Ceratite: Saiba o que é, quais são os sintomas e tratamentos dessa doença

original-576d221466dddac71ba4f77e84e53160-600x600

A ceratite é uma inflamação ou irritação de uma camada da córnea (epitélio), a parte mais externa do olho que cobre a íris e a pupila. Entre as causas mais comuns encontram-se as infecções e as lesões.

Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a ceratite, respondendo questões sobre causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. Continue a leitura para saber mais!

Quais são as causas da ceratite?

As causas mais comuns da ceratite são irritações oculares por poluição ou produtos químicos, disfunções do filme lacrimal e olho seco. Além disso, o contato de água contaminada (oceanos, rios e lagos) com os olhos também pode provocar uma ceratite infecciosa.

Outra causa frequente é o uso incorreto de lentes de contato. Os fungos, bactérias ou parasitas podem se fixar na superfície das lentes ou em seu estojo. Além disso, a utilização prolongada das lentes pode levar à ceratite devido ao trauma excessivo na superfície da córnea, causando lesões que a fragilizam e abrem espaço para o alojamento de microrganismos.

Os principais tipos de ceratite podem ser causados por bactérias (ceratite bacteriana), vírus (ceratite viral), fungos (ceratite fúngica) ou parasitas . Veja a seguir as características de cada um.

Ceratite bacteriana

Em geral, as bactérias responsáveis pela ceratite são os Staphylococcus aureus, e para quem usa lentes de contato, são os Pseudomonas aeruginosa. A ceratite bacteriana também pode ter outras causas, como:

  • baixa imunidade, causada por alcoolismo, diabetes ou má nutrição;
  • doença recente da córnea;
  • trauma ou ferimento;
  • uso de medicamento ocular contaminado;
  • utilização de esteroides tópicos.

Ceratite viral (herpética)

É uma infecção causada pelo vírus herpes simples (HSV). Há dois tipos principais de vírus que podem afetar os olhos pelo contato das mãos infectadas: o tipo I (mais comum) infecta principalmente a região do rosto, provocando a conhecida úlcera do herpes labial. Já o tipo II é a forma de herpes transmitida sexualmente, que infecta os órgãos genitais.

Ceratite fúngica

Trata-se de uma infecção causada por um tipo de ameba (organismo unicelular) microscópica e de vida livre, que se alojam em água (lagos e oceanos), solo e ar. Conhecida como Acanthamoeba, esse microrganismo causa a ceratite quando entra em contato com a córnea, causando infecção.

Quais sãos os principais sintomas da ceratite?

Os sintomas podem variar dependendo do tipo de ceratite que se instala. Em geral, os sinais mais comuns são:

Como é feito o diagnóstico?

Para um diagnóstico preciso, o oftalmologista faz uma raspagem superficial na córnea para retirar uma pequena amostra de material com o objetivo de identificar o tipo de ceratite e a gravidade da infecção e lesão.

Quais são os tratamentos?

Os tratamentos para a ceratite ocular dependem das causas identificadas, assim como da gravidade das lesões na córnea. Em geral, a ceratite bacteriana é tratada com a aplicação local de medicamentos antibióticos e pode exigir acompanhamento. Além disso, pode haver a necessidade de administração de uma medicação esteroide, aplicada sobre o olho em forma de colírio.

Como prevenir a ceratite?

Para prevenir o desenvolvimento da ceratite é fundamental proteger a região ocular contra contaminações. Nesse sentido, a higiene constante das mãos é essencial, assim como manipular, armazenar e limpar as lentes de contato de maneira segura e correta.

Além disso, é preciso considerar que a visão pode ser preservada quando a ceratite bacteriana é diagnosticada e tratada precocemente, pois em casos graves, ou se a infecção afetar o centro da córnea, pode ocorrer uma diminuição na capacidade de enxergar ou até causar a cegueira. Nesse caso, é necessário fazer um transplante de córnea para restaurar a visão.

Como vimos, a ceratite é provocada por bactérias, vírus ou fungos, e quando não tratada em tempo hábil pode levar à perda da visão. Por isso, é fundamental adotar medidas de prevenção e se consultar com um oftalmologista aos primeiros sinais.

Gostou de saber sobre a ceratite? Saiba mais sobre os problemas que afetam a visão acessando outros materiais educativos que disponibilizamos em nosso blog!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content