4 cuidados na escolha de óculos escuros

post_thumbnail-6dd80290536b71050c047d0952de2deb-600x600

Assim como o filtro solar é importante para proteger a pele, o uso de óculos de sol é fundamental para manter a saúde dos olhos e protegê-los de doenças oculares que podem ser provocadas pela exposição solar. Por isso, é importante observar alguns cuidados na escolha de óculos escuros.

Embora o aspecto estético seja o primeiro a ser considerado por muitas pessoas, é preciso entender que esses acessórios têm como principal objetivo proteger contra lesões na retina e agressões de agentes climáticos e ambientais, como poeira, fumaça e vento.

Assim, há aspectos fundamentais que também precisam ser levados em conta. Veja, a seguir, algumas dicas importantes sobre os cuidados que devem ser observados para escolher os óculos de sol adequados às suas necessidades!

1. Evite a aquisição de óculos falsos

É mais comum do que se imagina a venda de óculos escuros falsificados, em praias e semáforos, por vendedores ambulantes e até mesmo por algumas lojas. Muitas pessoas são seduzidas pelo preço baixo e aparência semelhante ao produto de marca original.

O grande problema do comércio paralelo é a baixa qualidade dos produtos que coloca em risco a saúde ocular de quem compra, já que a maioria não apresenta as condições mínimas para a proteção dos olhos contra os raios UV. A lente escura sem essa proteção provoca a dilatação da pupila e aumenta a exposição dos olhos à radiação.

Isso acelera o surgimento da catarata e intensifica a degeneração macular — doença que interfere na visão central. Além disso, os óculos de sol falsificados podem provocar desconforto, cansaço ocular e dores de cabeça. Portanto, ao escolher esses acessórios é fundamental optar por lojas confiáveis, representantes de marcas oficiais.

2. Observe o fator de proteção das lentes

Na hora de escolher os seus óculos, lembre-se de que não se deve optar por qualquer lente escura. É fundamental que elas apresentem excelente qualidade e realmente ofereçam a proteção necessária contra os raios UV (ultravioleta). Para isso, é importante verificar a presença do selo de proteção contra UVA e UVB e certificação do produto, a fim de garantir a qualidade do item.

3. Escolha uma cor de lentes adequada

Outros fatores importantes na escolha e nos cuidados com óculos escuros são em relação a cor das lentes. Isso porque nem todas as cores têm o mesmo efeito e cada uma é mais adequada para determinada necessidade. Veja, a seguir, os diferentes efeitos que cada cor de lente proporciona.

  • cinza — reduz o brilho, sem distorcer as cores, podendo ser utilizada no final do dia, pois não escurece demais;
  • laranja ou amarela — auxiliam no realce da visão noturna, sendo indicadas para as pessoas que precisam dirigir à noite;
  • marrom e âmbar — reduzem o brilho, proporcionam maior noção de profundidade e contraste, sendo indicadas para dias muito claros e calor intenso e para dirigir em estradas;
  • púrpura — indicada para passeios em regiões de mata, floresta ou mar, pois realça o contraste do azul e do verde;
  • verde — aumenta o contraste das cores e diminui a claridade. São indicadas para pessoas com mais de 60 anos, que devido ao processo natural de envelhecimento já perderam um pouco do contraste na visão.

4. Considere o formato dos óculos

Em geral, as pessoas se preocupam com a estética dos óculos de sol, priorizando a harmonização com o formato do rosto. Isso realmente tem uma grande importância. Porém, é fundamental que esse aspecto favoreça, principalmente, a proteção dos olhos.

Nesse sentido, a melhor opção em relação ao formato de óculos deve ser o que envolve bem os olhos, impedindo que a luz de fora entre, já que modelos inadequados podem permitir que os raios UV atinjam a retina, causando danos à visão.

Como vimos, é fundamental observar como escolher e os cuidados com óculos escuros, como as que comentamos neste artigo, para garantir a proteção necessária contra os raios UVA e UVB e evitar doenças oculares. Para isso, é fundamental considerar as necessidades individuais e adquirir um acessório de boa qualidade em loja que ofereça garantia de origem.

Gostou das dicas deste artigo? Sigas as nossas redes sociais e acompanhe todas as postagens sobre a saúde ocular. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content