Os olhos são órgãos sensíveis e que podem sofrer agressões diárias. A poeira, a poluição, a baixa umidade do ar e a exposição solar são alguns exemplos de condições agressivas para eles. Essas agressões constantes podem ocasionar problemas para a visão, inclusive doenças da retina. Mas é possível evitá-las com medidas preventivas, garantindo mais saúde para os olhos.
Conheça as principais causas de doenças da retina e também alguns tipos dessas patologias, para saber como se prevenir.
Saiba o que pode causar doenças da retina
1. Diabetes
O diabetes é um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças na retina. Ele é a causa principal da retinopatia diabética, que se trata do estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos da retina e também o enfraquecimento de suas paredes, causando complicações oculares que podem levar à perda da visão.
2. Arteriosclerose
A má circulação sanguínea nos olhos e também o acúmulo de gordura nas artérias podem causar seu endurecimento e obstrução, ocasionando Arteriosclerose. Com isso, a veia principal da retina sofrerá com hipertensão, ocasionando perda da visão temporária ou permanente.
3. Hipertensão e problemas circulatórios
A hipertensão arterial também é causadora de doenças da retina, como a retinopatia hipertensiva, caracterizada pela má circulação nos olhos, que ocasiona o endurecimento das artérias e a morte celular progressiva, levando à perda da visão.
4. Avanço da Idade
Após os 50 anos, há o aumento do risco da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Com o avanço da idade, as doenças de retina e outras relacionadas à visão são mais frequentes. Mas esse problema pode ser retardado e prevenido com uma alimentação saudável e bons hábitos, como parar de fumar.
5. Exposição prolongada à luz solar
A radiação solar pode causar danos aos olhos, provocando problemas de visão a longo prazo. É essencial proteger os olhos com óculos escuros que possuam filtro UV.
6. Problemas circulatórios
Problemas de circulação impedem o livre fluxo sanguíneo pelo organismo. É através do sangue que as células e tecidos recebem a oxigenação adequada e nutrientes. Por isso, quando o fluxo sanguíneo é insuficiente, pode ocorrer o envelhecimento precoce das células, afetando também a retina.
7. Má alimentação
Os olhos precisam de vitaminas para se manterem saudáveis. Uma alimentação com baixo teor nutricional ou então rica em gorduras não oferece aos olhos as substâncias que eles necessitam. O resultado é o enfraquecimento das células, seu envelhecimento e degeneração precoces.
Outros problemas que afetam os olhos e como se prevenir deles
Ainda há muitos outros problemas que afetam os olhos e a retina. Alguns deles são:
Descolamento de Retina
Problema caraterizado pelo afastamento da retina de sua da posição normal, que ocasiona embaçamento da visão. Um dos sintomas mais comuns é a percepção de sombras ou manchas escuras e flashs luminosos no campo da visão. Seu tratamento é cirúrgico, na maioria dos casos.
Glaucoma
Doença que atinge o nervo ótico e está relacionada ao aumento da pressão ocular. Com a progressão, ocorre uma lesão no nervo óptico, que pode resultar em danos permanentes que levam à atrofia no nervo e, por fim, à cegueira. Seu tratamento é feito com o uso de colírios para reduzir a pressão ocular. A cirurgia está indicada quando não é possível o controle da doença com medicamentos.
Astigmatismo
Diferença entre a curvatura dos meridianos da córnea ou do cristalino, que leva à visão distorcida das imagens.
Miopia
Caracterizada pela percepção e foco da luz antes da retina, o que causa a dificuldade para enxergar objetos distantes, levando também à perda do foco e ao cansaço visual.
A prevenção de todos esses problemas e outros se dá por meio da boa alimentação, principalmente com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, C, D, E e do complexo B, com ação antioxidante.
Devem-se evitar alimentos gordurosos, o uso do tabaco e a exposição solar prolongada, bem como ter cuidado para não sofrer lesões no globo ocular.
Essas medidas podem te ajudar a manter a saúde dos seus olhos. Porém, para evitar as doenças da retina e outros problemas de visão, é necessário que se faça visitas regulares ao oftalmologista, no intuito de realizar exames especializados e diagnosticar possíveis problemas de forma precoce.
Entre em contato com a RetinaPro e tire suas dúvidas sobre doenças da retina com nossa equipe de profissionais, para que você possa enxergar cada dia melhor e manter sua independência mesmo com a chegada da idade.
Mais artigos sobre a saúde de seus olhos em Blog da Retina
Créditos: bit.ly/577.ref