Descubra 7 causas de doenças da retina

Descubra 7 causas de doenças da retina

Os olhos são órgãos sensíveis e complexos que podem sofrer de diversas enfermidades. Há quem tenha problemas de visão, como miopia, outros têm catarata, assim como há aqueles que têm doenças na retina.

Essa estrutura do olho fica localizada na parte posterior do globo ocular e tem como principal função transformar um raio luminoso em um estímulo nervoso, tornando a visão possível. Se você deseja saber mais sobre ela, antes de continuar a leitura, dê play no vídeo abaixo e confira uma explicação completa.

Existem diversos problemas que podem afetar essa parte do olho, podendo ser causadas pelo processo natural de envelhecimento, por outras enfermidades ou ainda por hábitos. Continue lendo para conhecer as principais causas de doenças da retina e entender como se prevenir.

Saiba o que pode causar doenças da retina

Confira as principais causas para doenças da retina e saiba como prevenir esses problemas.

1. Diabetes

A diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento do “açúcar” no sangue, chamado de glicose. Além dela ter grandes efeitos na saúde de forma geral, também é um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças oculares.

Isso se dá porque a alta glicose por longos períodos causa o estreitamento, bloqueio ou enfraquecimento dos vasos sanguíneos da retina, o que é chamado de retinopatia diabética. Vale ressaltar que de acordo com a Federação Brasileira de Hospitais, cerca de 20,2% das pessoas com diabetes no Brasil têm essa condição.

Dê play no vídeo abaixo para saber mais sobre essa doença da retina que pode levar a sérias complicações, inclusive a perda da visão.

Saiba mais: Diabetes e visão: entenda como a doença afeta os olhos

2. Arteriosclerose

Outra causa de doenças da retina é a má circulação sanguínea nos olhos e o acúmulo de gordura nas artérias. Isso pode causar o endurecimento e a obstrução dos vasos, ocasionando a arteriosclerose. Com isso, a veia principal da retina sofrerá com hipertensão, ocasionando perda da visão temporária ou permanente.

3. Hipertensão

A hipertensão arterial também é causadora de doenças da retina. Um exemplo disso é a retinopatia hipertensiva, caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nos olhos que leva ao endurecimento das artérias e a morte celular progressiva.

No nosso canal do Youtube tem uma live completa sobre o tema. Confira abaixo!

4. Avanço da idade

Com o passar dos anos, é comum que o corpo apresente alguns problemas e isso também é verdade para os olhos. Quando falamos sobre doenças da retina, por exemplo, há o aumento do risco da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) após os 50 anos. Vale ressaltar que esse problema pode ser retardado e prevenido por meio de uma alimentação saudável e bons hábitos, como a cessação do tabagismo.

Para entender mais sobre essa condição, dê play no vídeo abaixo.

5. Exposição prolongada à luz solar

A radiação solar pode causar danos aos olhos, provocando problemas de visão a longo prazo. Por isso, é de extrema importância usar óculos escuros com filtro UV, especialmente as pessoas que passam longos períodos no sol.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre o impacto do sol na saúde ocular.

6. Problemas circulatórios

Os problemas circulatórios também são causas de doenças da retina, já que há alterações no fluxo sanguíneo pelo organismo. Quando isso ocorre, as células não recebem os nutrientes e oxigênio necessários para se manterem saudáveis, envelhecendo de forma precoce.

E claro que isso também pode afetar a parte posterior do olho, causando sintomas como:

  • visão embaçada;
  • manchas escuras;
  • flashes no campo de visão e
  • perda de visão.

7. Má alimentação

Os olhos precisam de vitaminas para se manterem saudáveis. Uma alimentação com baixo teor nutricional ou então rica em gorduras não oferece aos órgãos as substâncias que eles necessitam. O resultado é o enfraquecimento das células, seu envelhecimento e degeneração precoce.

Veja como a alimentação saudável ajuda na visão na nossa live completa sobre o tema.

Leia também: Alimentos para melhorar a visão: a dieta realmente impacta na saúde ocular?

Outros problemas que afetam os olhos e como se prevenir

Além dessas doenças da retina, há muitos outros problemas que afetam essa região. Saiba mais sobre os mais comuns:

Descolamento de retina

Problema caracterizado pelo afastamento da retina de sua posição normal, que ocasiona embaçamento da visão. Um dos sintomas mais comuns do descolamento de retina é a percepção de sombras ou manchas escuras e flashs luminosos no campo da visão. Essa doença da retina é mais comum em pacientes míopes e, na maioria dos casos, envolve tratamento cirúrgico.

Glaucoma

Doença que atinge o nervo ótico e está relacionada ao aumento da pressão ocular. Com a progressão, ocorre uma lesão no nervo óptico, que pode resultar em danos permanentes e, por fim, à cegueira.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, essa doença é a maior causa de cegueira irreversível no mundo e, normalmente, não tem sintomas nas fases iniciais. O seu tratamento é feito com o uso de colírios para reduzir a pressão ocular. A cirurgia está indicada quando não é possível o controle da doença com medicamentos.

Erros de refração

Os problemas de erros de refração são chamados popularmente de “problemas de vista” e são aqueles que dificultam a visão de perto ou de longe. Eles ocorrem por pequenas alterações no globo ocular, o que faz com que a imagem não se forme da forma correta.

Leia também: Quais problemas de visão podem ser corrigidos com óculos?

A prevenção de todos esses problemas se dá por meio da mudança de hábitos, a partir de:

  • boa alimentação, com ingestão de alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes;
  • redução dos alimentos gordurosos;
  • cessação do tabagismo;
  • proteção com óculos escuros e
  • precaução com lesões no globo ocular.

Além disso, para evitar doenças da retina e outros problemas oculares, é necessário realizar visitas regulares ao oftalmologista para realizar exames especializados e diagnosticar possíveis condições de forma precoce.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou suspeita de algum problema ocular? Entre em contato conosco e agende um horário com um de nossos especialistas.

Se curtiu esse artigo, não deixe de nos acompanhar em outros canais digitais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content