Ardor nos olhos: descubra quais as doenças causam esse sintoma!

Mulher com sintomas de ardor nos olhos

Você já sentiu um ardor nos olhos associado com outros sintomas, como coceiravermelhidão, lacrimejamento e até mesmo dor de cabeça?

Esse quadro não é raro e pode acometer pessoas de qualquer idade, porque está relacionado a diferentes fatores que causam sensibilidade ocular.

Embora seja algo comum, isso não significa que não devemos estar atentos quando isso acontece. Afinal, os olhos são órgãos essenciais que requerem muito cuidado. Além disso, a sensação de ardência pode tanto estar relacionada a agentes externos ou a doenças oculares.

Por isso, preparamos este artigo explicando quais sinais deve-se prestar atenção, quais as causas mais comuns do ardor nos olhos e o que fazer para resolver essa questão de saúde ocular.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

Entendendo o ardor nos olhos

O ardor nos olhos é um sintoma que pode estar associado a diversas doenças, de causas diferentes e com tratamentos específicos. Por este aspecto, é essencial observar a manifestação do ardor, seu histórico e com quais outros sintomas podem estar presentes.

Confira a seguir os sinais que os olhos emitem e saiba como resolver.

Sinais que os olhos emitem

Ter uma boa visão é essencial para desempenharmos as tarefas no dia a dia de forma independente.

Mas os nossos olhos são muito sensíveis e por isso que precisamos cuidar muito bem deles, de modo atento aos sinais que emitem.

Justamente por causa dessa sensibilidade é muito comum sentirmos coceira, percebermos vermelhidão e também ardor nos olhos.

Esses sintomas incomodam bastante e, dependendo da sua causa, também desencadeiam dor de cabeça, prejudicando nossas atividades rotineiras.

É muito importante entender que os sinais que os nossos olhos emitem são respostas a algum tipo de agressão sofrida.

São um alerta e, em alguns casos, até mesmo um pedido de socorro que precisa ser atendido para que a saúde ocular não seja prejudicada.

Causas do ardor nos olhos e sintomas associados

O ardor nos olhos, e outros sintomas que surgem junto com ele, podem ser causados por agressões externas, como o contato com a fumaça e a poeira.

Em outras situações, esse sinal é emitido quando há alguma doença ocular, como a conjuntivite.

Nos dois casos, não devemos ignorar essas manifestações. É preciso entender o que está causando o quadro para eliminar o agente irritante ou buscar o devido tratamento.

Afinal, as agressões que os nossos olhos sofrem podem ser inofensivas, mas também evoluir para quadros mais graves, ocasionando a perda da visão.

A seguir, listamos alguns fatores que podem desencadear este sintoma, de modo que você entenda o que irrita a visão. Veja quais são eles!

Lubrificação inadequada

Uma produção adequada de lágrimas é fundamental para manter o globo ocular bem lubrificado. Quando ocorre um ressecamento, manifesta-se ardor nos olhos, vermelhidão, coceira e até mesmo quadros dolorosos.

Essa lubrificação inadequada pode acontecer em função da desidratação orgânica, por permanecer em ambientes muito secos, por causa do vento, da exposição à poeira ou fumaça, da baixa umidade do ar, entre outros.

Uso de lentes de contato

O uso de lentes de contato também pode estar associado a este sintoma, sobretudo, quando há acúmulo de micropartículas na lente ou, ainda, alguma reação alérgica à solução de limpeza.

Outra possibilidade é este sintoma pode ser decorrente do uso prolongado das lentes de contato, o que gera um ressecamento ocular e irritação local.  Por isso, fique sempre atento:

  • Armazenamento adequado da lente
  • Lubrificação correta
  • Higiene pessoal e manipulação da lente de contato
  • Respeitar as recomendações de uso da solução de limpeza

Constulta com oftalmologista, queixa de ardor nos olhos

Quadros alérgicos e irritações

Quadros alérgicos, como a rinite, também causam ardor nos olhos, além de afetar as vias aéreas superiores. Eles são desencadeados por diversos fatores que podem variar de pessoa para pessoa, como é o caso de:

  • poeira;
  • fumaça;
  • poluição;
  • pólen;
  • odores fortes;
  • produtos químicos;
  • maquiagem.

Quando a alergia se manifestar é muito importante que a pessoa se lembre das substâncias com que teve contato ou das circunstâncias às quais ficou exposta.

Isso é importante para entender o que desencadeia alergia em seu caso e evitar esses fatores, mas também é necessário procurar a ajuda de um especialista.

Este sintoma pode ser o sinal de uma irritação provocada por algum agente que desencadeou uma reação alérgica ou inflamatória. A poeira, poluição e fumaça, além de causarem alergias, deixam o globo ocular irritado.

Mas não são somente elas, o uso de maquiagens, o contato com substâncias químicas, alguns cosméticos, o cloro da piscina, sabonetes e shampoos também irritam os olhos.

Esse pode ser um quadro agudo que cessa de forma espontânea, ou pode desencadear uma condição mais grave se os tecidos inflamarem.

Doenças oculares

Algumas doenças que afetam a visão podem cursar com ardor nos olhos. A seguir, listamos as principais delas e suas características.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação que afeta os tecidos oculares, provocando sintomas muito desconfortáveis, como:

Pode ser desencadeada por um quadro alérgico, mas também ser consequência de uma infecção por microrganismos, como fungos, vírus ou bactérias.

Síndrome do olho seco

Essa síndrome afeta a lubrificação do globo ocular e se caracteriza por uma produção inadequada de lágrimas ou a baixa qualidade delas. Como consequência, os olhos ficam ressecados em sua superfície, provocando ardor, coceira e vermelhidão.

Síndrome da visão do computador

Esse é um problema muito comum atualmente, também conhecido como síndrome do uso do computador ou do uso excessivo do computador.

Caracteriza-se pela redução da quantidade de piscadas em função do tempo prolongado com os olhos focados nesse eletrônico, no celular, no tablet, na televisão ou em tarefas detalhistas, que deixam os olhos cansados e ressecados.

Embora este sintoma exija atenção, é sempre importante evitar medidas caseiras para solucionar esse problema ou outros sintomas. A automedicação não é recomendada porque pode agravar a condição ou levar a outras.

O ideal, então, é procurar um oftalmologista para que ele possa fazer uma avaliação e indicar a melhor medida terapêutica.

Aproveite e leia também sobre o surgimento de caroço no olho, suas causas e como tratar!

O que fazer ao sentir ardor nos olhos?

Identificando o sintoma de ardor, incômodo e vermelhidão nos olhos, alguns comportamentos devem ser seguidos até que você realize uma consulta com oftalmologista.

Por isso, fique atento:

  • Pisque frequentemente: o ato de piscar distribui de adequada as lágrimas pelo globo ocular, promovendo uma melhor lubrificação
  • Evite esfregar os olhos: ao levar as mãos aos olhos, esfregando, você pode transportar microrganismos que podem agravar o quadro de ardor e incômodo
  • Evite olhar para telas ao sentir ardor nos olhos: caso não seja possível evitar olhar para telas, intercale o trabalho com períodos de descanso visual, ao menos de 5 minutos

Vale ressaltar que, nestes cenários, é recomendado realizar uma consulta com um médico ou médica especialista em oftalmologia. Estes profissionais são os únicos capazes de, efetivamente, diagnosticar e propor tratamentos contra doenças oculares.

Equipe médica especializada no tratamento de doenças relacioandas ao sintoma de ardor nos olhos

Ardor nos olhos que não passa! O que fazer?

Caso os sintomas de ardor nos olhos persistam ou, ainda, se tornem mais graves e associados a outros quadros, você deve procurar quanto antes um oftalmologista.

Como sabemos, a oftalmologia é a especialidade médica destinada ao diagnóstico e tratamento de doenças oculares. Sendo o ardor nos olhos um sintoma associado a diversas doenças, é necessário que seja avaliado por um médico para a definição do diagnóstico correto.

Além disso, é fundamental ressaltar que, independente do tipo ou classe de doenças, seu tratamento evolui de maneira satisfatória quando detectada de maneira precoce. Por isso, não subestime sinais ou releve sintomas. Procure, sempre, um médico.

Sintomas preocupantes

Em alguns cenários, é possível que o ardor nos olhos persistente esteja associado ao desenvolvimento de doenças que demandam a rápida intervenção médica. Ou seja, a consulta com um oftalmologista é, ainda, a melhor estratégia inicial para a cura.  

Fique atento, sobretudo, se você ou alguma pessoa próxima apresenta os seguintes sintomas adicionais:

  • Alterações na visão
  • Secreção ocular
  • Vermelhidão extrema

Caso a resposta seja positiva, agende quanto antes uma consulta com oftalmologista para que o tratamento adequado seja prontamente iniciado.

Reside em Belém e está sentindo ardor nos olhos? Agende agora a sua consulta!

Fachada da RetinaPro, especialista no diagnóstico e tratamento de doenças associadas ao ardor nos olhos

Conclusão

O ardor nos olhos é um sintoma comum, contudo, que demanda atenção. Desde uma simples irritação passageira até um sintoma associado a uma doença mais grave, a sensação de ardor, desconforto ou incômodo nos olhos é um sinal que deve ser respeitado.

Como vimos ao longo do artigo, este sintoma pode ser decorrente de doenças oculares como conjuntivites ou, ainda, síndromes relacionadas ao uso constantes de telas de dispositivos como computadores, tablets, celulares ou televisores.

Por este aspecto, a consulta com oftalmologista é a única e efetiva resposta para o diagnóstico e tratamento da doença relacionado ao sintoma de ardor nos olhos.

A RetinaPro é especialista em diagnóstico e tratamento de doenças oculares, contando com um corpo clínico altamente qualificado.

Nossos profissionais de saúde se empenham diariamente no cuidado e na melhoria da qualidade de vida de todos os pacientes atendidos, desenvolvendo tratamentos e procedimentos avançados e acompanhados de uma atenção e escuta ativa.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta com oftalmologista na RetinaPro!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content