Exame Ecografia Ocular

download-27-unsmushed

O exame de ecografia ocular, também conhecido como ultrassonografia ocular, é um exame de extrema importância na oftalmologia. Ele pode ser utilizado para prevenir, diagnosticar ou acompanhar o tratamento de diversas patologias que afetam os olhos e suas estruturas.

Por meio desse procedimento é possível avaliar toda a parte posterior dos órgãos. Ele, normalmente, é indicado para pacientes com mais riscos de desenvolver doenças ou com casos de catarata e opacidade de córnea.

Continue a leitura para saber mais sobre o exame de ecografia ocular, como é realizado, para que serve e quais são as principais indicações.

O que é o exame de ecografia ocular?

O exame de ecografia ocular produz uma imagem vista em tempo real pelo oftalmologista responsável. Para isso, o especialista utiliza um equipamento que emite ondas de ultrassom em direção ao olho do paciente.

Essas ondas entram no globo ocular e quando encontram algum obstáculo, como vasos sanguíneos ou outras estruturas do olho, produzem um eco, captado pelo equipamento. A partir dessas informações, é possível converter as ondas em uma imagem bidimensional que fica projetada na frente do médico em uma tela.

Essa tecnologia utilizada no ultrassom ocular está presente em diversas especialidades da medicina. A mais comum, o ultrassom gestacional, é realizado durante os exames pré-natais para acompanhar o crescimento do bebê na barriga e identificar o seu sexo.

Como o exame de ecografia ocular é realizado?

O ultrassom ocular é feito de forma similar a do exame pré-natal, mas com mais cuidado por tratar-se de uma área do corpo mais sensível. O primeiro passo é passar um gel que facilita o deslizamento do equipamento na pele. Esse produto é utilizado em pouca quantidade na pálpebra superior, pele que fica visível quando fechamos os olhos. Também é utilizado um colírio para umidificar o globo ocular.

O médico, então, coloca o aparelho, chamado transdutor, em cima da pele e observa as estruturas do olho na tela em sua frente. Para ter uma visão mais ampla, o paciente deve movimentar os seus olhos. Caso o especialista queira, é possível gravar ou tirar fotos para consultar posteriormente.

A ecografia ocular é um exame oftalmológico relativamente rápido, levando até 30 minutos para a sua realização. Durante todo o exame, o paciente fica deitado em uma maca. Após a sua realização, ele pode retornar para a sua casa normalmente.

Para que o exame de ecografia ocular serve?

O exame de ecografia ocular permite a visualização de diversas estruturas do olho, especialmente as localizadas na parte posterior, como a retina e o humor vítreo. Por meio dela, é possível diagnosticar diversos problemas, como:

Também é recomendado para pacientes que apresentam opacidade dos meios oculares, como catarata e opacidade de córnea. Nesses casos, esse é o único exame que realmente permite a visualização das estruturas.

Além disso, o ultrassom ocular é utilizado após tratamentos para avaliar a evolução do paciente. É amplamente usado depois da realização de cirurgias de catarata e de retina.

Quando é preciso fazer um ultrassom ocular?

O ultrassom ocular pode ser recomendado por um médico especializado na saúde dos olhos de diferentes formas. A primeira está relacionada com a prevenção de doenças e é recomendado, especialmente, para pacientes mais velhos, uma vez que as patologias oculares são mais comuns nessa faixa etária.

A sua realização preventivamente também é recomendada para aqueles que contam com propensão genética a certos problemas oculares, como é o caso da catarata congênita.

Outra indicação do exame de ecografia ocular é para fazer o diagnóstico dos pacientes, após serem relatados sintomas, como:

O ultrassom ocular também deve ser feito periodicamente depois da realização de procedimentos cirúrgicos, como já mencionamos anteriormente.

Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre a saúde ocular, siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube. E para mais conteúdos assim, conheça o RetinaProdcast, nosso podcast. Ele está disponível no Spotify, no Deezer e no Apple Podcast.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades