, pingue uma gota de um colírio lubrificante. Com isso feito, puxe a pálpebra superior para cima com o dedo do meio de uma mão e com o mesmo dedo da outra, puxe a inferior para baixo.

Deslize a lente de contato para a parte branca do olho e faça uma pinça com o dedo indicador e polegar para retirá-la. Para guardá-la, coloque no estojo cuidando com o lado, preencha com líquido próprio para esse fim e repita o processo com o outro olho.

Vale ressaltar que caso você não se sinta bem colocando algo no seu olho, há outros métodos de corrigir problemas de visão. Dê play na live abaixo e saiba mais.

Como usar lentes de contato: confira algumas dicas

Veja outras dicas para usar lentes de contato.

1. Higienize com a solução apropriada

As lentes oculares precisam ser sempre limpas antes de colocadas e após a retirada dos olhos para evitar que algum micro-organismo se aloje nelas e contamine a região. Essa higienização também deve ser feita no estojo de forma diária. Outra recomendação é trocá-lo a cada 3 meses.

Esses cuidados irão evitar diversas doenças, como:

Também é importante lembrar de lavar bem as mãos antes de colocar as lentes de contato ou retirá-las.

2. Não coce os olhos

Ao coçar os olhos, você pode deslocar as lentes de contato e ter dificuldades para enxergar. Por isso, o ideal é evitar ao máximo esse hábito.

Além disso, as mãos também podem carregar algum micro-organismo que contamine as lentes de contato, podendo causar infecções nos olhos.

Caso você tenha muita coceira ocular, é um sinal que há um problema. Dê play para saber mais.

3. Respeite a data de validade das lentes de contato

As lentes de contato têm um prazo de validade que precisa ser respeitado. Esse é o tempo que elas levam para começar a estragar, perdendo, consequentemente, sua eficácia.

O prazo pode variar conforme o material escolhido. Existem opções no mercado que duram meses, outras apenas dias e há ainda as semanais. Independente da que for a sua, lembre-se de respeitar as orientações do fabricante.

4. Retire as lentes oculares antes de dormir

Muita gente esquece de retirar as lentes oculares antes de dormir. No entanto, elas não devem permanecer nos olhos por mais de 16 horas por dia. Ou seja, você pode passar o dia todo com elas, mas deve sempre retirá-las antes de deitar.

Entre os riscos desse hábito, está o desenvolvimento de doenças na córnea, a camada que fica na frente do olho, como úlceras.

5. Use colírio para reduzir o desconforto

Alguns tipos de lentes oculares, como as rígidas, podem causar desconforto até ocorrer a adaptação. Por isso, é comum encontrar pacientes que desejam saber se podem usar colírio com lente de contato.

Alguns colírios podem ser utilizados normalmente para lubrificar os olhos. Mas não são todos que devem ser usados. Converse com o seu oftalmologista para conhecer os mais indicados para o seu caso e entender como utilizá-los.

Também separamos o vídeo com a Dra. Thais Mendes sobre o assunto. Confira!

Além disso, também converse com o seu especialista para saber quais são as lentes de contato mais confortáveis. Assim, você terá certeza que comprará um produto de qualidade e com credibilidade no mercado.

Outra dica valiosa que podemos dar é adaptar o processo de colocação e retirada para tornar tudo mais confortável para você. Também é importante realizar consultar regulares para avaliar se não é necessário aumentar o grau.

Curtiu esse artigo e quer ver mais dicas para cuidar dos seus olhos? Então, siga a RetinaPro no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify. Lá compartilhamos diversos conteúdos exclusivos sobre oftalmologia.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content