Tumores oculares: saiba tudo sobre essa condição!

tumores-oculares

O olho pode ser afetado por uma série de inflamações e doenças, tais como catarata, hordéolo e calázio. Mas também pode ser suscetível a doenças mais graves, como tumores oculares. Estes podem ter origem no próprio olho ou serem provenientes de um tumor que o indivíduo apresenta em outro local do corpo.

O aparecimento de tumores no olho é relativamente raro. No entanto, eles podem surgir desde a infância, nos primeiros anos de vida, adultos e idosos. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este artigo e conheça quais são os principais tipos, os sintomas e quais as formas de tratar os tumores oculares. Confira!

Melanoma de coroide

Esse é um dos tipos de tumores oculares que, geralmente, acomete pacientes adultos. O melanoma de coroide ocorre na região intraocular (dentro do olho). Geralmente, esse tumor é mais comum em idosos de pele clara.

Um exame de rotina como mapeamento de retina identifica o tumor. O tratamento pode necessitar de cirurgia para braquiterapia ou remoção do globo ocular.

Metástase ocular

Tumores oculares desse tipo são decorrentes de tumores formados em outra região do corpo, disseminados pela corrente sanguínea. Geralmente, o paciente já desenvolveu câncer de mama, pulmão ou próstata. A metástase ocular ocorre na região mais vascularizada dentro do olho (a coróide), sendo assim, não costuma causar alteração estética, mas piora a visão do paciente.

O tratamento da metástase vai depender do tumor que está no órgão de origem. Nesses casos, é importante manter em sintonia o tratamento indicado pelo oncologista ocular juntamente com o oncologista que cuida do tumor primário do paciente. As formas de tratamento podem variar de medicações, radioterapia e/ou cirurgia.

Carcinoma conjuntival

Carcinomas são tumores oculares que afetam a superfície ocular. Elas atacam as células de revestimento da conjuntiva, chamadas de epitélio. Dentre os sintomas mais característicos estão o olho vermelho que não melhora, surgimento de material amarronzado ou de uma ferida na borda da pálpebra ou de pinta na superfície do olho.

O tratamento para a carcinoma é por meio de cirurgia, aplicando técnicas especiais. Ainda é possível realizar tratamento complementar. Este pode ser baseado em quimioterápicos em forma de colírio.

Essas foram algumas informações sobre tumores oculares. O diagnóstico bem feito é fundamental para iniciar um tratamento eficiente. Mas esse procedimento não pode ser realizado em qualquer lugar. É preciso saber escolher uma boa clínica oftalmológica. Fazer uma pesquisa em locais de referência, pedir indicações a conhecidos e analisar a especialidade do profissional são algumas ações necessárias para ajudar nessa escolha.

E então, você apresenta alguns dos sinais apresentados neste texto? Conte para a gente deixando um comentário neste post!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content