Degeneração macular (DMRI): principais causas, diagnóstico e tratamento

Degeneração Macular tem cura?

Você sabia que a degeneração macular é a principal causa de cegueira em pessoas idosas? 

No conteúdo de hoje iremos explicar os principais fatores que aumentam o risco dessa doença, além de explicar tudo sobre ela como: causa, diagnóstico, possíveis tratamentos e principais exames. 

Não deixe a degeneração macular prejudicar a sua visão. Leia o conteúdo de hoje e saiba o melhor caminho para a prevenção e tratamento da degeneração macular. Boa leitura!

O que é degeneração macular?

A degeneração macular é uma doença ocular que afeta a mácula, área central da retina responsável pela visão central. Ela é a causa mais comum de perda irreversível da visão central em pessoas com idade mais avançada.

A mácula é responsável por atividades como ler, escrever, dirigir, reconhecer rostos e ver detalhes. Quando ela é afetada pela degeneração macular, as células fotorreceptoras que a compõem são degeneradas, levando à perda gradual da visão central.

Degeneração macular CID

A degeneração macular, também conhecida como DMRI, é uma doença ocular classificada no CID-10 como H35.3.

Como fica o olho com degeneração macular?

A mácula é a área central da retina responsável por atividades como ler, escrever e reconhecer rostos. Quando ela é afetada, as células fotorreceptoras são degeneradas e a visão central fica prejudicada.

O que provoca a degeneração macular?

As causas da degeneração macular ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que sejam uma combinação de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida.

Contudo, confira abaixo quais os fatores capazes de aumentar o risco de degeneração macular. 

  • Exposição à luz solar: a exposição à luz solar ultravioleta (UV) pode aumentar o risco de degeneração macular;
  • Tabagismo: o tabagismo pode aumentar o risco de degeneração macular;
  • Doenças cardiovasculares: as doenças cardiovasculares, como a hipertensão e a diabetes, podem aumentar o risco de degeneração macular;
  • Obesidade: a obesidade pode aumentar o risco de degeneração macular;
  • Alimentação não saudável: uma alimentação não saudável, rica em gorduras saturadas e colesterol, pode aumentar o risco de degeneração macular.

Quais são os sintomas da degeneração macular?

Os sintomas podem ser leves no início, como dificuldade para ver detalhes ou cores. Com o avanço da doença, a visão central pode ficar completamente comprometida.

Se apresento sintomas, qual médico devo procurar?

O diagnóstico da degeneração macular é feito por um oftalmologista, por meio de um exame de fundo de olho.

Degeneração macular tem cura?

Não existe cura para a degeneração macular, mas existem tratamentos que podem retardar a progressão da doença.

Degeneração macular causa cegueira?

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de cegueira na terceira idade, atingindo cerca de 3 milhões de idosos no Brasil. Conforme explicamos anteriormente, a doença ocorre na mácula, a área central da retina responsável pela visão central.

A forma seca, que é a mais comum, é responsável por cerca de 90% dos casos. Ela se desenvolve lentamente e os sintomas são leves no início, como dificuldade para ver detalhes ou cores.

Já a forma úmida, que é a mais grave, é responsável por cerca de 10% dos casos. Ela se desenvolve mais rapidamente e pode levar à perda da visão central de forma abrupta.

Como as drusas se apresentam nos exames oftalmológicos

Por que é importante falarmos sobre degeneração macular?

A população brasileira está em processo de envelhecimento, e a estimativa é que o número de idosos alcance 58 milhões em 2060. Isso significa que a DMRI tem chances de se tornar cada vez mais frequente.

Por isso, é importante dar mais atenção à doença, realizando exames oftalmológicos regulares, a partir dos 40 anos de idade.

Quais são os tipos de degeneração macular?

Existem dois tipos de DMRI: degeneração macular seca e degeneração macular úmida. Entenda a seguir.

Degeneração macular seca (atrófica)

É a forma mais comum, correspondendo a 90% dos casos. Ela é causada pelo envelhecimento natural dos tecidos presentes na mácula e provoca uma perda progressiva da visão central.

Degeneração macular úmida (exsudativa)

É o tipo comum, correspondendo a 10% dos casos. Ela é causada pelo crescimento de vasos sanguíneos anormais embaixo da retina e provoca uma perda rápida e significativa da visão.

Como é feito o diagnóstico da degeneração macular?

O diagnóstico da degeneração macular é feito por um retinólogo, médico oftalmologista especialista em retina. O processo pode ser feito durante uma consulta, realizando o mapeamento de retina. Além disso, o diagnóstico pode ser feito por meio de outros exames complementares, incluindo:

Como a degeneração macular pode ser tratada?

Os tratamentos para a degeneração macular não são curativos, mas podem retardar a progressão da doença. Confira abaixo quais são as principais alternativas para o tratamento da doença.

Qual a vitamina para degeneração macular?

As vitaminas de frutas cítricas como laranja e limões possuem altos índices de vitamina C, que podem ajudar a minimizar os riscos de catarata e degeneração macular.

Alimentação balanceada com frutas e vegetais

Frutas e vegetais são ricos em antioxidantes, que ajudam a proteger as células dos olhos dos danos causados pelos radicais livres. Alguns alimentos que são particularmente benéficos para a saúde dos olhos incluem:

  • tomates;
  • brócolis;
  • espinafre;
  • batata-doce.

Além de frutas e vegetais, há outros alimentos que podem ajudar a prevenir a degeneração macular, incluindo:

  • peixes gordurosos;
  • nozes e sementes;
  • azeite de oliva.

Dispositivos ópticos

Dispositivos ópticos prescritos por oftalmologistas com treinamento em visão subnormal podem minimizar a deficiência da visão central e ajudar pacientes a lidar com o problema. 

Há diversos tipos desses recursos, desde óculos e lupas até tecnologias mais modernas, como softwares de leitura em voz alta. Além disso, um especialista pode auxiliar na adaptação das tarefas diárias.

Tratamentos experimentais

As estatinas são consideradas um tratamento promissor para a degeneração macular

Esses medicamentos, utilizados para reduzir o colesterol, estão sendo investigados como um possível tratamento para a degeneração macular, a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 65 anos.

Apesar de ainda estarem em fase experimental, os resultados das pesquisas são promissores. Na França, as estatinas já são reconhecidas como um tratamento para a degeneração macular e são custeadas pelo governo do país.

tratamentos degeneração macular

Em 2016, uma equipe de pesquisadores americanos e gregos conseguiu uma melhoria de 40% na visão de pacientes com degeneração macular que consumiram doses altas de atorvastatina, uma estatina.

Existe cirurgia para degeneração macular?

A cirurgia de degeneração macular relacionada à idade é uma opção para tratar a forma úmida da doença, que é a principal causa de cegueira na terceira idade. O procedimento usa laser para destruir os vasos sanguíneos anormais que causam o vazamento de sangue na retina.

Cirurgia de catarata

Pessoas com DMRI têm maior risco de desenvolver catarata. A cirurgia de catarata pode melhorar a visão, mas pode também piorar a DMRI. É importante conversar com o oftalmologista para avaliar os riscos e os benefícios da cirurgia. O cirurgião deve ter experiência e tratar qualquer inflamação ocular antes da cirurgia.

Como prevenir a degeneração macular?

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que afeta a visão central e é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 65 anos. Embora não haja cura, existem alguns hábitos  que podem ajudar a prevenir a doença. 

Crie hábitos saudáveis

O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para a DMRI, portanto, cuide da sua alimentação e do seu estilo de vida.

Alimente-se de forma saudável. Uma dieta rica em frutas, vegetais, legumes e peixes pode ajudar a proteger a visão. Uma boa escolha é buscar a ajuda de um nutricionista.

Use óculos de sol

Use óculos de sol com proteção contra os raios ultravioletas (UV). Pois, os raios UV podem danificar a retina e aumentar o risco de DMRI.

Controle os níveis da pressão arterial e do colesterol

Outro pontos de atenção são a hipertensão e o colesterol alto, pois eles também podem aumentar o risco de DMRI.

Não fume e nem consuma bebidas alcoólicas

O tabagismo e o consumo excessivo de álcool também são fatores de risco para a DMRI.

Conheça seu histórico familiar

Se você tiver algum familiar com DMRI, o seu risco de desenvolver a doença é maior. Sendo assim, é importante conhecer o seu histórico familiar e conversar com o seu médico sobre o assunto.

Como a RetinaPro pode te ajudar?

A melhor maneira de detectar a DMRI precocemente é fazendo exames preventivos regularmente. O oftalmologista pode realizar exames que ajudam a identificar a doença em seus estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz.

Em nossa clínica, trabalhamos com equipamentos de alta qualidade e contamos com um time de especialistas. A RetinaPro é comandada pelo Dr. Alexandre Rosa, um dos maiores especialistas em doenças da retina e vítreo. Agende sua consulta ou exame!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content