• Blog
  • Mapeamento de retina: pra que serve?

Mapeamento de retina: pra que serve?

mapeamento de retina

Durante a consulta, o seu oftalmologista solicitou a realização de alguns exames, dentre eles, o mapeamento de retina? Não há razões para se preocupar antecipadamente, pois esse é um procedimento bastante comum — o que não diminui em nada a sua importância!

O exame de mapeamento de retina é essencial para a execução de uma análise mais aprofundada e minuciosa da retina (fundo do olho). Por meio dele, é possível alcançar um diagnóstico prévio de doenças que podem afetar a visão do paciente.

Gostaria de mais informações sobre o assunto? A seguir, explicamos o que é, como funciona, para que serve, quais os cuidados necessários para efetuar o exame e muito mais. Acompanhe!

O que é o mapeamento da retina?

O exame é um recurso para diagnósticos complementares, uma vez que possibilita analisar não somente a retina, mas todas as estruturas anatômicas que fazem parte do fundo do olho.

Vale ressaltar que ele é considerado mais completo que a fundoscopia (que atenta apenas para a região central do fundo do olho). O mapeamento de retina, por sua vez, permite uma investigação mais detalhada, avaliando a retina central e periférica, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos. Esse procedimento torna viável a análise desse sistema interno e a detecção de quadros que fogem dos padrões de normalidade.

Como é feito?

Para sua realização são necessários os seguintes equipamentos: um aparelho chamado oftalmoscópio indireto binocular e uma lente convergente de grande aumento. O médico posiciona essa lente especial entre o olho a ser avaliado e o aparelho e, em seguida, incide uma luz sobre a mesma.

A pupila (que já deve estar previamente dilatada) vai receber a claridade, permitindo ao oftalmologista investigar todo o sistema interno ocular. São muito raras as restrições à prática, ou seja, a investigação é possível de ser feita em grande parte dos pacientes, pois a forte luz projetada possibilita a avaliação das estruturas até em olhos com algum grau de opacidade — condição que geralmente ocorre em casos como os de catarata ou doenças da córnea.

Como escolher a clínica oftalmológica mais adequada?

A melhor clínica oftalmológica sempre vai ser aquela que atende completamente às suas necessidades, que o valor (das consultas e dos exames) cabe no seu bolso e que transmite segurança e confiança no que tange os serviços que realiza e, principalmente, em relação ao corpo de profissionais que a compõe.

Sabemos que esse processo de busca pela clínica mais apropriada não é fácil. Pensando nisso, resolvemos ajudar você elencando alguns fatores a serem levados em consideração na hora de fazer essa escolha:

  • avaliação de outros pacientes;
  • localização e horário de trabalho;
  • reputação no mercado;
  • relação custo-benefício;
  • capacitação dos profissionais (especialidades e formações);
  • estrutura da clínica (variedade e complexidade dos equipamentos);
  • serviços ofertados;
  • qualidade do atendimento;
  • entre outros.

Qual é a importância de fazer o mapeamento de retina?

O fundo do olho é a única área do corpo humano em que é possível fazer uma observação direta dos vasos sanguíneos. Como o exame é capaz de alcançar essa região, ele permite diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento de diversas doenças no corpo, tais como: diabeteshipertensão, problemas neurológicos, reumáticoshematológicos.

Em outras palavras, o diagnóstico é abrangente e não se restringe à descoberta de  doenças oculares, embora também seja apropriado para casos mais específicos. A retina e o nervo óptico são estruturas que podem sofrer um maior número de transtornos — desde má formações, inflamaçõesglaucomadeslocamentos, até tumores — e o exame costuma se mostrar bastante eficaz na identificação de todos esses tipos de problema.

Esse é um dos procedimentos mais importantes para detecção de alguns tipos de cânceres oculares que são assintomáticos de início ou que não apresentam sinais externos de fácil percepção.

Quais são os cuidados necessários para efetuar o exame?

Uma das primeiras recomendações é a de que o paciente venha sempre acompanhado quando for realizar o procedimento. Isso porque é necessário dilatar previamente a pupila com um colírio, o que impede a pessoa examinada de dirigir ou caminhar sozinha logo em seguida — dado que a visão pode sofrer alterações, geralmente ficando embaçada, por um período de quatro a seis horas.

Apesar da dilatação, o mapeamento de retina é bem simples. Não exige jejum prévio, dura só alguns minutos e o resultado sai imediatamente.

Para quem é indicado?

O fato de ser um exame descomplicado não quer dizer que ele não seja importante. Ao contrário, existe uma recomendação para que todos os pacientes que passem por uma consulta o realizem, pois muitos distúrbios podem ser descobertos dessa forma (sobretudo naqueles casos em que o indivíduo não apresenta sintomas).

No entanto, há situações em que a realização do mapeamento de retina é fundamental, dentre os quais podemos citar: pacientes com diabetes, hipertensão arterial, glaucoma, suspeita de retinopatias, alterações na retina e no nervo óptico, ocorrência de diminuição da visão e doenças sistêmicas.

É indicado também para o acompanhamento da evolução da doença após o seu diagnóstico. Importa frisar que toda pessoa que se submeter a um procedimento cirúrgico no olho deve igualmente efetuar o mapeamento antes da cirurgia.

Além do mais, necessita fazer o exame quem relatar qualquer piora da qualidade da visão, sem apresentar uma justificativa clara para tal — principalmente após os 50 anos de idade —, assim como quem faz uso de medicamentos que podem causar efeitos colaterais na retina, portadores de doenças reumatológicas, hipertensos e diabéticos.

Do mesmo modo, aconselha-se o mapeamento de retina para bebês prematuros (com idade inferior a 32 semanas ou peso inferior a 1.500g), pois há riscos de terem sido afetados por uma doença chamada retinopatia da prematuridade — que pode provocar sérios danos ao desenvolvimento ocular da criança e, inclusive, levar à cegueira.

Por fim, quem tem problema de miopia também deve realizar o procedimento devido à maior fragilidade da retina periférica e vulnerabilidade para o surgimento de descolamento de retina — tornando, assim, necessário avaliá-la de maneira minuciosa, com cautela e regularmente.

Com que frequência deve ser realizado?

A frequência com que o exame deve ser renovado depende da faixa etária do paciente, mas sobretudo, de seu histórico de saúde (ocular e geral). Somente o oftalmologista é quem pode estipular de forma mais precisa a periodicidade necessária para o seu caso, além de definir quando ele deve ser feito pela primeira vez.

Não se esqueça: a prevenção é o melhor remédio. Efetuar consultas com regularidade e realizar os exames indicados é importante não só para prevenir, mas para diagnosticar precocemente distúrbios que podem afetar a sua visão, facilitando assim o seu tratamento. Se você deseja uma boa qualidade de vida, esteja sempre em dia com a saúde dos seus olhos!

Agora que você está inteirado sobre o exame de mapeamento de retina, que tal compreender um pouco mais a respeito do glaucoma? Neste post respondemos às principais questões que surgem quando falamos sobre o tema, confira!

Tags:,

Prof. Dr. Edmundo Almeida

Prof. Dr. Edmundo Almeida

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1976) e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Pós-doutorado pela Université de Paris (1982). Atualmente é professor adjunto de graduação e residência médica em oftalmologia da na Universidade Federal do Pará, professor adjunto da Universidade do Estado do Pará, Coordenador do Serviço de Prevenção da Retinopatia da Prematuridade na Santa Casa de Misericórdia do Pará e Hospital de Clínicas.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças da retina e vítreo, Cirurgia da Catarata, Transplante de Córnea, Uveítes, Prevenção da Retinopatia da Prematuridade e Hanseníase ocular.

Comentários (54)

  • Avatar

    Eduarda

    |

    A médica me disse que minha retina não mexe quando ela coloca a luz, e me pediu esse exame. Eu sai tão rápido do consultório que esqueci de perguntar o que significava. Gostaria de saber quais são os possíveis problemas?
    Eu sofri uma queda de bike com o rosto no chão.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola eduarda, o mapeamento de retina serve para avaliar doenças e lesõas da retina e nervo óptico, Após esse exame que terá uma hipotese diagnóstica para seu caso, Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Fernando

    |

    Boa tarde Dr., por curiosidade, meu menino deverá fazer o mapeamento de retina, pois na consulta de rotina a médica detectou alguns pontinhos na retina. A existência desses pigmentos pode ser algo como também não pode? Ele sempre vai de 6 em 6 meses pois nesse olho tem estrabismo e ambliopia. Estou super preocupado. Obrigado

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Oi fernando, obrigado pelo contato. Um pouco difícil emitir uma opinião sem saber ao certo do que se trata esses pontinhos. Aguarde a avaliação com o medico de retina, e vamo esperar o resultado ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Antonio Soares

    |

    Boa tarde, realizei o exame de mapeamento de retina e eis o resultado:
    Vítreos claros, Papilas normocoradas de bordos nitidos e escavações fisiológicas, vasos de calibre e tortuosidade normais, máculas sem alterações AO, retina aplicada em ambos os olhos, perifieria de ambos os olhos apresentam degenerações tipo PAVING STONE, ausencia de roturas e buracos periféricos.

    Entendo que não existe anormalidades ou existe?

    Reply

  • Avatar

    ANDRÉ

    |

    Bom dia!
    Realizei uma consulta com uma oftalmologista que diagnosticou alterações na mácula do olho direito, algumas drusas. Não possuo sintomatologia, tenho 51 anos, padrão caucasiano, olhos castanhos com algumas porções das íris verdes. A profissional se limitou a informar um diagnóstico precoce sem me orientar. Como devo proceder? A possibilidade é de uma maculopatia seca… nesse caso se mudar a dieta, conseguirei interromper futuras progressões da doença?

    Reply

  • Avatar

    Thiago

    |

    Olá! Fiz o mapeamento de retina e houve suspeita de glaucoma. Contanto, notei que após o exame e mesmo agora, 72h após o exame, a pupila do olho sob suspeita está levemente mais dilatada que a outra. Também tenho sentido uma leve dor, como se minha visão estivesse cansada. Isso é normal? Devo me preocupar? Já tenho outros exames agendados.

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola thiago, dependendo do colirio utilizado a dilatação da pupila pode demorar alguns dias. Em geral, não há muito com o que se preocupar, mas informe isso ao seu médico no retorno. Atenciosamente,

      Reply

      • Avatar

        Thiago de Paula

        |

        Muito obrigado pela resposta! Abraço

        Reply

  • Avatar

    jose

    |

    Boa noite, Dr a uma semana acordo coma visao embaçada, após 10 minutos ela volta ao normal.
    E também a uma semana estou enxergando mal no escuro, principalmente quando esta totalmente escuro em algum comodo da casa, parece que minha pupila nao dilata mais no escuro… pois o tempo passa e a visao nao melhor.
    O oftal passou um colirio e mapeamento de retina, o exame de mapeamento aponta que esta tudo bem. Tem ideia do que pode estar acontecendo? ( Uso computador bastante todos os dias)

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola Jose, dificil saber sem examinar adequadamente, mas o fato do exame de retina estar normal já afasta doenças da retina, que em geral são mais graves. Relate esse sintoma ao seu médico, algumas vezes o uso de colirios lubrificantes ajuda muito. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Valdir Patricio Silva

    |

    Fui diabético, hipertenso, doença reumatológica por 30 anos. Foram eliminadas através da cirurgia Bariátrica.
    Hoje com Glaucoma – AO – angulo aberto – OD OE – 14 mmHG – CATARATA NUCLEAR OD OE + – fundoscopa OD 0,9 x 0,8 e OE 0,8 x0,8
    Usando medicamentos. Travaprosta e Brimoditina já que o Maleato de Timolol foi proibido pelo Cardiologista (baixou os batimentos e falta de ar).
    Pegunto: Estes medicamentos são o suficiente – a situação esta controlada – que exames devo fazer durante o ano?
    Grato
    Valdir
    11 991192006

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Oi Valdir, obrigado pelo contato. Para sabermos se sua doença está sobre controle, é necessário a realização de exames periódicos com seu médico oftalmologista, pois apenas com a comparação entre os exames será possível determinar a estabilidade do seu quadro, ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Fernanda

    |

    No exame mapeamento de retina sai algo por impresso ou somente a avaliação feita pelo oftalmo através do aparelho usado?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola fernanda, geralmente é entregue um laudo referente ao exame realizado. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    MARIA ALICE C. PEDOTTI

    |

    Prezados, bom dia. Fiz o exame para mapeamento de retina monocular. O resultado aponta, olho esquerdo, brilho foveal abolido, lesão amarelada em fóvea (drusa em fóvea; DMRI?), e solicita angiografia e OCT Mácula. Vocês poderiam decifrar pra mim esse resultado? Agradeço.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Alice, obrigado pelo contato, ao que parece o médico ficou em dúvida quanto ao seu diagnóstico, motivo pelo qual sugeriu a realização de outros exames para confirmar. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Dulcemar

    |

    Minha mãe, de 87 anos, tem LIO em ambos olhos (é diabética e tem neuropatia bilateral nos pés)
    Agora começou a ver palavras e pessoas em duplicidade
    Não pode fazer angiofluoresceinografia pq é renal e não pode usar contrastes
    Pergunto: Somente mapeamento da retina consegue diagnosticar problemas na mácula ou tem algum outro mais eficaz e que não utilize contraste ?
    Obrigada

    Reply

  • Avatar

    Marcia

    |

    Gostaria de saber se o exame de retinografia fluorescente binocular deve ser feito todo ano? binocular significa nos dois olho? o ultimo exame foi feito em junho do ano passado ha necessidade de fazer novamente?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Marcia, obrigado pelo contato. Não há nenhum impedimento de fazer o exame todo ano. Binocular significa nos 2 olhos. Quanto a necessidade, precisa avaliar com seu medico oftalmologista. att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Erika moreira

    |

    Olá boa noite, tenho uma filha de 4 anos a minha sogra levou ela pro oculista e ele disse que ela tem deficiência de 1, 75 em cada olho..estou sem acreditar aaté agora é ele pediu um exame de mapeamento..será que é possível isso mesmo…mais ao meu ver minha filha enxerga diretinho só que como trabalho a vó dela deixa ela muito a vontade em relação a celular e tablet isso pode afetar a vista da mina filha..por favor me ajude quero enredar com clareza o que está se passando. Aguardo retorno

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Erika, obrigado pelo contato. Fica um pouco difícil emitir opinião sem conhecer o caso a fundo. Mas parece que ela precisa de óculos, seria isso? Se for, a visão pode ser corrigida com o uso do grau, sim. att Retinapro

      Reply

  • Avatar

    Francy

    |

    Bom dia.. Há 2 anos atrás fui diagnosticada com toxoplasmose ocular, tomei antibiótico e usei colirio por 2 meses depois do uso dos remédios voltei ao medico e ele disse já estava 85% melhor .. uns três meses atrás senti a vista embaçada novamente como na primeira vez e fui novamente ao medico que me passou uma retinografia e um mapeamento.. Mais logo depois que usei os remédios eu engravidei e fiz dois exames de sangue em laboratórios difrente e não acusou a toxoplasmose , minha go falou que se a pessoa ja teve toxoplasmose no exame de sangue acusaria e no.meu não acusou ? Pq?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Francy, obrigado pelo contato. A toxoplasmose sempre deixa o exame de Ig positivo, devido o contato previo com o toxoplasma. Att Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Gicelia

    |

    Olá tenho muita dificuldade de fazer o mapeamento de retina pois não consigo olhar naquela luz que o medico coloca no olho.
    Não sei o que fazer por que preciso fazer uma cirurgia de catarata e perdi o olho esquerdo por causa do descolamento de retina.
    Não sei se vou conseguir fazer a cirurgia de catarata já que dizem ser feita meio que parecido com o mapeamento.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      ola gicelia, obrigado pelo contato. Realmente, o exame de MAPEAMENTO DE RETINA é uma avaliação importante antes das cirurgias oculares. Às vezes, é possivel minimizar esse desconforto diminuindo a intensidade de luz do aparelho no momento do exame. Em casos extremos, a gente pode fazê-lo sob sedação. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Luiz Lacerda

    |

    Retinografia é o mesmo que Mapeamento de Retina ou são exames diferentes?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá obrigado pelo contato… São exames diferentes.. Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Carmen Lúcia

    |

    Minha mãe é diabética e fez esse exame, porém já passaram 24h do mesmo e ela está se queixando de um vulto branco …como uma neblina nos olhos, vale lembrar q ela já operou os dois olhos de catarata, é normal isso ocorrer depois desse exame de mapeamento?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi carmem, obrigado pelo contato. Não o exame não causa problemas de turvação na visão, de uma checada com seu retinologo se esta tudo ok com a sua mãe. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    mara

    |

    gostaria de saber se esse exame pode ser feito mais de uma vez na mesma semana , no caso particular e pelo sus

    Reply

  • Avatar

    Fátima

    |

    Uso lentes de contato com grau … Quanto tempo devo ficar sem usa Las para fazer o exame

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Fátima, obrigado pelo contato. Se for para fazer exame de mapeamento, você pode retira-las na hora. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    helayne

    |

    meu filho tem 3 anos e meio e foi diagnosticado com uma deficiencia no olho direito , e foi pedido agora esse exame de mapeamento doa olhos , mesmo ele sendo novinho é preciso dilatar a pupila ?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá helayne, obrigado pelo contato… Sim, só será possível fazer o exame mediante a dilatação da pupila.. Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Claudia

    |

    Sou alérgica e estou com medo de fazer o mapeame de retina devido a dilatação da pupila .
    Qual a possibilidade de alergia grave nesse procedimento?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Claudia

      obrigado pelo contato. A alergia é um processo que pode ocorrer com uso de qualquer medicamento, mesmo com colirios. Se você está com receio de fazer o exame talvez seja melhor conversar com seu alergista para avaliar o rsico de realizar o mesmo. Espero ter ajudado, Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Lidiana

    |

    Oi, gestante pode fazer o exame de mapeamento de retina?

    Reply

  • Avatar

    Jordana

    |

    Qual a diferença de mapeamento de retina e ultrassonografia ocular? Existe um mais importante que o outro?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Jordana, obrigado pelo contato. Os exames tem indicações diferentes. O exame de mapeamento de retina é feito quando o médico observa diretamente as estruturas de dentro do olho, ou seja, não há nenhuma doença que impeça o médico de enxergar dentro do olho. A ecografia é feita quando há alguma turvação ou falta de transparência dos meios que impeça o médico de fazer o mapeamento de retina, geralemnte é indicdo em casos de hemorragias intra oculares, cataratas muito densas ou doenças da córnea. Espero ter ajudado. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Nara

    |

    Tomo cloroquina e o médico pediu um fundo de olho e a mesma coisa q mapeamento de retina?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Nara, o exame de Mapeamento de retina engloba o exame de fundo de olho, sim, porém é feito com um aparelho chamado oftalmoscópio binocular indireto. Em geral, para avaliar a região da mácula, que é porção da retina acometida pela cloroquina, o médico faz a avaliação através da biomicroscopia de fundo, onde ele utiliza a lâmpada de fenda para fazer. Em geral, o retinólogo costuma fazer a avaliação conjunta, do mapeamento de retina e da biomicroscopia de fundo. Espero ter ajudado. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Na

    |

    Tomo cloroquina e o médico pediu um fundo de olho e a mesma coisa q mapeamento de retina?

    Reply

    • Avatar

      Vanilton

      |

      Olá boa noite !fiz uma consulta o médico pediu :mapeamento de retina retinografia o laudo foi escavações nos dois nervos um 0.5 é ou troco 0.6 ,e mácula e média periferia da retina fisiologica em ambos olhos .quer quer dizer?esse exame detecta qualquer tumor? até mesmo angioblastoma?

      Reply

      • Avatar

        RetinaPro

        |

        Ola Vanilton, obrigado pelo contato. Esse laudo que você descreve está normal. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

        Reply

  • Avatar

    Liane Duarte

    |

    Já tentei fazer o exame de mapeamento de retina três vezes. Infelizmente não dá para concluir pois sempre passo mal. A pressão sobe e fico sufocada olhando aquelas luzes e ouvindo o som enquanto a luz acende. Tem sido uma tortura, pois preciso fazer o exame mas não consigo ir até o final.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Liane

      Obrigado pelo contato. Acho que você se referiu ao exame de campimetria visual, não? Porque o exame de mapeamento de retina é feito pelo médico, com um equipamento que não emite nenhum tipo de ruído. A campimetria é exame um pouco demorado mesmo, mas veja se não é possivel fazer uma estrategia um pouci mais curta, que dure menos tempo e que você consiga realizar. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

Deixe um comentário