• Blog
  • Moscas volantes: o que são e com o que devo me preocupar?

Moscas volantes: o que são e com o que devo me preocupar?

Moscas volantes: o que são e com o que devo me preocupar?

Está com a sensação de que há mosquinhas que seguem o movimento de seus olhos? Atenção: você pode estar com descolamento de vítreo!

A princípio, não costuma ser motivo de muitas preocupações, porém existe um risco associado, que é o da ocorrência de fragilidades na retina. Isso pode acontecer porque o vítreo é um gel que preenche a cavidade ocular e que protege essa parte tão importante do olho.

O sintoma mais frequente do descolamento é a presença das chamadas moscas volantes, que são aqueles pequenos pontos ou manchas escuras que flutuam pelo campo de visão formando imagens semelhantes a teias de aranha, nuvens ou rabiscos.

A seguir, explicaremos o fenômeno com mais detalhes, indicando suas causas, sintomas mais comuns e aqueles que podem indicar maior gravidade e formas de tratamento para cada caso. Continue a leitura e confira!

O que é descolamento de vítreo?

A razão para a ocorrência de descolamento de vítreo é a liquidificação do mesmo. O vítreo é um gel transparente e viscoso que ocupa a maior parte do interior do globo ocular. Ele é composto por 99% de água e está em contato tanto com a retina, na parte posterior dos olhos, quanto com o cristalino, na parte anterior. A substância é responsável por conservar o formato esférico do olho, além de proteger a retina.

Quando nascemos, o humor vítreo é bastante espesso, tal qual uma gelatina, porém, com o passar dos anos, ele vai ficando mais líquido e menos gomoso. Uma das consequências desse fato é que o vítreo pode se desprender de alguns pontos da retina, formando aquilo que os oftalmologistas denominam como descolamento de vítreo.

Denomina-se descolamento de vítreo posterior total quando o fluido gelatinoso está totalmente desgrudado da retina. O parcial refere-se ao fato de existirem fragmentos ainda aderentes de vítreo.

É necessário frisar que o acontecimento não é encarado como uma doença, visto que ele decorre de um processo normal de envelhecimento do corpo. Apesar de não apresentar riscos imediatos à visão, é preciso estar alerta aos sintomas para evitar complicações ou agravamento do estado.

Quais são os principais sintomas?

A principal queixa dos pacientes que possuem descolamento de vítreo é o aumento súbito do número de moscas volantes e de flashes de luz (fotopsia) no campo visual. Outro sintoma frequentemente citado é a sensação de que os olhos estão mais “pesados”.

Procurar um oftalmologista assim que os primeiros sintomas aparecerem é uma medida de segurança, visto que, se não tratado de maneira imediata e adequada, o descolamento de vítreo pode ocasionar outro problema (esse sim bastante grave!) que é o descolamento da retina. Portanto, não deixe para depois!

Moscas volantes? O que são?

As chamadas moscas volantes são pequenas frações de vítreo condensadas (grumos), formadas quando o vítreo se solta da retina. A impressão que causam é a de que estão do lado de fora, quando, na realidade, estão flutuando dentro da cavidade ocular.

Esses pontos na visão movem-se de acordo com os movimentos oculares, no entanto, não os acompanham com exatidão, parecendo escapar quando a pessoa tenta olhar diretamente para eles. Esse constante movimento produz imagens que se assemelham ao formato de insetos, teias de aranha, linhas ou nuvens (daí receberem o nome de moscas volantes!). O que percebemos no campo visual são as sombras dos grumos exibidas sobre a retina.

É importante esclarecer que, na maior parte das vezes, as moscas volantes não interferem no que enxergamos. Entretanto, ao passarem pela linha de visão, essas partículas podem efetuar um bloqueio da luz, gerando sombras na retina. Esta última, por sua vez, é uma faixa que fica localizada no fundo do olho e sua principal função é receber os estímulos luminosos e enviá-los para o cérebro através do nervo ótico.

Essas alterações visuais costumam ser mais diretamente percebidas em ambientes com alta claridade ou iluminação (luz natural ou artificial) como, por exemplo, céu claro com sol forte, tela de computadores ou celulares etc.

Moscas Volantes

Luz atravessando a cavidade ocular, incidindo sobre opacidades causa a percepção de manchas flutuando no campo de visão.

E o que significam os flashes luminosos?

A percepção decorre de quando o vítreo, durante o processo de descolamento, efetua uma tração na retina, isto é, realiza um estímulo mecânico que incide diretamente sobre a retina. O efeito é o aparecimento de uma espécie de clarão de luz ou, como dizemos popularmente, uma sensação de “ver estrelas” (bem parecida com aquela obtida quando cerramos e apertamos os olhos, de forma a comprimir o globo ocular).

Os flashes luminosos podem ser um indicativo de casos de maior gravidade, isto é, podem estar associados a perturbações na retina decorrentes do descolamento de vítreo. Por isso, recomenda-se que os pacientes procurem efetuar uma avaliação com um retinólogo. Esse profissional é altamente capacitado para identificar a presença, ou não, de rasgaduras, buracos ou, em situações mais graves, de descolamento total de retina.

Existe um grupo de risco?

Sim, existem alguns indivíduos mais inclinados a possuírem problemas como esse. Como já dito, o fenômeno está diretamente relacionado com o envelhecimento do corpo, isto é, conforme o avanço da idade.

Dessa maneira, o grupo que apresenta maior propensão ao desenvolvimento de moscas volantes (ou ao descolamento de vítreo) é o de pessoas com mais de 50 anos. O número cresce ainda mais em idosos que possuem idade em torno de 80 anos. Apesar disso, o problema também pode ocorrer em pessoas mais jovens, sobretudo àquelas que têm miopia.

Pacientes que, em algum momento, foram submetidos à cirurgia de catarata, retina ou que tiveram doenças como a uveíte (inflamação da úvea, que é a parte do olho que abarca a íris, o corpo ciliar e a coroíde) também costumam relatar o aparecimento desse tipo de manchas na visão.

Devo me preocupar?

Quando o processo está restrito ao vítreo, apesar de desconfortável, ele não oferece perigo imediato à saúde dos olhos. Costumamos também, em geral, aprender a conviver com as suas manifestações.

Entretanto, há risco de ocorrerem complicações no desenvolvimento do quadro do paciente. Ainda que seja em uma minoria dos casos, os sintomas podem estar indicando a existência de distúrbios mais sérios, como:

  1. Rasgadura ou buraco na retina: quando há o descolamento do vítreo alguns de seus pedaços podem ficar presos na retina produzindo, assim, uma rasgadura nessa região. Percepção de flashes luminosos, além das moscas volantes, são também sinais desse problema. É uma condição bastante séria, e não deve ser negligenciada, pois pode ocasionar um descolamento da retina.
  2. Descolamento da retina: é um problema grave que pode provocar perda de visão e cegueira. Traumas e lesões nos olhos podem provocar ferimentos o descolamento de retina total ou parcial.
  3. Inflamação ocular: algumas doenças inflamatórias da retina (uveítes) apresentam sintomas de dor e inchaço na área dos olhos, coceira, visão turva, vermelhidão e também o aparecimento de moscas volantes.
  4. Hemorragias na cavidade vítrea: pacientes diabéticos, casos de descolamento vítreo abrupto ou oclusão de veia da retina podem ocasionar sangramentos na cavidade vítrea, sendo percebidos pelos pacientes por meio do aparecimento de manchas na visão.

Como os sintomas são praticamente indistintos, o correto a ser feito é procurar um oftalmologista assim que perceber as primeiras manifestações. Somente esse profissional pode verificar adequadamente qual é gravidade do seu caso, assim como, determinar sobre a necessidade ou não de tratamento.

O diagnóstico é feito através do exame de fundo de olho, ou mapeamento de retina. Na maior parte dos casos, também é indicado efetuar uma ultrassonografia, a fim de verificar a existência de lesões que podem causar o descolamento da retina ou mesmo identificar doenças inflamatórias, como as uveítes.

Como tratar as moscas volantes?

Não existe um tratamento específico para o descolamento de vítreo. Todavia, como o principal de seus sintomas (as moscas volantes), apesar de inofensivo, é bastante incômodo, muitas pessoas procuram uma maneira de se livrar deles. Vale reforçar que não há necessidade disso, visto que essas manchas ou pontos na visão não oferecem risco para a saúde ocular e tendem a desaparecer ao longo do tempo.

Antigamente, o único tratamento possível para a diminuição das moscas volantes era uma cirurgia — bastante invasiva — denominada vitrectomia. O procedimento consiste na retirada de parte ou de todo o humor vítreo do olho e a sua substituição por um gel lúcido estéril.

Porém os contras da vitrectomia costumam superar os prós. Entre os riscos possíveis, estão o descolamento da retina provocado cirurgicamente e as infecções oculares sérias. Somado a isso, ainda que sejam raras as ocasiões, o procedimento pode aumentar a quantidade de moscas volantes. Devido a esses motivos, cirurgiões oftalmológicos geralmente não recomendam a cirurgia.

Se o surgimento de moscas volantes não estiver mais limitado ao descolamento de vítreo, e sim ao descolamento da retina, outros procedimentos são indicados e devem ser realizados com rapidez.

As cirurgias apropriadas para o descolamento de retina a retinopexia ou a já citada vitrectomia. É preciso enfatizar novamente que só o oftalmologista possui conhecimento suficiente da situação para saber qual é a mais aconselhável.

A prevenção é sempre a melhor forma de cuidar dos seus olhos e da sua saúde como um todo! Não se esqueça de efetuar consultas regularmente, pois elas vão esclarecer suas dúvidas e apontar, de forma rápida, a existência de qualquer irregularidade. Os distúrbios da visão, quando tratados de forma adequada e em tempo hábil, possuem sempre maiores chances de recuperação!

Agora que você já se informou sobre os sintomas, causas e tratamento para o descolamento de vítreo e as moscas volantes, que tal se inteirar sobre os 5 principais exames de retina?

Moscas volantes: o que são e com o que devo me preocupar?
4.5 (89.38%) 81 vote[s]

Tags:

Dra. Thais Mendes

Dra. Thais Mendes

Médica Oftalmologista; Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica; Aluna de pós-graduação/doutorado UNIFESP-EPM; Retina Research Fellowship (University of California San Francisco 2012-2014); Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Fellowship Clínico e Cirúrgico em Retina e Vítreo (Instituto Suel Abujamra 2009-2012); Fellowship de Ultrassom Ocular (Santa Casa de São Paulo 2011-2012).

Comentários (64)

  • Avatar

    PAULA SERRENHO

    |

    Bom dia,
    Desde os meus 18 anos que tenho as ditas moscas volantes. Passei por periodos longos sem perceber a existência delas, e até pensava que não iam voltar mais. o problema é que de tempos em tempos elas voltam. Eu sou extremamente nervosa / depressiva, e agora há 4 meses voltaram em grande força , estão mesmo à frente dos olhos ( dos 2 ), e parece que não vejo nada, tenho muito medo. Já consultei varios medicos e dizem todos que está tudo bem , à excepção do descolamento do vitreo, mas eu vivo numa afliçao tremenda com isto. Sou muito ansiosa. Vivo num buraco negro com isto.
    Obrigada
    Cumpts

    Reply

    • Avatar

      Prof. Dr. Alexandre Rosa

      |

      Ola paula, obrigado pelo contato. Bem se você foi avaliada e a parte da retina está bem, é um ótimo sinal, provavelmente o problema deve ser apenas do vítreo mesmo. Nessa eventualiade, o ideal é aguardar para que haja uma nova melhora da percepção das manchas. Qq coisa entre em contato de novo, ok? Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    rosely

    |

    boa tarde apareceu essas moscas volantes nesta sexta feira,logo procurei oftalmo e fiz os exames e me disse que é deslocamento do vitreo,uma sensação horrivel,gostaria saber se não tem nada que possa fazer pra melhorar isso.obrigada

    Reply

    • Avatar

      retinapro

      |

      Ola Rosely, obrigado pelo contato. Aguarde algumas semanas, deve melhorar com o passar do tempo, ok? att Dr Alexandre Rosa

      Reply

  • Avatar

    Jorge Augusto

    |

    Após o uso de Tadalafia 5mg, percebi hipotensão e o aumento de moscas volantes em ambos olhos, este medicamento pode ser a causa destes sintomas?

    Reply

    • Avatar

      retinapro

      |

      Ola Jorge, não há realação com esse medicamento, nao, ok? Atenciosamente, Dra Thais

      Reply

  • Avatar

    Dalmo

    |

    Percebi nos últimos dois dias esses sintomas, não sei dizer com precisão quanto começaram, pois uso lentes de contato rígida há mais de 45 anos, porém como as lentes de contato rígida causam ondulações na visão devido a lágrima formar ondas sobre elas a cada piscada.
    Mas, prestando mais atenção verifiquei que essas Moscas Volantes formam uma fina sombra ao redor da córnea e possui, também alguns pontos e filamentos no meio da visão. Tenho 65 anos e sou Diabético, Tipo II. Fiz exame do Fundo do Olho há uns 4-5 meses, onde me disseram que estava tudo em ordem.
    Fiquei desconfiado que esse exame possa ter causado esse sintoma, é possível?
    Como devo proceder? Me senti mais calmo, mais confortável depois que li esse artigo da RetinaPro, mas não devemos descuidar. Obrigado.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi dalmo, obrigado pelo contato. O exame não causa esses sintomas, não. fique tranquilo quanto a isso. A melhor forma de saber se está tudo bem é através do exame, mesmo. Como você tem diabetes, o ideal é que fa;ca suas avaliações de forma regular. att, retinapro

      Reply

  • Avatar

    Elibia Fernanda de Oliveira

    |

    Boa tarde,

    Quem tem moscas voltantes pode fazer cirurgia de miopia?
    Obrigada

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola elibia, obrigado pelo contato. Precisa ser feito uma avaliação da retina previamente a cirurgia. Se estiver tudo normal, não há contra indicação à cirurgia. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Helder

    |

    Olá. Tenho uma situação que ocorre nos meus olhos que não consegui descobrir ainda o que seja. Comentei nas minhas últimas consultas com o oftalmologista, porém sem diagnostico. Ocorre repentinamente uma distorção da visão (como uma mosca volante) que começa na extremidade do olho e vai andando para a outra extremidade do olho. Esta distorção fica como um quadrado ou uma linha. Nos contornos destes a imagem fica distorcida ou mesmo não permite a visão. Depois de um certo tempo estas imagens somem e a vista volta ao normal.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Helder obrigado pelo contato. Nesse seu caso o ideal realmente é que vc seja avaliado por um retinologo, att RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Daniel

    |

    Boa tarde
    Tive síndrome do pânico a uns 8 anos, então passei a fazer uso de antidepressivos
    E então com um determinado tempo comecei a enxergar as Taís moscas volantes
    Tem alguma coisa a ver com os remédios
    Já passei por exames de fundo de olho e está tudo ok
    Mas as moscas continuam

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola daniel, obrigado pelo contato. Nao ha relação com as medicações usadas, não. att. RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Bruna

    |

    Olá, a dois anos tive comecei a ver uns pontinhos no meu olho esquerdo, e toda noite meu olho ficava com inflamação (pus). Fui no medico, fiz exames e ele disse que deu uma inflamação no nervo. Acabei perdendo um pedaço da visão nesse olho. Essa semana comecei a ver um pontinho no olho de novo, devo me preocupar? fui no medico faz um mês, para trocar o oculos.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Bruna, obrigado pelo contato. O ideal é que você seja avaliada novamente, sim. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Nicole

    |

    Olá! A pouco tempo fui diagnosticada com blefarite. O oftalmologista me passou um tratamento com corticoides (colírio e pomada) durante dez dias. Mas a uma semana, começaram a aparecer moscas volantes na minha visão. Gostaria de saber se o aparecimento dessas moscas pode ser algum efeito colateral desses medicamentos. Obrigada.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Nicole, obrigado pelo contato. Possivelmente, não ha relação, não. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Paulo

    |

    Bom dia! Excelente artigo. Retrata exatamente o que aconteceu comigo. Tenho 58 anos e fiz cirurgia para corrigir miopia uns trinta anos atrás, quando esse procedimento começou a se popularizar. Três anos atrás fiz cirurgia de catarata nos dois olhos. Recentemente comecei a ver as tais moscas volantes no olho direito. Fui ao oftalmologista e ele diagnosticou uma ruptura na retina. A fotocoagulação a laser já está agendada para a próxima semana.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola paulo, obrigado pelo contato. Que bom que você procurou ajuda e marcou logo seu tratamento, estamos na torcia para que dê tudo certo. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Itamir Moreira

    |

    percebo essas “teias flutuantes” desde os 8 anos mais ou menos e hoje estou com 50 e alem disso,passei a ver algumas teias dessas com pontos pretos no final de sua extensão. Isso me incomoda muito e gostaria de saber se ha um modo de eliminar esse tipo de problema.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Itamir, obrigado pelo contato. As moscas volantes, na maioria dos casos, são uma alteração fisiológica, ou seja, não constituem doença dos olhos, portanto não ha necessidade de intervenção. Até mesmo porque cirurgia para este caso são muito arriscadas. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Hélio

    |

    Uns 3 meses atrás, eu fui realizar um exame de vista no Detran para tirar a 1° habilitação. Logo após o exame eu notei a presença de um pequeno pintinho na visão. Depois de alguns dias a quantidade aumentou e se manteve assim até hoje. OBS.: antes do exame eu não enxergava nenhum ponto, ou mancha. Será que eu devo me preucupar?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      ola helio, obrigado pelo contato. Meio dificil emitir uma opinião nesse caso especifico. O ideal é que você marque uma valiação com um medico oftalmologista, mesmo Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Maria Guerreiro

    |

    olá tenho um linfoma que já chegou à medula. hà poucos dias comecei a ver o que parecia um inseto grande alem de não desaparecer, comecei sentir falta acentuada de visão. por isso este artigo foi importante para mim ,vou procurar ajuda. obrigado

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Maria, obrigado pelo contato… Isso mesmo, o ideal é que vc seja avaliada… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Jair do Nascimento

    |

    Fiz uma cirurgia de descolamento de retina. Irei refazer, no olho esquerdo . Mas vejo muitas moscas volantes, com o olho direito, as moscas que vejo são realmente no olho direito? Pois antes da cirurgia não via as moscas com o direito, somente um pontinho escuro com o esquerdo o olho operado.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Jair, obrigado pelo contato. Para identificar qual o lado que esta afetado pelas moscas volantes, basta ocluir um dos olhos e ver se as manchinhas persistem. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Jair do Nascimento

    |

    Olá, bom dia!

    Fiz uma cirurgia de descolamento de retina , já faz dois meses. Irei fazer novamente a cirurgia, pois a retina voltou a enrugar. O procedimento que será feito é esse: ” VVPP + OL + EL”,com esse novo procedimento voltarei a enxergar? Pois quando olho de lado consigo ver o objetivo bem longe , ainda estou com o óleo de silicone.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Jair, obrigado pelo contato. Infelizmente, não temos como saber qual o seu prognóstico, sem te-lo avaliado. Mas converse com seu médico de retina, ela poderá exoplicar melhor quais suas chances de recuperação da visão. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Jennifer Vidal

    |

    Aos 11 anos apareceu o primeiro ponto preto em minha visão que seguia por onde eu olhava, a partir daí nunca mais sumiu da minha visão, e conforme foi passando o tempo foi surgindo bem mais pontos, hoje eu tenho 4 pontos no olho esquerdo e 2 no direito que são bem visíveis para mim, e por diversas vezes sinto uma certa pressão nos olhos e logo em seguida por um tempo aonde tem os postos ficam embaçados em volta… Não tenho e nunca tive nenhum outro tipo de problema ocular, tenho a visão excelente e nunca nem se quer fiz algum tipo de cirurgia ou peguei algum tipo de infecção. Isso é normal ?sendo que começou tão precoce e eu nunca precisei de óculos e tenho uma visão muito boa, hoje eu tenho 26, sou adaptada já com os pontos, mas algumas vezes são bem incômodos

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola obrigado pelo contato. Sim as moscas volantes são alterações do vitreo, são mais comuns aparecerem após o passar dos anos mas podem correr em diversas idades. O que precisa ser feita é uma avaliação para ver se a retina está normal, se estiver não ha problema nenhum com a presença das manchinhas. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Renata

    |

    Bom dia. Vejo pontos luminosos o dia todo, que vem e vão, tipo quando a gente olha uma lâmpada e olha para outro lugar. Além disso tenho muitas moscas. Será que esses pontos luminosos são na visão ou neurológico?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Renata, fica um pouco difícil de dizer. O ideal seria você agendar uma consulta com um retinologo para determinar. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Avatar

    Patrícia

    |

    A mosca volante q vejo. E como se fosse duas aranhas pretinha. Qdo era pequena era marca de carimbo de dedo para onde eu olhava.

    Reply

  • Avatar

    Patrícia

    |

    Eu tenho problemas de mosca volantes desde os 10 anos. Só que ficava um tempo de 6 meses e ia embora,sumia. Agora estou com 44 anos e já tem um ano q estou vendo e não vai embora… fiz o mapeamento de retina e acusou Moscasvolantes as vezes vejo flash de luz.. mas demora muito para eu ver. Pq esse problema desde pequena??Agora apreceu um grau de miopia na vista. Nunca tive nada.Gostei muito da explicação do site de vcs. Obrigada

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Patricia, obrigado pelo contato. O descolamento do vitreo posterior pode acontecer em qualquer idade, sendo mais comum com o passar do tempo. O aparecimento de grau de óculos não apresenta relação com isso. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Monique Rodrigues Cassarini

    |

    Já tive quando tinha por volta das 14 anos, eram só algumas manchinhas pretas que incomodavam quando movimentava os olhos e depois da consulta foi prescrito uma vitamina e sumiram. Mas agora, maiôs ou menos 10 anos depois, apareceram novamente em maior proporção e embaçando a visão!

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Monique, o ideal é que você agende uma consulta para investigar se está tudo bem com sua retina. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Isabela Peres

    |

    Bom dia, tenho uma dúvida. Comecei a estudar devido a semana de prova da faculdade e comecei a ver essas moscas volantes, mais se já não bastasse isso também percebo que as vitas esta embaçada e vermelha em apenas um olho, pode ser por conta das vistas cansadas? Caso fosse miopia seria nos dois olhos?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Isabela, obrigado pelo contato. ideal é você procure o mais breve possível um retinologo, pois moscas volantes não costumam estar associadas a vermelhidão e embaçamento da visão. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Gilda de fatima pereira

    |

    Boa noite , estou vendo estas moscas volantes , tempos atras ja tinha estes sintomas , mas agora esta parecendo uma aranhainha com asas e normal , isto esta me preocupando.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Gilda. obrigado pelo contato, o ideal é que você seja avaliada por um retinologo mesmo. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    deborah silva de queiroz

    |

    Estava completando meu treino de natação e comecei a ver manchas verdes, circundadas por pontos e contornos pretos, mesmo ao respirar fora d’água. Ao sair da piscina eram só as “moscas volantes” só que pontos muito grandes… assim ficou pelo resto do dia. Fui a um oftalmo e farei um mapeamento da retina, bem como uma ecografia A e B. Tenho 61 anos e nunca havia escutado nada sobre “moscas volantes”…

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola Deborah, o descolamento do vítreo é um processo fisiológico que ocorre em todas as pessoas com o passar do tempo. Mas o ideal é que você seja avaliada para ver se há alguma lesão da retina, mesmo assim. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Alessandro Menegon

    |

    Olá tenho, 14 anos e quando fomos para uma cidade do interior em um breve instante passei pelo problema, no momento fiquei preocupado já que eram muitos pontos pretos indo de um lado pro outro muito rapidamente. Depois de uns 20 segundos parou e esqueci o problema. Isso nunca tinha me acontecido antes e o mais curioso é que aconteceu o mesmo com meu irmão de 16 anos depois de um dia, gostaria de saber se pode ser algum problema maior ou se pode ter alguma relação com alguma outra doença. Aguardo um retorno, obrigado

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Alessandro… Bem primeiramente obrigado pelo contato, o ideal é que você seja avaliado por um profissional especialista em Doenças da Retina para determinar se há alguma alteração na sua Retina, ou se são moscas volantes decorrentes de alteração do gel vitreo… Att equipe RetinaPro

      Reply

      • Avatar

        Alessandro Menegon

        |

        Ok, obrigado

        Reply

  • Avatar

    miguel nogueira

    |

    ola…bom dia…tenho 34 anos e algum tempo percebi o aparecimento dessas moscas volantes, elas tinham o formato de teias de aranhas e agora a mais ou menos um ano apareceu um pontinho preto que na verdade nao me atrapalha em nada mas me incomoda um pouco…oque devo fazer?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá Miguel, na verdade não precisa fazer nada… O próprio sistema visual vai fazer voce se adaptar ao problema, você vai perceber menos com o passar do tempo… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    sandro dornelles da silva

    |

    De tempos em tempos um de meus olhos ou os dois me deixam com a VISTA ESFUMAÇADA, ou também sinto algumas PONTADAS num o noutro lho. Quando sinto esses sintomas, ponho complexa de gelo e logo passa. Percebo que meus olhos apresentam pequenos enrugamentos em cada olho desde quando usava lentes de contatos , isso há mais de 25 anos.. Tenho 61 anos. uso óculos para miopia e astigmatismo.

    Reply

  • Avatar

    Gersika Almeida

    |

    Eu descobri a mosca volante no meu olho direito eu estava com 16 anos,e aos 20 anos fui ao oftalmolosgista ,ate então não sabia que se chamava assim,ele me disse que não era grave ,a não ser que ela aumentasse de tamanho e comprometesse minha visão. Hoje estou com 27 anos e ela continua do mesmo jeito,é uma pequena mancha preta parece com uma pinta,onde eu olho ela esta,incomoda um pouco sim,principalmente em leituras,mas como disse a doutora agente se acostuma. A minha duvida é porque eu dei isso tao nova se a idade normal é aos 60 anos e eu comecei com 15 anos.

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Olá gersika, o comum mesmo é que ela surja com o passar da idade, mas existem sim casos onde pode surgir mais cedo, sobretudo nos indivíduos míopes… O importante é que vc seja avaliada por um Especialista em Doenças da Retina e tenha certeza que está tudo bem… Espero ter ajudado. Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Avatar

    Juliano Melo

    |

    Passei os últimos meses forçando muito a vista, em media 12 horas por dia no computador. Há duas semanas percebi o surgimento de algumas e na semana seguinte tive ardência nos olhos e muita secura, o que passou depois de uns 5 dias. Fiz mapeamento de retina e está tudo ok. Elas incomodam muito, queria saber se elas tendem a se dissolver, pois me da a impressão que elas vão se alterando com o passar dos dias, meio que diluindo os pontos mais escuros. Forçar exageradamente a vista como fiz pode causá-las?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Oi Juliano, o aparecimento das “moscas volantes” surgem devido a degeneração do vítreo que na maioria das vezes é decorrente da idade. Podem ser precipitadas por traumatismos ou inflamações intra oculares também. O uso excessivo de leitura ou computador não ocasiona o surgimento delas. Em geral, o que ocorre com o passar dos meses é um processo de adaptação via mecanismos cerebrais onde acaba que iremos perceber menos estas manchas. Espero ter ajudado, Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    juan

    |

    Essas moscas volantes acontecem às vezes comigo quando eu estou no sol e caso pra se preocupar e algum muito grave isso ?

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      Ola JUan

      obrigado pelo contato. Em geral ha maior percepção das moscas volantes na claridade mesmo. Você precisa ser avaliado por um médico especialista em doenças na retina para identificar qual a causa do seu sintoma. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Avatar

    Nete Ramos de Oliveira

    |

    Vejo este tipo de imagens a muito tempo, isso bem antes dos trinta, faço uso de óculos dsd vinte anos, apenas na vista esquerda, fui diagnosticada a alguns meses com suposta suspeita de glaucoma isso tem ligação uma coisa com a outra ? Ou apenas coincidência, ainda não fiz exames por falta de dinheiro, mas pretendo fazer.

    Reply

  • Avatar

    Blahblahblah

    |

    Olá boa noite li o artigo tenho 21 anos e a 4 anos eu vejo esses pontinhos e teias.não vejo flashes minha visão é embaçada pelo motivo de ter miopia,eu queria tirar duas dúvidas se possível moscas volantes tem a ver TBM com a idade? Pq as minhas apareceram aos 17 para os 18 engraçado que meu irmão está nessa faixa e já disse que em um momento ou outro enquanto ele estava no computador viu um pontinho preto,e no meu caso como eu devo proceder devo me preocupar? Aguardo retorno obrigado!

    Reply

    • Avatar

      Alexandre Rosa

      |

      Ola, obrigado pelo contato. As moscas volantes são causadas por uma liquefação no gel vítreo, provocando o descolamento do vítreo. Sua principal causa é a idade. Sendo que pode ocorrer em indivíduos mais joven, sobretudos nos miopies. O ideal é que seja avaliado por um retinologo, pois em um percentual pequeno de casos existem lesões que precisam ser tratadas. Atenciosamente,

      Reply

  • Avatar

    Jimmy cardoso

    |

    ola tenho 29 anos e estou vendo essas teias no meu campo de visão e as vezes vejo uns pontos luminosos ….

    Reply

    • Avatar

      RetinaPro

      |

      hmm, olha Jimmy, o ideal é que você seja examinado por um retinológo para ter certeza que esta tudo certo com sua retina. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

    • Avatar

      Marilia

      |

      Eu tbm vejo e tenho 22 anos vc já fez exame????

      Reply

Deixe um comentário