Lentes de contato: como usar e 7 cuidados que todos devem ter

Muitas pessoas com problemas de visão não conseguem se adaptar aos óculos, seja por questões estéticas ou por falta de costume, e perguntam-se como usar lentes de contato.

Essa solução é uma ótima alternativa para corrigir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Além disso, também pode ser utilizada para fins estéticos ou para modificar a cor da íris.

As lentes de contato são utilizadas mundialmente e até mesmo existe uma instituição brasileira voltada ao seu uso, a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC). Apesar de seus benefícios, as lentes são corpos estranhos colocados diretamente no olho, podendo causar complicações. Para evitar isso, muitos cuidados são necessários.

Mas a verdade é que depois do tempo de adaptação elas se tornam tão confortáveis que é possível até esquecer que estão ali. Continue lendo para saber como usar lentes de contato e ver 8 dicas importantes.

Como usar lentes de contato?

O primeiro passo para saber como usar lentes de contato é aprender o processo para a sua colocação. Primeiramente, deve-se lavar bem as mãos. Recomenda-se, também, utilizar um protetor de pia, para evitar perder as lentes, caso elas caiam. Após isso, deve-se colocá-las na palma da mão e aplicar o produto de limpeza (de 2 a 3 gotas).

Lave-as com movimentos circulares suaves e, ao finalizar, enxágue com o mesmo produto. Verifique se a lente se encontra do lado correto: para isso, coloque-a na ponta dos dedos e observe-a contra a luz, identificando se as bordas estão redondas, em vez de abertas.

Agora que você já limpou e certificou-se de que elas estão do lado certo, deve colocá-las nos olhos. Para isso, ponha a lente na ponta do dedo indicador, puxe a pálpebra inferior para baixo com o dedo médio da mesma mão. Com o dedo do meio da outra mão, puxe a pálpebra superior para cima, fixe o olhar e coloque, suavemente, a lente no olho.

Seguindo esses passos, você conseguirá colocar lentes de contato sem maiores problemas, além de sempre garantir a higienização do material, evitando infecções, contaminações e outras dificuldades.

Como retirar as lentes?

Retirar as lentes é mais fácil do que colocar. Entretanto, também requer seus devidos cuidados. Veja o que deve ser feito.

O primeiro passo é o mesmo da colocação: a lavagem das mãos. Recomendamos a utilização de um sabonete antibacteriano, garantindo a exterminação de todos os germes. Para facilitar a retirada das lentes, pode-se pingar uma gota de colírio lubrificante nos olhos.

Assim, deve-se puxar a pálpebra superior para cima, com auxílio do dedo do meio de uma das mãos. Utilize o dedo do meio da outra mão para puxar a pálpebra inferior para baixo. Deslize a lente ocular para a parte branca do olho e faça um movimento de pinça com o dedo indicador e o polegar para retirá-la.

Para guardar a lente, também é preciso ter certos cuidados. Então, abra apenas um estojo por vez, fazendo sua limpeza por meio da utilização da solução correta. Guarde a que está feita e repita o processo para a outra.

Deve-se preencher o estojo com líquido para deixar a lente ocular mergulhada, mas sem boiar. Caso isso ocorra, ela pode subir e enroscar na tampa, desse modo rasgando ao abrir o estojo. Por isso, tenha bastante cuidado na hora de colocar o produto.

Como usar lentes de contato: outras dicas

Saber como usar lentes de contato vai além de entender como colocá-las ou retirá-las. É preciso conhecer os cuidados necessários para evitar problemas e ter mais conforto durante o seu uso. Para auxiliar você, listamos 8 dicas que farão toda a diferença. Confira.

1. Faça a limpeza regular com solução apropriada

As lentes oculares precisam ser sempre limpas antes de colocadas e após retiradas dos olhos, para evitar que algum micro-organismo se aloje nelas e contamine a região, já que pode causar diversas doenças, como:

Para evitar essa complicação, é importante usar a solução apropriada para a limpeza e realizar a higienização frequentemente.

2. Limpe o estojo das lentes regularmente

Às vezes, as pessoas até se lembram de limpar a lente, mas o estojo no qual elas são guardadas pode ser negligenciado. Ele deve ser limpo diariamente e trocado a cada 3 meses. O ideal é deixar os estojos limpos e secos quando não estiverem com lentes no seu interior.

3. Lave as mãos antes de tirá-las ou colocá-las

Quando falamos sobre como usar lentes de contato, mencionamos a importância de lavar bem as mãos para mexer nos olhos, mas vamos reforçar aqui.

Esse cuidado é tão essencial quanto a limpeza das lentes e do estojo. Afinal, as mãos podem contaminar esses objetos e os próprios olhos.

Assim, o ideal é lavar bem as mãos em água corrente e sabão neutro sempre antes de tirar e de colocar as lentes de contato.

4. Evite coçar os olhos quando estiver com as lentes

Por mais úteis que sejam, as lentes oculares precisam ser usadas corretamente. Assim como os óculos, elas têm um ajuste focal adequado à posição das pupilas. Por isso, não se deve coçar os olhos — ou evitar isso ao máximo — para que elas não saiam do lugar.

Além disso, as mãos também podem carregar algum micro-organismo que contamine as lentes de contato, podendo causar infecções nos olhos.

5. Respeite a data de validade das lentes de contato

As lentes oculares têm um prazo de validade que precisa ser respeitado. Esse é o tempo que ela leva para começar a estragar, perdendo, consequentemente, sua eficácia.

O prazo pode variar conforme o material escolhido. Existem opções no mercado que duram meses, outras apenas dias e há ainda as semanais. Independente de que for a sua, lembre-se de respeitar as orientações do fabricante.

Muitas empresas contam com planos anuais para que você nunca fique sem lentes. Caso você compre de uso diário, por exemplo, depois de 30 dias da sua aquisição um novo pedido é realizado e entregue na sua casa de forma automática.

6. Retire as lentes oculares antes de dormir

Muita gente esquece de retirar as lentes oculares antes de dormir. No entanto, elas não devem permanecer nos olhos por mais de 16 horas por dia. Ou seja, você pode passar o dia todo com elas, mas deve sempre retirá-las antes de deitar.

Apesar de algumas lentes permitirem que você durma com elas, você não deve (e não pode) fazer disso uma rotina. Esse hábito tem sérias consequências para a saúde ocular. Para se ter uma ideia, pessoas que dormem com lentes têm 53 vezes mais chances de adquirirem problemas na córnea, como úlceras.

7. Aprenda a colocar e retirar as lentes de contato

Saber como usar lentes de contato pode ser complexo no início, mas com o tempo você pegará a prática e não sentirá mais tanto desconforto.

Vale ressaltar que apesar de o nosso passo a passo acima ser utilizado por muitas pessoas, você pode adaptá-lo para usar outros dedos ou modificá-lo para ficar mais confortável. O que importa é encontrar uma técnica que funcione, sempre focando na higienização das lentes oculares, do estojo e das suas mãos.

8. Use colírio para reduzir o desconforto

Alguns tipos de lentes oculares, como as rígidas, podem causar desconforto até ocorrer a adaptação. Por isso, é comum encontrar pacientes que desejam saber se podem usar colírio com lente de contato.

Alguns colírios podem ser utilizados normalmente para lubrificar os olhos. Mas não são todos que devem ser usados. Converse com o seu oftalmologista para conhecer os mais indicados para o seu caso.

Além disso, também converse com o seu especialista para saber quais são as lentes oculares mais confortáveis. Assim, você terá certeza que comprará um produto de qualidade e com credibilidade no mercado.

Lembre-se de realizar consultas regulares para avaliar o seu grau, o estado das lentes e verificar a saúde dos seus olhos de maneira geral.

Se você gostou de saber como usar lentes de contato e deseja conferir mais informações sobre os seus olhos, siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Além disso, conheça o nosso podcast chamado RetinaProdcast. Ele está disponível no Spotify, no Deezer e no Apple Podcast.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades