Embora cada parte do nosso corpo tenha suas funções específicas, elas apresentam intima relação. Por isso, quando problemas acometem um órgão ou sistema isso pode se refletir em outras áreas. É o que acontece, por exemplo, com a doença de Behçet, que provoca diversas complicações, inclusive para os olhos.
Essa doença afetao organismo de um modo geral, provocando problemas para a boca, pele, os genitais, o sistema digestivo, vascular, entre outros. No que se refere aos olhos, exige atenção porque desencadeia problemas que podem levar à perda de visão.
Como esse tema é muito importante, preparamos este artigo para apresentar a você maiores detalhes sobre a doença de Behçet, as complicações orgânicas que ela provoca e os prejuízos que causa para os olhos. Continue lendo e entenda como se dá a relação entre ela e a nossa visão.
O que é a doença de Behçet?
A doença de Behçet é uma inflamação crônica que se instala nos vasos sanguíneos, ou seja, um tipo de vasculite. Esse distúrbio tem característica recidivante e multissistêmica, assim, sua tendência é se manifestar diversas vezes afetando várias partes do corpo e causando inflamação nas mucosas.
Essa vasculite pode afetar tanto as pequenas quanto as grandes veias ou artérias. Tem uma proporção similar entre a população feminina e masculina, sendo mais comum em indivíduos adultos e ocorrendo de forma ocasional em crianças.
Ainda não se sabe exatamente quais são as causas dessa doença, entretanto, fatores imunológicos, virais ou bacterianos se caracterizam como um risco para o seu desenvolvimento. Aliás, o modo como essa enfermidade se manifesta está relacionado ao sistema imune do indivíduo.
A função do sistema imunológico é combater agentes patógenos provocando inflamações controladas. Quando a doença de Behçet se manifesta, esses processos inflamatórios ocorrem de forma descontrolada, por isso, surgem diversas feridas no organismo, além de complicações para o funcionamento de órgãos e outros sistemas orgânicos.
Quais regiões do corpo essa doença afeta?
Conforme citamos, a doença de Behçet tem consequências multissistêmicas. Sendo assim, ela afeta várias regiões do corpo provocando prejuízos para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo que a desenvolve. Algumas áreas afetadas por ela são:
- boca: com formação de úlceras dolorosas e recorrentes;
- pele: provoca manifestações que variam entre lesões, nódulos e outros;
- sistema digestivo: desencadeia úlceras, dor abdominal, diarreia e hemorragia digestiva;
- genitais: provoca úlceras profundas, mais comumente na vulva e no escroto;
- articulações: geralmente afeta joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos, com dores e artrite;
- sistema nervoso central: ocasiona meningite, meningo-encefalite e inflamações no cérebro;
- sistema vascular: entre outros muitos prejuízos, causa aneurisma e formação de trombos, prejudicando, inclusive, os vasos pulmonares;
- olhos: desencadeia inflamações como a uveíte, vasculite retiniana, vitreíte, coroidite, oclusão vascular e neurite óptica.
Os prejuízos dessa doença são muito extensos pelo fato de ela comprometer os vasos sanguíneos. Sendo assim, uma vez que todo o organismo depende deles, as complicações são muito diversas e provocam grande abalo para a saúde do indivíduo.
Quais são os sintomas da doença de Behçet?
Como você viu, a doença de Behçet tem diferentes manifestações e, justamente por isso, os sintomas que ela desencadeia são muito variados e podem ser diferentes para cada indivíduo, mudando em sua forma de apresentação e intensidade. De toda forma, os sinais mais característicos desse distúrbio são:
- feridas dolorosas e recorrentes na boca;
- feridas nas genitais;
- lesões e/ou bolhas na pele;
- alterações na visão;
- dores nas articulações;
- desconforto digestivo ou intestinal;
- inflamação nos olhos;
- hipópio (acúmulo de pus no globo ocular).
Além de tudo isso, quem a desenvolve pode ter episódios de febre e uma sensação geral de mal-estar.
Como a doença de Behçet se relaciona com os olhos?
Assim como qualquer outra parte do nosso corpo, os olhos precisam ser irrigados pelo fluxo sanguíneo para manter a devida oxigenação das suas células, bem como o envio de nutrientes para elas. É desse modo que seus tecidos se mantêm saudáveis e em pleno funcionamento.
No entanto, a doença de Behçet prejudica essas funções por provocar inflamações nos vasos e veias. Como consequência, os olhos desenvolvem diversos problemas e alguns muito preocupantes, porque podem reduzir gradativamente a acuidade visual e levar à cegueira. Assim, trata-se de uma condição alarmante.
Veja a seguir alguns problemas que ela causa para os olhos e uma breve explicação a respeito sobre eles.
Uveíte
A uveíte é uma inflamação considerada como grave que afeta a úvea, uma camada que se estende por todo o olho. A úvea é composta por três estruturas principais, que são a íris, o corpo ciliar e a coroide. Qualquer uma delas pode sofrer esse processo inflamatório. Os sintomas da uveíte incluem:
Quando não tratada, a uveíte desencadeia complicações favorecendo o glaucoma e a catarata, além de alterar a anatomia natural do olho, levando à cegueira.
Vasculite retiniana
É uma inflamação que ocorre especificamente nos vasos sanguíneos da retina, localizada no fundo do olho. Ela pode ocorrer como uma complicação isolada ou associada a outros problemas. Seus sintomas incluem:
- percepção de flashes luminosos;
- dificuldade para enxergar cores;
- moscas volantes.
É uma condição que também exige atenção pelo fato de que reduz a acuidade visual, além de prejudicar a oxigenação e nutrição do globo ocular.
Coroidite
A coroidite é uma síndrome inflamatória que afeta a coroide, uma camada vascular profunda do globo ocular. Pode se manifestar em apenas um olho ou nos dois. Seus sintomas mais característicos incluem:
- sensibilidade à luz;
- moscas volantes;
- perda parcial da visão.
Geralmente não provoca dor, entretanto, tem complicações quando não tratada, que incluem danos ao nervo óptico, descolamento da retina, glaucoma, catarata e cegueira.
O que não podemos esquecer é que, além de todos os prejuízos que a doença de Behçet provoca, quando ela afeta os olhos a perda da visão não pode ser revertida, por isso, o indivíduo pode ficar cego. Assim, é fundamental estar atento aos sinais desse problema e buscar tratamento o quanto antes.
Você já conhecia todas essas complicações da doença de Behçet? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos possam ficar bem informados também.