• Blog
  • Descubra as 7 maiores causas de doenças da retina

Descubra as 7 maiores causas de doenças da retina

imagem seccional do globo ocular

Os olhos são órgãos sensíveis e que podem sofrer agressões diárias. A poeira, a poluição, a baixa umidade do ar e a exposição solar são alguns exemplos de condições agressivas para eles. Essas agressões constantes podem ocasionar problemas para a visão, inclusive doenças da retina. Mas é possível evitá-las com medidas preventivas, garantindo mais saúde para os olhos.

Conheça as principais causas de doenças da retina e também alguns tipos dessas patologias, para saber como se prevenir.

Saiba o que pode causar doenças da retina

1. Diabetes

O diabetes é um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças na retina. Ele é a causa principal da retinopatia diabética, que se trata do estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos da retina e também o enfraquecimento de suas paredes, causando complicações oculares que podem levar à perda da visão.

2. Arteriosclerose

A má circulação sanguínea nos olhos e também o acúmulo de gordura nas artérias podem causar seu endurecimento e obstrução, ocasionando Arteriosclerose. Com isso, a veia principal da retina sofrerá com hipertensão, ocasionando perda da visão temporária ou permanente.

3. Hipertensão e problemas circulatórios

A hipertensão arterial também é causadora de doenças da retina, como a retinopatia hipertensiva, caracterizada pela má circulação nos olhos, que ocasiona o endurecimento das artérias e a morte celular progressiva, levando à perda da visão.

4. Avanço da Idade

Após os 50 anos, há o aumento do risco da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Com o avanço da idade, as doenças de retina e outras relacionadas à visão são mais frequentes. Mas esse problema pode ser retardado e prevenido com uma alimentação saudável e bons hábitos, como parar de fumar.

5. Exposição prolongada à luz solar

A radiação solar pode causar danos aos olhos, provocando problemas de visão a longo prazo. É essencial proteger os olhos com óculos escuros que possuam filtro UV.

6. Problemas circulatórios

Problemas de circulação impedem o livre fluxo sanguíneo pelo organismo. É através do sangue que as células e tecidos recebem a oxigenação adequada e nutrientes. Por isso, quando o fluxo sanguíneo é insuficiente, pode ocorrer o envelhecimento precoce das células, afetando também a retina.

7. Má alimentação

Os olhos precisam de vitaminas para se manterem saudáveis. Uma alimentação com baixo teor nutricional ou então rica em gorduras não oferece aos olhos as substâncias que eles necessitam. O resultado é o enfraquecimento das células, seu envelhecimento e degeneração precoces.

Outros problemas que afetam os olhos e como se prevenir deles

Ainda há muitos outros problemas que afetam os olhos e a retina. Alguns deles são:

Descolamento de Retina

Problema caraterizado pelo afastamento da retina de sua da posição normal, que ocasiona embaçamento da visão. Um dos sintomas mais comuns é a percepção de sombras ou manchas escuras e flashs luminosos no campo da visão. Seu tratamento é cirúrgico, na maioria dos casos.

Glaucoma

Doença que atinge o nervo ótico e está relacionada ao aumento da pressão ocular. Com a progressão, ocorre uma lesão no nervo óptico, que pode resultar em danos permanentes que levam à atrofia no nervo e, por fim, à cegueira. Seu tratamento é feito com o uso de colírios para reduzir a pressão ocular. A cirurgia está indicada quando não é possível o controle da doença com medicamentos.

Astigmatismo

Diferença entre a curvatura dos meridianos da córnea ou do cristalino, que leva à visão distorcida das imagens.

Miopia

Caracterizada pela percepção e foco da luz antes da retina, o que causa a dificuldade para enxergar objetos distantes, levando também à perda do foco e ao cansaço visual.

A prevenção de todos esses problemas e outros se dá por meio da boa alimentação, principalmente com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, C, D, E e do complexo B, com ação antioxidante.

Devem-se evitar alimentos gordurosos, o uso do tabaco e a exposição solar prolongada, bem como ter cuidado para não sofrer lesões no globo ocular.

Essas medidas podem te ajudar a manter a saúde dos seus olhos. Porém, para evitar as doenças da retina e outros problemas de visão, é necessário que se faça visitas regulares ao oftalmologista, no intuito de realizar exames especializados e diagnosticar possíveis problemas de forma precoce.

Entre em contato com a RetinaPro e tire suas dúvidas sobre doenças da retina com nossa equipe de profissionais, para que você possa enxergar cada dia melhor e manter sua independência mesmo com a chegada da idade.

Mais artigos sobre a saúde de seus olhos em Blog da Retina

Créditos: bit.ly/577.ref

Descubra as 7 maiores causas de doenças da retina
5 (100%) 1 vote[s]
Dra. Thais Mendes

Dra. Thais Mendes

Médica Oftalmologista; Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica; Aluna de pós-graduação/doutorado UNIFESP-EPM; Retina Research Fellowship (University of California San Francisco 2012-2014); Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Fellowship Clínico e Cirúrgico em Retina e Vítreo (Instituto Suel Abujamra 2009-2012); Fellowship de Ultrassom Ocular (Santa Casa de São Paulo 2011-2012).

Comentários (11)

  • Avatar

    Adelia Bilhares

    |

    Bom dia
    Meu filho teve perda de um olho, causado por verme de cachorro, diagnosticado com DUSNI. Gostaria de saber sobre tratamento atual.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Adelia, ele deve ter tido NEURORETINTE UNILATERAL SUBAGUDA DIFUSA. É uma doená muito grave mesmo porque afeta a retinas e o nervo óptico causando danos muito graves. O ideal nestes casos é que o tratamento ocorra antes que a visão seja afetada, o que as vezes é difícil pois o diagnóstico só ocorre nas fases tardias. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Florência Salvador

    |

    Há três meses sofri uma embolia macular do olho esquerdo,tenho andado em consultas , ainda hoje tive no oftalmologista , do qual me informou que não há nada a fazer a não ser prevenção, encaminhado-me para um cardiologista, porque foi originada por problemas cardíacos, gostaria se de fato é assim. Pois fiquei muito afectada desta vista.Poderia-me dar-me alguma informação sobre o assunto , obrigado.

    Reply

  • Avatar

    juarez antonio firmino

    |

    srs drs fui ao md hoje e ela viu uma sonbra na minha retina disse que precisava tomar injeçao nos olhos e nao garantiu melhora seria lago grave prque nao faço so de oculos minha vista e boa seria algo preocupante tenho 69 sou uma pessoa saudavel me deixou preocupado ou procuro outro md para avaliaçao ,

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Juarez, obrigado pelo contato. Em geral, doenças da retina necessitam de tratamento precoce. Veja a possibilidade de inicia-lo o mais breve. Tebte esclarecer o maximo das suas duvidas na consulta com seu médico, do contrário pedir uma 2a opinião também. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Erychori

    |

    O que fazer para contar com os vossos serviçosonhos?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá obrigado pelo contato… Vc pode enviar um WhatsApp para o número que consta em nosso site… Att equipe RetinaPro

      Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá obrigado pelo contato… Vc pode enviar um WhatsApp para o número que está no nosso site.. Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Edgar carvalho

    |

    Foi ótimo essa informação

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Obrigado, Edgar, continue nos seguindo, toda semana teremos conteúdo novo. Atenciosamente, equipe retinapro.

      Reply

Deixe um comentário