Moscas volantes: descubra as causas, quais os tratamentos e se é algo grave

moscas-volantes-o-que-sao-e-com-o-que-devo-me-preocupar

Se você está vendo pontos pretos na visão que seguem o movimento de seus olhos, saiba que você pode estar com as famosas moscas volantes.

As moscas volantes não costumam ser motivos de muitas preocupações. Porém, existe um risco associado, que é o da ocorrência de fragilidades na retina. Isso pode acontecer porque o vítreo é um gel que preenche a cavidade ocular e que protege essa parte tão importante do olho.

A seguir, explicaremos o fenômeno com mais detalhes, indicando suas possíveis causas, sintomas mais comuns e aqueles que podem indicar maior gravidade e formas de tratamento para cada caso. Confira!

Moscas volantes? O que são?

Esses pontos pretos na visão deslocam-se de acordo com os movimentos oculares, no entanto, não os acompanham com exatidão, parecendo escapar quando a pessoa tenta olhar diretamente para eles.

Esse constante movimento produz imagens que se assemelham ao formato de insetos, teias de aranha, linhas ou nuvens (daí a causa de receberem o nome de moscas volantes). 

O que percebemos no campo visual são as sombras dos grumos exibidas sobre a retina.

É importante esclarecer que, na maior parte das vezes, essas manchas não interferem no que enxergamos. Entretanto, ao passarem pela linha de visão, essas partículas podem efetuar um bloqueio da luz, gerando sombras na retina. 

Esta última, por sua vez, é uma faixa que fica localizada no fundo do olho, e sua principal função é receber os estímulos luminosos e enviá-los para o cérebro através do nervo óptico.

Essas alterações visuais costumam ser mais diretamente percebidas em ambientes com alta claridade ou iluminação (luz natural ou artificial) como, por exemplo, céu claro com sol forte, tela de computadores ou celulares, etc.

Moscas volantes podem provocar cegueira?

Na maioria dos casos as moscas volantes são inofensivas, porém podem ser um sinal de algo mais sério, como o descolamento da retina. Nesse caso, podem sim, provocar a cegueira.

Caso você note moscas volantes repentinas ou que estão piorando, é essencial consultar um oftalmologista. Os sintomas iniciais do descolamento da retina podem ser leves e facilmente confundidos com moscas volantes comuns.

Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

Quem é normalmente afetado por moscas volantes?

Pessoas com mais de 40 anos são mais propensas a sofrer com moscas volantes, pois o vítreo começa a se tornar mais líquido e se soltar conforme envelhecemos. Além disso, pessoas que sofrem com miopia, catarata ou que estão com alguma lesão ocular, tendem a ter moscas volantes.

O surgimento de moscas volantes em jovens

Por mais que as moscas volantes atinjam mais as pessoas de mais de 40 anos, elas também podem afetar os mais jovens. Em alguns casos, as moscas volantes podem ser um sinal de algo mais sério, conforme você verá nos próximos tópicos.

Moscas volantes desaparecem com o tempo?

Segundo alguns especialistas, de forma geral as moscas volantes são inofensivas e podem desaparecer com o tempo. Portanto, em alguns casos pode ser que um tratamento nem seja necessário.

Todavia, é importante procurar um oftalmologista para que ele possa identificar as causas e analisar o melhor tratamento.

Moscas volantes: descubra as causas, quais os tratamentos e se é algo grave

Visão com moscas volantes

É possível evitar moscas volantes?

Não existe uma maneira oficial de evitar moscas volantes, pois normalmente elas são geradas pelo processo normal de envelhecimento. No entanto, há alguns cuidados simples que podem reduzir o risco de desenvolver moscas volantes, são eles:

 

  • Proteja os olhos do sol: utilize óculos de sol com proteção UV;
  • Evite fumar: fumar pode comprometer a retina, aumentando o risco de moscas volantes;
  • Tenha uma dieta saudável: uma dieta baseada em frutas, vegetais e grãos integrais pode auxiliar na prevenção de doenças oculares;
  • Cuide com o estresse:  o nervosismo pode aumentar o risco de doenças oculares, incluindo moscas volantes

E caso você já esteja sofrendo com moscas volantes, é importante:

 

  • evitar olhar para fundos claros uniformes;
  • não se concentrar nas moscas volantes, pois quanto mais fizer isso, mais perceptíveis elas vão parecer;
  • usar óculos ou lentes de contato, pois isso pode reduzir a distração causada pelas moscas volantes.

O que pode causar as moscas volantes?

Confira abaixo quais são as possíveis causas do aparecimento das moscas volantes.

 

 

Descolamento de vítreo

A razão para a ocorrência de descolamento de vítreo é a liquidificação do mesmo. 

Ele é um gel transparente e viscoso que ocupa a maior parte do interior do globo ocular, composto por 99% de água e está em contato tanto com a retina, no segmento posterior dos olhos, quanto com o cristalino, esse na anterior.

A substância é responsável por conservar o formato esférico do olho, além de proteger a retina.

Quando nascemos, o humor vítreo é bastante espesso, tal qual uma gelatina. Porém, com o passar dos anos, ele vai ficando mais líquido e menos gomoso. Uma das consequências desse fato é que ele pode se desprender de alguns pontos da retina, formando aquilo que os oftalmologistas denominam como descolamento de vítreo.

Denomina-se descolamento de vítreo posterior total quando o fluido gelatinoso está totalmente desgrudado da retina. O parcial refere-se ao fato de existirem fragmentos ainda aderentes.

É necessário frisar que o acontecimento não é encarado como uma doença, visto que ele decorre de um processo normal de envelhecimento do corpo. Apesar de não apresentar riscos imediatos à visão, é preciso estar alerta aos sintomas, para evitar complicações ou agravamento do estado.

Sintomas do descolamento de vítreo

A principal queixa dos pacientes que possuem descolamento de vítreo é o aumento súbito do número de moscas volantes e de flashes de luz (fotopsia) no campo visual. Outro sintoma frequentemente citado é a sensação de que os olhos estão mais “pesados”.

Os flashes de luz decorrem quando o vítreo, durante o processo de descolamento, efetua uma tração na retina. Isto é, realiza um estímulo mecânico que incide diretamente sobre ela. 

O efeito é o aparecimento de uma espécie de clarão de luz ou, como dizemos popularmente, uma sensação de “ver estrelas”, bem parecida com aquela obtida quando cerramos e apertamos os olhos, de forma a comprimir o globo ocular.

 

 

 

Moscas volantes: descubra as causas, quais os tratamentos e se é algo grave

Visão com flashes luminosos

Os flashes luminosos podem ser um indicativo de casos de maior gravidade, isto é, podem estar associados a perturbações na retina decorrentes do descolamento de vítreo. Por isso, recomenda-se que os pacientes procurem efetuar uma avaliação com um retinólogo.

Esse profissional é altamente capacitado para identificar a origem do problema, que pode variar entre rasgaduras, buracos ou, em situações mais graves, de descolamento total de retina, que são as outras possíveis causas do aparecimento de moscas volantes.

Por que flashes de luz aparecem na visão?

Os flashes de luz surgem quando algo que não seja a luz do ambiente acaba estimulando a retina. Isso faz com que a retina envie um estímulo para o cérebro e ele o identifica como um simples flash de luz que costumam parecer raios, manchas ou estrelas.

Rasgadura ou buraco na retina

Ocorre quando há o descolamento do vítreo, uma vez que alguns de seus pedaços podem ficar presos na retina, produzindo, assim, uma rasgadura nesta região. É mais comum que essa complicação ocorra em pacientes que contam com altos graus de miopia.

Sintomas da rasgadura ou buraco na retina

Percepção de flashes luminosos, além das moscas volantes, são também sinais desse problema. 

Também pode ocorrer perda gradual da visão, que se torna embaçada e distorcida, principalmente durante atividades que exigem foco, como a leitura ou, ainda, a costura.

É uma condição bastante séria e não deve ser negligenciada, pois pode ocasionar um descolamento da retina e, consequentemente, a perda da visão.

Descolamento da retina

É um problema grave que pode provocar perda de visão e cegueira. Assim como o nome já sugere, consiste na separação dessa estrutura que se localiza na parte posterior do olho da camada na qual está colada. 

Normalmente, começam em uma pequena área como resultado de uma rasgadura, como mencionado acima.

Há a possibilidade dessa área aderir novamente à camada superior, provocando o que é chamado de descolamento de retina parcial, ou haver o descolamento por completo da retina.

Sintomas do descolamento da retina

Os sintomas dessa patologia são muito similares ao descolamento de vítreo, havendo o aumento no aparecimento de pontos pretos na visão, aumento dos flashes de luz e pode, ainda, acompanhar a perda repentina da visão, que pode afetar apenas as áreas periféricas ou ser completa.

Inflamação ocular

Algumas doenças inflamatórias da retina (uveítes) também podem ser a causa do aparecimento de moscas volantes. 

Elas podem ocorrer pelo contato com vírus, bactérias, fungos e protozoários, por reações autoimunes do corpo ou ainda sem haver uma causa aparente. 

Caso não seja tratado, pode levar ao descolamento de retina, que já foi tratado acima e pode ter sérias consequências para o paciente.

Sintomas das uveítes

Normalmente, apresentam sintomas de:

  • dor e inchaço na área dos olhos;
  • coceira;
  • visão turva;
  • vermelhidão; e
  • aparecimento de moscas volantes.

 

Hemorragias na cavidade vítrea

As hemorragias na cavidade vítrea consistem no sangramento na parte posterior e interna do olho. Elas podem ocorrer por diferentes motivos e os mais comuns são:

 

  • trauma ou machucados na área ocular;
  • retinopatia diabética;
  • descolamento de retina;
  • doenças vasculares na região da retina;
  • crescimento anormal de vasos sanguíneos dentro do olho; e
  • descolamento do vítreo.

Sintomas das hemorragias na cavidade vítrea

Normalmente, são percebidas pelos pacientes por meio do aparecimento de manchas. Também pode acompanhar perda da visão e grandes sombras na vista.

Como os sintomas e as patologias são praticamente indistintos, o correto a ser feito é procurar um oftalmologista assim que perceber os principais pontos pretos na visão. 

Moscas volantes: descubra as causas, quais os tratamentos e se é algo grave

Procure um oftalmologista assim que perceber pontos pretos na visão

Somente esse profissional pode verificar adequadamente qual é a gravidade do seu caso, assim como determinar sobre a necessidade ou não de tratamento.

Qual é a relação das moscas volantes com o estresse?

O estresse pode gerar alterações no vítreo de diversas formas. Uma delas é que ele pode aumentar a produção de hormônio do estresse, como é o caso do cortisol. 

O estresse também costuma causar mudanças na circulação sanguínea dos olhos. A má circulação sanguínea nos olhos pode dificultar a nutrição do vítreo, causando sua deterioração.

Além disso, o estresse aumenta os sintomas de moscas volantes, pois quando estamos estressados, nossos olhos ficam mais sensíveis à luz. 

Por mais que o estresse não seja a principal causa das moscas volantes, ele consegue aumentar o risco de desenvolver o problema. 

Como reduzir o estresse para evitar o risco de moscas volantes?

Confira abaixo algumas dicas para diminuir o estresse e o risco de moscas volantes:

  • pratique técnicas de relaxamento, por exemplo, meditação e ioga;
  • busque passar mais tempo ao ar livre;
  • realize exercícios sempre que puder;
  • mantenha uma dieta saudável;
  • durma o suficiente;
  • evite tomar bebidas alcoólicas e cafeína;
  • busque ajuda profissional se estiver sofrendo com estresse e ansiedade.

Como é feito o diagnóstico das moscas volantes?

O diagnóstico da patologia causadora das moscas volantes é feito através do exame de fundo de olho, também chamado de mapeamento de retina

O procedimento é indolor e consiste na dilatação da pupila seguida pela projeção de uma luz forte que permite que o médico responsável veja se há ferimentos ou alterações na parte posterior do olho.

Assista ao vídeo a seguir com o Dr. Alexandre Rosa falando mais sobre o exame de mapeamento de retina!

 

Também é indicado realizar uma ultrassonografia, exame que não causa nenhuma dor no paciente e possibilita a visão dos tecidos do olho, a fim de verificar a existência de lesões que podem causar o descolamento da retina ou mesmo identificar doenças inflamatórias, como as uveítes.

Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser feito por um médico especializado que poderá traçar o tratamento ideal para cada caso e evitar as possíveis complicações que podem ser irreversíveis, como a cegueira.

Quando fazer tratamento de mosca volante?

As moscas volantes podem ou não causar riscos à saúde dos olhos, tudo vai depender das verdadeiras causas e sintomas. 

No entanto, é importante consultar seu oftalmologista caso você note um aumento repentino de moscas volantes, se estiver sentindo um grande desconforto nos olhos ou dor e caso elas estejam acompanhadas de flashes de luz.

Caso esteja visualizando flashes de luz, pode ser um sinal de descolamento de retina. Já no caso de dor nos olhos, pode ser um sinal de alguma infecção ocular.

Como tratar as moscas volantes?

Não existe um tratamento específico para o descolamento de vítreo

Todavia, como o principal de seus sintomas (as moscas volantes), apesar de inofensivo, é bastante incômodo, muitas pessoas procuram uma maneira de se livrar dele. 

Moscas volantes: descubra as causas, quais os tratamentos e se é algo grave

Existe necessidade de cirurgia para tratar moscas volantes?

Vale reforçar que não há necessidade disso, visto que essas manchas ou pontos na visão não oferecem risco para a saúde ocular e tendem a desaparecer ao longo do tempo.

Antigamente, o único tratamento possível para a diminuição das moscas volantes era uma cirurgia — bastante invasiva — denominada vitrectomia. O procedimento consiste na retirada de parte ou de todo o humor vítreo do olho e a sua substituição por um gel lúcido estéril.

Contudo, os contras dessa operação costumam superar os prós. Dentre os riscos possíveis, estão o descolamento da retina provocado cirurgicamente e as infecções oculares sérias.

Somado a isso, ainda que sejam raras as ocasiões, o procedimento pode aumentar a quantidade de pontos pretos na visão. 

Devido a esses motivos, cirurgiões oftalmológicos geralmente não recomendam a cirurgia.

Se o surgimento de moscas volantes não estiver mais limitado ao descolamento de vítreo, e sim ao descolamento da retina, outros tratamentos são indicados e devem ser realizados com rapidez.

As cirurgias apropriadas para o descolamento de retina são a retinopexia ou a já citada vitrectomia. É preciso enfatizar novamente que só o oftalmologista possui conhecimento suficiente da situação para saber qual é a mais aconselhável.

Existe um tipo de colírio específico para moscas volantes?

Não existe um tipo de colírio específico para moscas volantes. Conforme você viu ao decorrer do conteúdo, as moscas volantes são causadas pelo deslocamento de pequenas partículas do vítreo. Como o vítreo não é vascularizado, não há como tratar as moscas volantes com medicamentos.

No entanto, há alguns colírios que podem ajudar a reduzir a irritação ocular causada pelas moscas volantes. Esses colírios geralmente contêm lágrimas artificiais ou lubrificantes oculares.

É preciso utilizar óculos?

Não existe nenhuma relação entre as moscas volantes e a utilização de óculos de grau ou lentes de contato. Tais recursos não representam riscos e nem são tratamento para casos de moscas volantes.

Conforme citamos no começo do conteúdo, esses recursos podem ajudar na distração, mas não são indicadores de tratamento.

Quando consultar seu oftalmologista?

As consultas oftalmológicas são sempre importantes para cuidar da saúde ocular.

Além disso, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e em qualquer sinal de irregularidade, poderá obter o tratamento de maneira mais rápida!

Agora que você já conhece os sintomas, causas e os principais indicadores de moscas volantes, é hora de cuidar da sua visão com quem entende do assunto. Saiba que quanto mais cedo um distúrbio de visão for tratado, maiores serão suas chances de recuperação.

Agende uma consulta com um de nossos especialistas!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content