Conheça 6 tipos de lente intraocular e como escolher a melhor

Lentes intraoculares, detalhe de implante apresentado por cirurgião

Após optar pela realização da cirurgia de catarata, chega a hora de outra etapa: a de entender mais sobre as lentes intraoculares e seus tipos. Esse momento é realmente muito importante, já que elas vão ajudar você a enxergar melhor.

Essa lente é colocada no lugar do cristalino, a estrutura que se torna opaca durante a catarata. Essa parte é retirada e substituída por uma peça bem pequena, a lente intraocular (LIO), que cabe na ponta do dedo.

Mas, diferentemente de óculos, que podem ser trocados, ela é implantada, melhorando a capacidade visual de forma definitiva e sem a necessidade de ser trocada.

Por esse motivo, é preciso muita atenção para escolher o tipo ideal para os seus olhos, considerando seus desejos, suas necessidades e sua situação financeira.

Para ajudar nessa escolha, criamos esse artigo. Nele, você saberá mais sobre os cuidados que precisa ter e as principais lentes intraoculares. Continue lendo e confira!

Lentes intraoculares: o que são e para que servem?

Antes de iniciarmos nossa explicação detalhada, é necessário abordarmos alguns aspectos. Especificamente, como funciona a lente intraocular e o que são estas estruturas.

As lentes intraoculares são implantes fabricados em materiais de alta tecnologia, sendo utilizadas como estruturas sintéticas em substituição ao cristalino presente no olho humano.

Desse modo, atuam como verdadeiras lentes, possibilitando a pessoa a devida melhoria na qualidade da visão, concedendo maior acuidade a depender do quadro de saúde e das condições anatômicas de seu olho.

A finalidade dessas lentes sintéticas de alta tecnologia é substituir o cristalino opaco, decorrente da catarata, e possibilitar que as demais funções do olho (foco, nitidez, processamento físico da imagem) ocorram de maneira adequada.

Para quem é indicado o uso de lentes intraoculares?

O uso de lentes intraoculares é indicado para pessoas com diagnóstico de catarata e que devem passar por cirurgia de correção. Como implante, as lentes intraoculares permitem a visão com foco.

A importância das lentes intraoculares e seus benefícios

As lentes intraoculares, também chamadas de LIO, são implantadas em substituição ao cristalino humano, que fica opaco por causa da catarata.

Para que o implante de material sintético ocorra de maneira adequada, garantindo a visão do paciente, é preciso realizar diversos cálculos que analisam o trajeto de luz dentro do globo ocular, o que faz com que a lente se adapte perfeitamente ao olho.

Atualmente, há diversos tipos de lentes intraoculares que permitem a correção de outros problemas de visão, ou seja, permite que a pessoa retome a acuidade visual, com foco e nitidez.

Este aspecto impacta positivamente em todas as atividades, como socializar, ler, praticar algum esporte, participar de algum evento cultural e artístico, dentre outros âmbitos da vida.

Por este aspecto, uma das características que sublinha a importância das lentes intraoculares é, exatamente, possibilitar à pessoa uma melhora na qualidade de vida, bem-estar e em seu quadro de saúde.

Vale ressaltar que, em muitos casos, após a recuperação o paciente não precisa mais utilizar óculos. Em outros, pela redução considerável do grau, a correção da visão por óculos ainda pode existir, mas de maneira muito mais suave.

Lentes intraoculares, homem sorridente

Classificação das lentes intraoculares

Os diferentes tipos de lentes intraoculares podem ser classificados a partir de termos técnicos relacionados ao material que ela é feita e o nível de correção de astigmatismo.

Você com certeza encontrará conteúdos falando sobre as lentes tóricas ou não tóricas que representam o grau de correção do problema de vista.

Quando se opta pela segunda opção, pode ser necessário utilizar óculos para algumas atividades, como: costurar, ler ou outras ações que exigem foco próximo do olho.

Além dessa classificação, também é possível separar as opções de acordo com o seu material de composição. Saiba mais sobre cada um dos tipos existentes.

Lentes rígidas

A lente rígida, assim como o nome sugere, não é dobrável. Embora tenha alta qualidade, exige que a abertura realizada nos olhos durante a cirurgia seja aumentada de 3 a 7 mm, dependendo de cada caso.

Como essa abertura não é auto-selante, é necessária a realização de uma ou mais suturas no olho para a vedação. Isso induz o astigmatismo, exigindo maior grau de óculos após o procedimento.

Além disso, é importante observar que quanto maior for a abertura realizada no olho, maior será o risco de infecções e mais demorado será o tempo para a recuperação pós-operatória.

Lentes flexíveis ou dobráveis

Essas lentes são desenvolvidas com um tipo de acrílico flexível que permite que elas sejam dobradas e injetadas no olho por meio de um instrumento que se assemelha a uma seringa de ponta fina.

Diferentemente da rígida, esse tipo de lente intraocular pode ser introduzida por uma abertura de 2 a 3 mm na córnea, inicialmente realizada no processo da cirurgia de catarata, não necessitando ampliar essa incisão.

Por ser uma abertura de tamanho microscópico, ela é auto-selante, dispensando a necessidade de suturas na córnea. Além disso, ela proporciona uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida.

Vale ressaltar que outro ponto que levanta muitas dúvidas entre os pacientes é sobre a escolha de lentes nacionais ou importadas. Saiba mais sobre elas e veja qual é a mais indicada na nossa live.

Tipos de lentes intraoculares

Agora que você já domina os termos mais técnicos sobre as lentes intraoculares, vamos falar sobre os modelos mais procurados e utilizados pelos pacientes com catarata.

1. Monofocais não tóricas

As lentes monofocais não tóricas são os modelos de lentes intraoculares mais utilizados, apesar de não serem indicadas aos pacientes com astigmatismo. Em alguns casos, após a cirurgia, o paciente pode precisar de óculos para perto.

2. Monofocais tóricas

As lentes monofocais tóricas são consideradas de alta tecnologia, pois corrigem de maneira eficaz os casos de astigmatismo maior que um grau, o que ocorre pela sua curvatura diferenciada. Entretanto, assim como as lentes não tóricas, esse modelo melhora a visão para longe e pode ser necessário o uso de óculos para enxergar de perto.

3. Multifocais

Tóricas ou não, as lentes intraoculares multifocais são elaboradas com alta tecnologia que corrige ao mesmo tempo a visão de longe, intermediária e de perto, proporcionando uma maior independência visual aos pacientes.

Para algumas situações de leitura, ou dependendo da necessidade do paciente, poderá ser necessário o uso de óculos, mas com menor frequência. Essa lente intraocular é indicada para casos selecionados, seguindo os critérios do oftalmologista.

4. Multifocais acomodativas

As lentes intraoculares multifocais acomodativas apresentam propriedades diferenciadas que imitam a fisiologia e a anatomia naturais do cristalino, uma vez que permitem movimentos e acomodações de acordo com os estímulos do músculo ciliar. Desse modo, elas conseguem adaptar a visão com focos para longe e para perto.

5. Monofocais esféricas

Considerado o tipo mais simples para ser implantado na cirurgia de catarata, ela consiste em uma lente com óptica normal, que foca os raios de luz em um único ponto, corrigindo apenas a hipermetropia ou a miopia.

Assim, há uma grande probabilidade de ser necessário utilizar óculos de grau após a cirurgia. Isso ocorre porque a lente tem irregularidades em sua periferia, impedindo uma qualidade maior de visão.

6. Monofocais asféricas

Essa lente é confeccionada com alta tecnologia para corrigir a miopia e a hipermetropia, bem como outros problemas oculares de alta complexidade.

Trata-se de uma lente intraocular fabricada em material com qualidade diferenciada, que não apresenta irregularidades na periferia. Como consequência, há a melhora do contraste de cores e da visão noturna.

Saiba mais sobre as características das lentes intraoculares e tire suas dúvidas sobre cada modelo na nossa live sobre o tema.

Como escolher entre os tipos de lente intraocular?

Em geral, a escolha do tipo de lente intraocular é feita de forma conjunta com o cirurgião. Apenas esse profissional entenderá quais são as necessidades dos pacientes e indicará o modelo mais recomendado para eles.

Afinal, um paciente com alto grau de miopia, por exemplo, terá opções diferentes de lentes intraoculares do que aquelas que têm um grau baixo de astigmatismo.

Por este aspecto, o médico ou médica responsável avalia as estratégias cirúrgicas com melhor resultado possível, por meio da realização de exames e avaliações detalhadas, considerando as lentes intraoculares indicadas para cada caso.

Este aspecto assegura que, de maneira personalizada, o melhor tratamento será elaborado, a partir dos melhores recursos e insumos médicos, assim como um processo de recuperação saudável.

Como é feito o implante das lentes oculares?

Os procedimentos e etapas podem variar de acordo com as condições de saúde do paciente, com os tipos de instrumentos e insumos médicos disponíveis, assim como das técnicas adotadas.

Genericamente, o procedimento consiste na aplicação de anestesia, realização cirúrgica de uma abertura milimétrica na córnea clara, remoção do cristalino e implante de lente intraocular.

Cirurgia de catarata e impliante de lentes intraoculares

Qual o valor das lentes intraoculares?

A cirurgia de catarata e os implantes de lentes intraoculares são procedimentos especializados que demandam equipamentos modernos, equipe de saúde qualificada, estrutura e insumos.

Desse modo, podem variar de acordo com a qualidade dos instrumentos, clínica, assim como da expertise e acurácia cirúrgica de um médico ou médica experiente e com histórico de sucesso.

As flutuações de mercado, portanto, são comuns. Contudo, vale sempre ressaltar que os melhores indicadores de qualidade são os resultados alcançados. Por isso, durante a avaliação, considere as recomendações de pacientes, seu nível de satisfação e compare.

Realizando esse procedimento, você será capaz de identificar a melhor clínica, com os melhores profissionais que possibilitam resultados efetivos e de alta qualidade para cada paciente.

Onde fazer o implante das lentes intraoculares?

Realizar uma cirurgia de catarata com implante de lentes intraoculares é um investimento na qualidade de vida, bem-estar e saúde. Voltar a enxergar com foco e nitidez impacta positivamente diversos âmbitos da vida, desde os mais simples até a socialização com amigos e familiares.

A RetinaPro oferece um atendimento único, qualificado, com equipamentos de última geração e uma equipe especializada, sempre pronta a atender as necessidades dos pacientes. Confira, no vídeo a seguir, a nossa estrutura exclusiva e venha nos conhecer!

Se você mora em Belém ou região e deseja saber mais sobre as opções disponíveis para você, entre em contato conosco e converse com um especialista.

Conclusão

Neste artigo exclusivo da RetinaPro você aprendeu sobre as características, recomendações, procedimentos e benefícios promovidos pelos implantes de lentes intraoculares recomendados em casos de cirurgia de catarata.

Esses implantes, fabricados com a mais alta tecnologia, possibilitam o retorno da acuidade visual para inúmeras pessoas e, em alguns casos, a diminuição significativa da necessidade de óculos com lentes de correção de grau elevados.

A ReintaPro realiza cirurgia de catarata com implante de lente intraocular a partir de equipamentos modernos, precisos, de alta qualidade, contando com uma equipe médica de trajetória e histórico de sucesso em cirurgias.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content