Dr. Alexandre Rosa explica as sequelas da Covid-19 na retina

Dr. Alexandre Rosa explica as sequelas da Covid-19 na retina

A infecção do Coronavírus traz diversas consequências para o corpo, inclusive para os olhos. Dessa forma, um dos temas que está em alta e levanta muitas dúvidas é relativo às sequelas da Covid-19 na retina.

A retina é uma camada fina que fica localizada na parte superior dos olhos e faz a captação das informações externas, passando esse sinal para o nervo óptico. Ao ter problemas nessa estrutura, o paciente pode começar a apresentar sintomas, como o embaçamento da visão, dor, desconfortos, aparecimento de moscas volantes e até mesmo a perda súbita da capacidade de enxergar.

Ainda não se sabe completamente a relação da Covid com a saúde ocular, mas já se entende que ela pode impactar tanto durante quanto após a infecção, trazendo diferentes sequelas para esse órgão.

Para falar mais sobre o assunto, tão pertinente no momento, conversamos com o Dr. Alexandre Rosa, médico aqui da RetinaPro. Ele é formado em medicina, doutor em Oftalmologia e especializado em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Confira como foi a nossa conversa e tire todas as dúvidas sobre as sequelas da Covid-19 na retina e outras questões a respeito dessa infecção e da saúde ocular.

O que os estudos têm mostrado em relação às sequelas da Covid-19 para a saúde ocular?

R: A doença é ainda muito nova. Todos os meses surgem novas publicações com dados relacionados a possíveis complicações oculares da Covid-19, desde trombose, quando pequenas placas interrompem o fornecimento de sangue para uma parte dos olhos, até quadros de isquemia na retina, o entupimento na veia dessa estrutura.

Possivelmente, no futuro, haverão estudos mais definitivos que realmente consigam mostrar a relação entre as sequelas da Covid-19 na retina e a saúde ocular.

O contágio da Covid-19 pode acontecer pelos olhos? Se sim, como prevenir?

R: Na verdade, o contato com qualquer mucosa pode facilitar o contágio com o Sars-Cov-2, outro nome utilizado para falar do Coronavírus, seja ela oral, nasal ou ocular. Por isso, o método de prevenção mais adequado ainda é lavar as mãos e evitar tocar essas regiões do corpo.

Se houver a necessidade de coçar os olhos, por exemplo, deve ocorrer a higienização prévia das mãos com sabão e água, seguido da aplicação do álcool em gel.

Qual é a relação entre a Covid-19 e a conjuntivite?

R: Cerca de 1% dos casos de Covid-19 podem apresentar simultaneamente um quadro de conjuntivite viral, portanto é importante orientar aos pacientes que estão com quadro de inflamação da conjuntiva sobre o surgimento de outros sinais da infecção pelo Sars-Cov-2, como:

  • febre;
  • tosse;
  • dor de cabeça;
  • fadiga e
  • falta de ar.

Quais são as principais sequelas da Covid-19 na retina?

R: Existem diversas sequelas da Covid-19 na retina descritas, as mais comuns são quadros de trombose venosa, onde há a presença de múltiplas hemorragias dentro do olho, e quadros de isquemia arterial, caracterizada pela interrupção do sangue na retina. Ambos são quadros dramáticos com potencial de levarem a uma redução significativa da visão, caso não sejam tratados de forma precoce.

É possível que os pacientes percam totalmente a visão após ter Covid?

R: Nos quadros citados acima, a perda total de visão pode ocorrer. Felizmente, tais complicações não são comuns nos casos de Covid-19 e não devem ser um motivo de preocupação entre os infectados.

Além das sequelas da Covid-19 na retina, existem outros problemas oculares após a infecção?

R: Além das sequelas da Covid-19 na retina, também é possível que a doença impacte outras partes do olho. As manifestações mais comuns são:

  • hiperemia conjuntival: aumento do fluxo sanguíneo para a conjuntiva, uma estrutura do olho que reveste a pálpebra,
  • quemose: inchaço da conjuntiva, o que pode dificultar o fechamento dos olhos,
  • secreção aquosa: aumento de secreção ocular,
  • epífora: perda da drenagem natural das lagrimas e
  • edema palpebral leve: excesso de fluidos nos olhos, o que causa o seu inchaço.

Existe alguma forma de amenizar os sintomas da Covid na saúde ocular?

R: A recomendação ideal é que, ao sentir qualquer alteração visual, você busque atendimento médico oftalmológico o mais breve possível. Como qualquer doença, quanto mais rápido o diagnóstico, melhor a evolução do quadro.

Agradecemos pela participação do Dr. Alexandre Rosa e esperamos que esse artigo tenha ajudado você a saber mais sobre as sequelas da Covid-19 na retina e na saúde ocular como um todo. Lembre-se, ao sentir qualquer sintoma, de buscar ajuda profissional para evitar complicações futuras.

Se você gostou do conteúdo e quer mais dicas e recomendações para a sua saúde visual, não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e YouTube. Nesses canais, nós publicamos conteúdos que vão auxiliar você a cuidar melhor de si mesmo.

Além disso, se gosta de ouvir Podcast, não perca o RetinaProscast. Ele está disponível nas maiores ferramentas de streaming do mercado, como o Spotify, Deezer e Apple Podcast. Escute agora mesmo e fique mais perto da nossa equipe.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content