• Blog
  • Fotocoagulação a Laser: O que é? Como é feita?

Fotocoagulação a Laser: O que é? Como é feita?

Imagem de olho com uma mira de FOTOCOAGULAÇÃO A LASER.

A fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico realizado de maneira rotineira no consultório, que tem como finalidade o tratamento de diversas doenças dos olhos, sobretudo doenças vasculares, com objetivo principal de preservar a visão e impedir a progressão dessas doenças.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre esse procedimento, quais as doenças que ele trata e suas complicações. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe!

O que é a fotocoagulação a laser?

Esse procedimento é utilizado para tratar uma série de doenças, sobretudo doenças vasculares da retina. Até a sua invenção, muitas doenças dos olhos não possuíam tratamento eficaz e com relativa frequência resultavam em graves hemorragias oculares.

O laser emite um intenso feixe de luz sobre as células do epitélio pigmentado da retina, a qual converte-se em energia térmica, aumentando a temperatura do local onde é aplicado. A abrasão do tecido provoca desnaturação das proteínas, com consequente coagulação e formação de tecido de cicatrização.

Todo esse procedimento ajuda a reduzir  a formação de vasos sanguíneos anômalos na retina, responsável por causar diversas doenças como o glaucoma neovascular e a retinopatia diabética. Não se sabe ao certo qual o mecanismo que o laser promove esses efeitos na retina, algumas teorias são de que possa reduzir a quantidade de retina doente, a qual por sua vez produz uma serie de substâncias, como o VEGF (fator de crescimento do endotélio vascular) responsáveis pelo aparecimento de novos vasos.

Outras teorias seriam de que há um redirecionamento de fluxo sanguíneo para a retina não tratada e liberação de fatores de proteção vascular pelas células do epitélio pigmentado da retina.

O procedimento pode ser feito com aplicações localizadas e direcionadas em vasos específicos (a fotocoagulação focal) ou tratar a retina inteira (a panfotocoagulação retiniana).

Ilustração de uma aplicação de fotocoagulação a laser.

Quais doenças o procedimento é capaz de tratar?

Várias doenças retinianas podem ser tratadas com a fotocoagulação a laser.

  1.  Retinopatia diabética:  é uma doença muito comum, que promove o formação de novos vasos sanguíneos (neovasos) na retina, os quais podem sangrar e provocar sérios danos à visão.
  2. Oclusão da veia da retina:  ocorre uma obstrução de uma das veias da retina e, consequentemente, falta de oxigenação na periferia da retina.
  3. Fragilidades da retina como degeneração lattice ou rupturas de retina: também podem precisar de tratamento com laser.

O procedimento causa dor?

O procedimento de fotocoagulação a laser é causa pouco ou nenhum desconforto, sendo é feito, na maioria das vezes, sob anestesia tópica (colírio). Em raros casos onde o paciente queixa-se de desconforto pode ser necessário o uso de anestesia injetável, onde se infunde um anestésico periocular.

Whatsapp (91) 99343-2015

Como o procedimento é feito?

A fotocoagulação a laser é extremamente simples: o procedimento é feito no consultório médico e dura, em geral, poucos minutos.

Além de ser rápido, o paciente não precisa se preparar nem estar em jejum. Um cuidado a ser tomado é levar um acompanhante, já que o paciente terá dificuldades em enxergar por algum tempo após, devido a dilatação pupilar.

Quais são os riscos e os efeitos colaterais?

A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro, e as complicações são extremamente raras. 

Dentre as possíveis complicações destacamos a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e uma série de defeitos no campo visual.

No entanto, quando realizado por uma equipe experiente, as chances de complicações são reduzidas.

E aí, gostou deste post sobre fotocoagulação a laser? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

 

Tags:, ,

Dra. Thais Mendes

Dra. Thais Mendes

Médica Oftalmologista; Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica; Aluna de pós-graduação/doutorado UNIFESP-EPM; Retina Research Fellowship (University of California San Francisco 2012-2014); Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Fellowship Clínico e Cirúrgico em Retina e Vítreo (Instituto Suel Abujamra 2009-2012); Fellowship de Ultrassom Ocular (Santa Casa de São Paulo 2011-2012).

Comentários (77)

  • Avatar

    Ana Costa

    |

    Boa Noite Dr,
    Recebi o diagnóstico ontem que tenho a indicação para realizar o procedimento de retinoPatia edematosa, porem nao sou diabetica, e o médico nao fez nenhuma ligação a essa possibilidade, como eu ja tive toxoplasmose, ele associou ao fato dos vasos sanguíneos terem sido inflamados, e isso ter causado essa indicação, realmente acontece isso com frequência em casos de toxoplasmose, faz 4 anos que tive o auge da toxo. Obg por esclarecer. Att. Ana

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Ana, Um pouco difícil comentar sem conhecer o caso. Converse melhor com seu medico oftalmolgista a respeito. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Flavio Trindade

    |

    Boa noite. Dr. Minha Mae fez uma sessão desse procedimento no olho, aí depois de terminado a médica disse que ainda poderia ter mais 3 sessões pq ela disse que gosta de fazer esse procedimento por etapas…num olho so precisou de uma sessão e no outro será mais duas… a pergunta é. esse laser diminuio campo visual do paciente mesmo depois de muito temo? lembrando que a mácula dela e o nervo optico estão preservado

    Reply

  • Avatar

    Mário Filho

    |

    Bom dia Dr.!
    Tudo bem!?
    Fiz fotocoagulacão a laser no olho direito devido a ruptura na retina “de 10 h à 11 h” expressão do médico para exemplificar o tamanho da ruptura.
    Basta apenas esse procedimento uma vez que o líquido que escorreu misturado com sangue, no meu entender, ficou entre a retina e a coróide?
    As manchas diminuiram consideravelmente depois de 10 dias mas ainda permanecem algumas como se estivessem clareando. Antes eram como fumaça preta que acompanhavam a visão.
    Outra coisa: Depois de passado o período de recuperação poderei retomar minhas atividades físicas normalmente como musculação, correr, praticar esportes, etc, ou ficarei impossibilitado por causa desse olho?
    Agradeço demais as respostas . Deus os abençoe !

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Mário , em geral aguardamos 1 mes para observar o resultado do tratamwento. Quanto ao retorno das atividades, isso varia de médico para médico, o ideal é que veja com o seu médico que fez o tratamento, ok? Atenciosamente,

      Reply

      • Avatar

        Mário Filho

        |

        Bom dia Prof.Dr.Alexandre Rosa!
        Em relação ao comentário sobre retorno as atividades físicas depois de ter feito fotocoagulacão depois de ruptura de retina enviei, como musculação, correr, esportes…etc.
        Pergunto: Em geral depois do período de descanso solicitado… ex: 2 meses de cuidados
        como evitar ecessos de pesos, em fim…, há algum consenso quanto a proibição permanente dessas atividades e voltar a ter uma vida normal e saudável como antes?
        Tenho 51 anos, sempre muito ativo nos esportes e com alimentação muito saudável. Há muitos casos e possibilidades de atletas que mantém suas atividades. (Lógico, agora sempre com um cuidado extra).
        Obrigado pela atenção. 👍

        Reply

  • Avatar

    Maria Cecilia

    |

    Fiz o procedimento de fotocoagulacao pela segunda vez, agora fiz depois de ter feito cirurgia refrativa, eu sentindo a cabeça doer bastante e também tontura, isso é normal ?

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Cecilia, não é comum não. O ideal é que você volte ao seu médico para avaliar. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Rita

    |

    Olá Dr.!
    Hoje descobri que estou com um descolamento na retina, pelo SUS foi agendado o laser só para o dia 11/03/2020 fiquei preocupada não teria que fazer esse procedimento o quanto antes? E uma moça que estava lá disse que fez eles não colocam anestésico nenhum e que é horrível a dor!

    Reply

  • Avatar

    Milene

    |

    Boa tarde
    depois da fotocoagulaçao pode se fazer coisas diárias como andar de bicicleta outro ou caminhar no sol ou há algum repouso? grata

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Milene, em geral recomenda-se restrição apenas no 1o dia devido a dilatação da pupila, Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Aline Silva

    |

    Boa tarde Dr. minha mãe fez tratamento com laser a 2 dias e observou que a acuidade visual piorou é normal, ela tem retinopatia diabetica e haviam focos hemorragicos.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Aline, obrigado pelo contato. Em geral o tratamento com laser não interfere na acuidade visual, mas o que pode ocorrer é uma progressão da retinopatia a apesar do laser ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Ederson nunes

    |

    Olá! Eu fiz a fotocoagulacao em 2014 por causa de ruturas tenho miopia alta. Nao tinha nenhum sintoma antes, entao não posso dizer que fiquei melhor e o procedimento foi realizado com caráter preventivo ok. Mas agora o dr. Disse que apesar das ruturas terem cicatrização outras surgiram e recomendou a foTo novamente. O senhor acha que está certo?? Eu tive muita dor e muiTo desconforTo na primeira vez e estou com medo, pois fora a miopia estou bem.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Ederson, o tratamento com o laser é realmente preventivo, ou seja deve ser feito antes que haja sintomas. Existem alguns procedimentos q podem ser feitos para reduzir o desconforto, como uso de analgésicos ou infiltração de anestesico ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Fabiana Forti

    |

    Bom dia, tenho 47 anos, um histórico de auto míopes com retina degenerativa e catarata precocena minha família. Fiz a cirurgia de catarata a 8 dias no olho esquerdo. Realizei ontem a primeira foto coagulação da retina nesse mesmo olho de forma preventiva. Como vou fazer a catarata do olho direito na próxima terça, o retinologo marcou mais um laser no.olho esquerdo para segunda (5 dias após o primeiro). Estou me sentindo insegura quanto a proximidade das duas aplicações. Não seria melhor, uma vez q é preventiva um espaçamento maior? Obrigada

    Reply

  • Avatar

    Lilian Ribeiro

    |

    Tenho 45 anos. Tive oclusão de uma veia da retina aos 41 sem nenhuma doença pré existente. Os médicos falaram que poderia ser por estresse já que não tinha causa aparente. Será? Vou fazer fotocoagulacão mas fui avisada que minha visão pode piorar é assim mesmo?

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Lilian , em geral o tratamento estabiliza a visão, mas converse a respeito disso com o seu medico de retina ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Paulo Rodrigues de Lima

    |

    Olá, obrigado pelo as dúvidas das outras pessoas, então eu tenho edema macular no olho esquerdo e neovasos no olho direito, já fiz o procedimento de injeção no olho esquerdo e uma sesao a laser nós dois pois agora vejo uns flash nós dois olhos e já faz 25 dias, isso passar ou vá ficar pra sempre lembrado que tenho mais 4 sessões.?

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Paulo, o ideal é ver o estado da retina e do vítreo com o seu medico retinologo, so ele ira conseguir dizer se é algo definitivo ou não. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Stephanie Alves Pereira

    |

    Fiz no primeiro ano do ensino médio no dois olhos e nunca deu nada, mas no ano passado no início de fevereiro dia 3 se não me engano fiz de novo. Até aí tudo bem, mas depois comecei a sentir dor no olho. Pensei que não era nada e deixei de lado mas depois começou a dor olho, bochecha, ouvido e até os dentes. Parecia que eu estava levando choque, parecia onda elétricas que começava a dor pouco depois doeu tanto que pensei até em suicídio. Isso tudo começou depois que fiz a Fotocoagulação retiniana, do ano passado até agora teve dois intervalo que parou de doer por um s a dor sempre volta e cada vez pior, cheguei a achar que era neuragia do trigêmeos mas não posso afirmar. Não estava conseguindo uma consulta consegui agora e irei ao médico ainda, mas tem ideia do que poderia ter causado isso? O que eu faço? Não aguento mais as dores, é uma dor tão grande que até pensa em suicídio eu pensei!

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Stephanie, obrigado pelo contato. Não é comum a fotocoagulação provocar dor no olho após o tratamento, o ideal é que você seja examinada para investigar as possiveis causas dessas dores. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Jomar Damasceno

    |

    Boa noite pessoal e doutores, fiz hoje a fotocoagulação a laser e a minha visão está muito embaçada, é normal isso acontecer? Vai normalizar?

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Jomar, obrigado pelo contato. Pode ser pelo colirio da dilatação, mas se permanecer, procure seu medico ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Bruno

    |

    Bom dia. Meu pai vinha fazendo sessões de fotocoagulação a laser na vista direita devido ao diabetes e tendo melhoras consideráveis, porém em sua ultima sessão, ele sentiu que o médico forçou demais, fazendo ele sentir mais dor e com isso um vaso rompeu, passando a partir daí ter uma piora considerável da visão. Segundo o médico o rompimento do vaso, não teve a ver com a fotocoagulação realizada, dizendo que foi uma mera coincidência. Afirmou que o vaso romperia sozinho mesmo se meu pai não tivesse ido fazer o procedimento.

    Com isso a única solução para meu pai é operar.

    Gostaria de saber se a afirmação do médico procede.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Bruno, obrigado pelo contato. O rompimento de vasos pelo diabetes não é provocado pela aplicação de laser, mas sim pela condição pré existente que é o diabetes no caso. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    AIDA CALVERT TOULMIN

    |

    Bom dia! Tive um descolamento do vítreo e desde então vejo as moscas e os flash. So que que não consigo dormir do lado direito onde teve o descolamento porque fica como se tivessem ondas no olho… Isso é normal? Estou em São Paulo vcs teriam algum profissional para indicar ? Onde fica o consultório de vcs?

    Reply

  • Avatar

    José Luiz Muzzolon

    |

    Trato de uma obstruções na retina a quase 3 anos, fiz 3 injeções intra-ocular, que minimizaram o problema um pouco, já fiz algumas secções fotocoagulação a laser, hoje o problema está estabilizado, mesmo eu sabendo de que minha visão não será a mesma jamais . . .

    Reply

  • Avatar

    Luan

    |

    Boa tarde, estava vendo flashs de luz durante o dia, após exame foi constatado uma ruptura na retina, fiz uma fotocoagulação a laser no dia 04/03/2019, anteontem, gostaria de saber se vou parar de ver esses flash 100 %, e a partir de quanto tempo após o laser, pois ainda estou vendo. Aguardo e agradeço!

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Luan, obrigado pelo contato. Não é possível afirmar com 100% de certeza que você irá parar de ver os flashes nem quando isso irá ocorrer. A medicina não é uma ciência exata e as vezes apesar do tratamento ser feito de forma correta, os resultados são diferentes do esperado. Em geral, os pacientes referem melhora dos sintomas após algumas semanas(3 a 4) após o laser, o ideal é que o médico que realizou o procedimento reavalie você para ter certeza de que está tudo bem com a sua retina, ok? Espero ter ajudado. Atenciosamente,

      Reply

      • Avatar

        Luan

        |

        Obrigado pela atenção e resposta. Atenciosamente,

        Reply

      • Avatar

        Jomar Damasceno

        |

        Olá Dr. tudo bem?!
        Fiz o procedimento de fotocoagulação para tratar uma serosa central e minha visão está muito embaçada, vai normalizar ou deu algo de errado?

        Reply

        • Avatar

          Prof. Dr. Alexandre Rosa

          |

          Ola Jomar, as vezes a recuperação é demorada mesmo, mas em geral por volta de 1 mes já conseguimos ver os resultados. Atenciosamente,

          Reply

  • Avatar

    flavio augusto dias

    |

    Olá. Tenho diabetes e tive no olho direito um sangramento que deixou minha visão com pontos pretos. O médico disse para fazer o laser tanto no olho com problema como no outro que não apresenta problemas. Está certo ???

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Flavio, obrigado pelo contato. Existem diversar formas de tratamento para os sangramentos relacionados a retinopatia diabética. O laser desempenha ainda importante papel no manejo destas doenças. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    HELDER FERNANDO

    |

    Fiz a panfoto no olho direito e doeu muito. vou fazer no olho esquerdo também. esse procedimento vai eliminar o uso de óculos de grau?

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Helder, esse procedimento é diferente da cirurgia a laser para corrigir o grau. A PANFOTOCOAGULAÇÃO A LASER é feita para tratar doenças da retina. Para correção do grau o procedimento chama cirurgia refrativa a laser. ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Leonardo Dias

    |

    Fiz foto coagulação ontem por um início de ruptura da retina(ele falou que era um especie de marca, disse um nome mas não recordo, algo como retina cis…), mas percebi que estou vendo uma pequena luz na região oposta ao procedimento. Por existir relação? Ontem o retinologo avaliou e fez o procedimento para evitar um possível deslocamento, é possível que o laser tenha provocado algo?

    Reply

  • Avatar

    Jozi

    |

    Olá, boa tarde, apos fazer a fotocoagulação a laser preciso ficar com os olhos vedados?

    Reply

    • Avatar

      retinapro

      |

      Ola Josi, não precisa não. Atenciosamente, dr Alexandre Rosa

      Reply

  • Avatar

    Rosana

    |

    Fiz uma fotocoagulação há 3 dias e minha visão está embaçada. Era apenas para tratar uma pequena rotura inferior.
    Isso é normal? Quanto tempo demora para passar esse embaçamento?

    Reply

    • Avatar

      retinapro

      |

      Ola Rosana, as vezes pode ser devido a dilatação da pupila, mas ideal é que você sej reavaliada, ok? Atenciosamente, dr Alexandre Rosa

      Reply

  • Avatar

    Isaias

    |

    Estou com Oclusão da veia central e foi pedido um procedimento a lazer para impedir o glaucoma.Gostaria de saber os valores do procedimento.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Isaias, obrigado pelo contato. Por recomendações do Conselho de Medicina não podemos falar sobre valores de procedimentos ou consultas na internet. ok? Atenciosamente, retinapro

      Reply

  • Avatar

    Antonio

    |

    Fiz uma fotocoagulação alese 17 – 10 _18 apos quatro dias começou doer e está todo vermelho isto é normal ? o que devo fazer .

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Antonio, obrigado pelo contato. Isso não é comum ocorrer após a fotocoagulação. O ideal é que você retornoe com seu médico para reavaliar. Atenciosamente, Dra Thais

      Reply

  • Avatar

    Rodrigo

    |

    Fiz o procedimento de fotocoagulação a laser no olho esquerdo ontem, dia 17/9/2018. Retornarei ao médico em duas semanas. Percebo que minha visão ficou um pouco mais embaçada que antes. Quanto tempo demora para voltar ao normal?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Rodrigo, obrigado pelo contato. Ao voltar com o seu médico, repasse essa informação para ele, pois eçe pode checar o que esta ocorrendo. A causa do embaçamento pode estar relacionado a doença inicial, mas é bom que ele investigue melhor. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    marlene vieira

    |

    Boa tarde! Voltei ao meu cirurgião sexta e eu vou ter que fazer esse tratamento a laser….pois estou com foto coagulaçãonono olho que eu operei há um ano.descolamento de rretina e catarata.só enxergo de um olho e tenho 11:75 de miopia desse olho e vou ter que fazer laser nele também parevitar descolamento…corro risco de ficar sem enxergar??desde já agradeço a atenção.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Marlene, obrigado pelo contato. O procedimento de fotocoagulação é bem tranquilo, é muito raro que você fique sem enxergar após realiza-lo. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Adriano Lima

    |

    Tenho veias vermelhas nos olhos que me incomodam muito esteticamente faço uso de colírio de vasoconstrição pra parecer normal mas o efeito é momentâneo depois vem o efeito rebote, eu poderia fazer essa cirurgia a laser para diminuir essa dilatação das veias dos olhos? Aparentemente não tenho problemas graves na vista

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Adriano, obrigado pelo contato. Bom o ideal é que você seja avaliado para determinar qual a causa dessa vermelhidão…Como voce usa muito vasoconstritor e já percebeu que existe rebote, tem que avaliar se essa vermelhidão não esta sendo causada pelo excesso de uso desse vasoconstritor. att retinapro

      Reply

  • Avatar

    Tatia Braga

    |

    Ja fiz este procedimento por três vezes.Tenho degeneração na retina periférica,devido a miopia. Gostaria de saber se onde é realizado o laser o tecido tem uma cura ou ele pode voltar a se degenerar?
    E nesses casos de degeneração é sempre necessário fazer este laser?

    Reply

  • Avatar

    Vania

    |

    Ola minha mae esta fazendo esse tratamento ela não esta enxergado nada com esse tratamento e possível dela voltar a enxergar?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Vania, obrigado pelo contato. Precisa conversar com o médico que está fazendo o tratamento. algumas vezes a indicação pode ser que tenha sido apenas para estabilizar, ou seja, não deixar a doença evoluir. Att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Lanny

    |

    Olá estou muito receiosa em fazer esse procedimento pois tenho apenas 1 olho, tenho miopia em alto grau, fiz o mapeamento e a Dra falou que estou com pequena lesão, que esse procedimento poderia evitar um descolamento, estou com muito medo. não em doer nada do tipo mais em perder o único olho que eu tenho. Procedimento custa 250R$. Miopia de grau 223.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      ola Lanny, obrigado pelo contato. Em geral, o procedimento é feito para evitar um problema maior, no caso de sua lesão evoluir. Mas converse com o seu médico para solucionar bem suas duvidas. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Sandra

    |

    Estou com descolamentode de retina e preciso fazer fotocoagulação a laser no olho esquerdo. Gostaria de saber se o tratamento é caro. Sei que o procedimento existe pelo SUS. Mas, até conseguir, levará um tempo.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Sandra, voce pode enviar um whatsapp para nossa clinica para agendar. att retinapro

      Reply

      • Avatar

        Erica

        |

        Minha mae tem problema na retina por causa da diabete
        Estou preoculpada pra dar foto cogulacao estragar mas a visao dela

        Reply

        • Avatar

          Prof. Dr. Alexandre Rosa

          |

          Ola Erica, o tratamento com laser é feito para prevenção da evolução da doença, mas deve ser acompanhada do controle clinico da diabetes, ok? Atenciosamente,

          Reply

  • Avatar

    Solene scaldaferro

    |

    Tenho medo de fazer esse procedimento porque tenho somente um dos olhos. Tenho medo de acontecer algo errado e prejuducar o meu unico olho. O diagnistico e de lesoes retinianas perifericas infiltrada. Vcs acham que e arriscado? Uso oculos somente com 1 grau e meio e nao sinto nada de diferente em minha visao.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola, obrigado pelo contato. O procedimento é bem seguro, mas como qualquer tratamento existem riscos. Converse com seu médico a respeito, talvez as lesões que você apresente sejam mais perigosas se não forem tratadas do que o tratamento em si. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Alvaro Alejandro Perez Gabito

    |

    Boa Tarde , é possivel fazer a fotocoagulação a laser pelo Sus

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      ola Alvaro, obrigado pelo contato. Sim, esse procedimento existe pelo SUS. att. RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    THAIS

    |

    MUITO BOA A EXPLICAÇÃO, ESTOU COM MUITO INTERESSE NA ÁREA,POR ISSO VENHO FAZENDO PESQUISAS.

    OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES, SÃO DE IMPORTANTE VALOR.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Thais, obrigado pelas palavras…conte com a gente. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    maria

    |

    ótimo

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      obrigado, Maria. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

Deixe um comentário