Como as doenças reumáticas podem afetar os olhos
As doenças reumáticas, popularmente conhecidas como reumatismo, são um grupo de patologias que acometem o sistema locomotor, ou seja, as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos.
No entanto, algumas doenças reumáticas também comprometem outros sistemas, como o cardiovascular, o renal e o respiratório, a pele e, até mesmo, a visão.
Existem mais de 100 doenças reumatológicas descritas, sendo que as mais conhecidas são artrose (ou osteoartrite), artrite reumatoide, gota, febre reumática, tendinite, bursite e osteoporose.
O objetivo deste post é esclarecer como esse grupo de doenças pode afetar a visão e alertar sobre os seus sintomas. Afinal, conhecer os sinais é fundamental para evitar sérias repercussões para a saúde ocular. Confira!
Quais as doenças reumatológicas que afetam a visão?
Existem algumas doenças reumáticas que acometem os vasos e as estruturas responsáveis pela visão.
A doença reumática mais prevalente na população é a artrite reumatoide, patologia que causa inflamação das articulações e sua destruição.
O portador de artrite reumatóide pode ter manifestações oculares inflamatórias durante o curso da doença, pois na mesma são formados anticorpos que atacam o próprio organismo.
Além disso, as medicações usadas no tratamento, como a hidroxicloroquina e a cloroquina, podem ter implicações negativas na visão.
Portanto, o paciente com artrite reumatoide deve realizar acompanhamento oftalmológico regular a cada 6 meses.
Outras doenças que causam manifestações na visão são o lúpus eritematoso sistêmico e a síndrome de Sjorgen, que cursam com olho seco.
Além disso, podemos citar a espondilite anquilosante, síndrome de Behçet, polimialgia reumática e a síndrome de Reiter como outras patologias que comprometem a saúde ocular.
Como é esse acometimento?
Na artrite reumatoide, o organismo cria anticorpos contra os tecidos conjuntivos do próprio corpo. Ainda não se sabe claramente qual é o motivo dessa disfunção, mas ela também acontece em outras patologias autoimunes.
Os tecidos conjuntivos estão presentes nas articulações, em tendões, nos ligamentos, nas cápsulas envolvendo os tecidos e nos tecidos de sustentação dos órgãos. Esse tipo de tecido também é importante no sistema ocular, pois constitui e envolve os olhos.
Quando os anticorpos atacam a esclera (a parte branca do olho), o paciente desenvolve a esclerite, uma inflamação nesta região que é caracterizada por vermelhidão, dor, inchaço local, diminuição da visão e, algumas vezes. a presença de um nódulo.
Outra manifestação da artrite reumatóide nos olhos é a episclerite, caracterizada pela inflamação da episclera, um tecido conjuntivo vascular e denso que recobre a esclera. Normalmente essa condição é menos grave que a esclerite e se manifesta com vermelhidão e ardor ocular.
Como é o tratamento indicado?
Como a causa dos acometimentos acima é a inflamação, é preciso combatê-la. Nesse caso, é necessário procurar um oftalmologista, para que a doença seja tratada precocemente e não haja repercussões.
Os medicamentos usados são os anti-inflamatórios, que podem ser prescritos por via oral ou tópica (colírios).
As doenças reumáticas acometem grande parte da população e podem prejudicar a visão. Dessa forma, se houver desconforto nos olhos ou alguma dificuldade para enxergar, deve-se procurar o médico oftalmologista rapidamente, principalmente se o paciente já souber que é portador de doença reumática.
E então, entendeu como as doenças reumáticas podem acometer a visão? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail artigos exclusivos sobre saúde ocular!