Qual a relação entre a cor dos olhos e doenças oculares?

Foto próxima de mulher com foco na cor dos olhos

A cor dos olhos difere de pessoa para pessoa em virtude da quantidade de um pigmento chamado melanina, que fica na da íris (estrutura situada logo após a córnea e que tem uma abertura central, a pupila).

A definição dessa característica é poligênica, isto é, depende da variação de cerca de 150 genes envolvidos na produção, deslocamento e retenção da melanina. Isso explica, em grande parte, o porquê de os filhos nem sempre herdarem a mesma cor dos olhos de seus pais.

Para que você possa compreender como a genética funciona e interfere na definição da cor dos olhos e, sobretudo, aprender a cuidar da sua saúde ocular, elaboramos este post respondendo às principais dúvidas sobre o assunto.

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Por que temos diferentes cor dos olhos?

A coloração dos olhos de um indivíduo está relacionada, diretamente, à carga genética herdada de seus pais. Basicamente, sendo associada a quantidade e manifestação da melanina no olho humano.  

Olhos de coloração mais escura, como castanho, apresentam uma quantidade maior de melanina na íris. Já olhos claros, como o azul, são o resultado de concentrações baixas deste pigmento produzido pelas células do organismo humano.

Dessa forma, a determinação da coloração leva em conta três fatores: a parcela de melanina alocada no epitélio (parte de frente) e no estroma (parte interna) da íris, bem como a sua densidade.

Levando isso em consideração, temos que pessoas com olhos azuis apresentam melanina em regiões mais profundas da íris, enquanto as de olhos castanhos acumulam o pigmento na região mais superficial.

Estima-se que mais de 150 genes atuam de maneira direta na definição da coloração dos olhos, ou seja, a cor dos olhos é um traço poligênico.

Por exemplo, caso os pais apresentem genes recessivos, a criança tende a apresentar olhos de coloração mais clara. Já por outro lado, caso os genes sejam dominantes, a tendência é que a criança apresente olhos de coloração escura, como castanho ou preto.

No entanto, ainda que a combinação do material genético de pai e mãe seja importante para a definição da cor dos olhos dos filhos, esse aspecto pode não ser assim tão decisivo quanto parece, pois, como foi dito, muitos genes participam do processo.

Assim, é possível, por exemplo, que o gene combinado dos pais seja dominante (olhos castanhos), mas a melanina, por influência de outros genes, não se deposite de forma suficiente na íris, gerando um filho de olhos azuis.

Qual a relação da cor dos olhos e problemas oculares?

Indivíduos de olhos claros tendem a apresentar maior fotossensibilidade (sensibilidade à luz). Soma-se a isso o fato de que são mais propensos a adquirir algumas doenças, tais como a degeneração macular.

Isso acontece porque a melanina funciona como uma espécie de cortina para os nossos olhos, ou seja, quanto maior a pigmentação, maior a proteção contra luz e raios solares. Além do desconforto ocular gerado pela entrada de luz, as pessoas de olhos claros, ao tentarem equilibrar a luminosidade, também acabam contraindo mais a pupila e piscando menos, o que aumenta as chances de ressecamento da região.

Por essas razões, aqueles que têm olhos claros devem redobrar os cuidados a fim de manter a sua saúde ocular em dia. Uma dica de ouro é investir em óculos escuros (de sol) de boa qualidade, pois esses vão aumentar a proteção contra radiações solares e diminuir a entrada de luz.

Vale ressaltar que, como aspecto fenotípico, a coloração dos olhos pode ser avaliada em contexto com a herança genética do indivíduo e, desse modo, sinalizar ao potencial desenvolvimento de doenças associadas à manifestação de genes.

Mulher, cor dos olhos, foto em close

Quais as doenças mais comuns para cada tipo de cor de olhos?

A coloração dos olhos de um indivíduo, como vimos, está associada à manifestação e distribuição da melanina pela íris.

Por questões ambientais, por exemplo, a maior sensibilidade à exposição da luz em pessoas de olho e pele clara, é possível que doenças oculares apresentam maior incidência populacional.

No entanto, é necessário ressaltar que o organismo humano é um complexo sistema e que fatores genéticos podem aumentar ou diminuir as chances de desenvolvimento de uma ou outra doença.

O desenvolvimento de certas doenças oculares, portanto, podem estar associadas a aspectos ambientais e genéticos. Por exemplo, quando um indivíduo apresenta diabetes e mantém hábitos alimentares não recomendados, é possível que apresenta maior tendência à manifestação de retinopatia diabética.

Confira a seguir uma lista de doenças oculares que podem estar associadas aos hábitos e à carga genética do indivíduo.

A importância de procurar um oftalmologista

De acordo com o Ministério da Saúde, em seu 1° Fórum Nacional de Saúde Ocular, é comum que a procura por um oftalmologista ocorra a partir dos 40 anos. Momento no qual surgem os primeiros sinais de dificuldade de leitura ou trabalho.

Este aspecto, no entanto, denota um atraso significativo na possibilidade de identificação precoce e tratamento de doenças oculares.

Para tanto, é necessário que consultas regulares e periódicas sejam realizadas, de modo que médicos oftalmologistas sejam capazes de identificar, diagnosticar e propor tratamentos logo nas primeiras manifestações de sintomas associados a doenças oculares.

Uma das estratégias mais assertivas à uma boa saúde, ocular e geral, é o diagnóstico e tratamento precoce, associadas a práticas saudáveis de vida. Por isso, é crucial o acompanhamento médico regular.

Consulta com oftalmologista, cor dos olhos

Conclusão

Neste artigo exclusivo da RetinaPro você aprendeu sobre a relação entre a cor dos olhos de um indivíduo e o potencial desenvolvimento de doenças oculares.

Como vimos, a coloração dos olhos está associada à herança genética adquirida dos pais, especificamente na manifestação e distribuição da melanina na íris. Este aspecto fenotípico, pode, contudo, indicar aspectos relacionados aos genes de um indivíduo.

Dependendo da carga genética de uma pessoa, pode ocorrer uma maior tendência ao desenvolvimento de doenças. Isto devido ao comportamento sistêmico que os genes apresentam no organismo humano, sendo responsáveis em guiar atividades orgânicas diversas.

Por este aspecto, a consulta regular e periódica com oftalmologistas é essencial, de modo que, ao menor sinal, doenças oculares sejam precocemente diagnosticadas, aumentando as chances de tratamento eficaz.

A RetinaPro conta com um corpo clínico altamente qualificado, investindo diariamente no atendimento e cuidado de seus pacientes. Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content