Muita coceira no olho? Entenda o que pode estar causando o problema

Muita coceira no olho? Entenda o que pode estar causando o problema

Manter a saúde ocular é essencial para todos, uma vez que sentir dores ou outros tipos de desconfortos nos olhos diminui consideravelmente a qualidade de vida. Muita coceira no olho está entre as principais reclamações dos pacientes que procuram um oftalmologista, visto que esse sintoma é incômodo e causa preocupação.

Existem muitas razões para sentir coceira na região ocular, desde fatores externos, como excesso de poeira no local, até internos, como patologias. Compreender a causa é indispensável para todos que desejam combater esse problema e ter um dia a dia e uma rotina de trabalho mais leve.

Para auxiliar você a descobrir o que está gerando muita coceira no seu olho, criamos esse artigo. Nele você verá os principais fatores causadores e seu efeito na saúde ocular. Continue lendo e confira.

Por que se tem coceira no olho?

Antes de saber o que está causando muita coceira no olho, é importante entender porque ocorre essa reação. Também chamada de prurido, essa sensação que gera vontade de coçar é uma resposta do corpo para mostrar que há algo errado.

É comum sentir isso quando um cílio entra no olho, por exemplo, e o órgão não consegue expulsá-lo naturalmente. Ou seja, apesar de não ser um motivo de preocupação por si só, é preciso ficar atento a esse sintoma e, ao verificá-lo com longa duração, procurar um oftalmologista para identificar a razão do problema e iniciar o tratamento recomendado pelo especialista.

Além disso, é importante que pacientes que sentem muita coceira no olho evitem coçá-lo o tempo todo. Isso pode aumentar ainda mais a irritação e causar:

Quais são os fatores que causam muita coceira no olho?

Existem, basicamente, três razões centrais para se ter muita coceira no olho:

  • clima e umidade;
  • patológicos e
  • reação medicamentosa

É possível, ainda, haver uma combinação de duas razões diferentes, como uma patologia ocular que é agravada pelo clima. Saiba mais sobre cada um desses fatores para poder identificar a sua causa.

Clima e umidade

Esse é a razão ligada aos fatores externos, ou seja, que não estão relacionados diretamente com a sua saúde. Um bom exemplo são as temperaturas muito altas, como é comum ocorrer no verão no Brasil.

Quando isso ocorre, há uma diminuição natural na umidade do ar e um aumento na quantidade de poeira que fica suspensa no ar, que pode entrar no olho e causar irritação no órgão.

Também é no clima quente que estamos habituados a passar mais tempo no ar condicionado, que retira por completo a umidade do ar e, consequentemente, pode ressecar todas as mucosas, desde o nariz até os olhos.

Por outro lado, no inverno é comum haver a proliferação de fungos, como o mofo e o bolor, que causam muita coceira no olho, e também outros sintomas que fazem essa reação parecer conjuntivite.

Patológicos

Há diversas doenças oculares que podem gerar muita coceira no olho. As mais comuns são:

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação alérgica, viral ou bacteriana que afeta a membrana que reveste o olho. Normalmente, é acompanhada de outros sintomas, como:

  • vermelhidão;
  • ardência;
  • inchaço;
  • sensibilidade extrema à luz e
  • secreção ou secura.

Uveíte

A uveíte também é uma inflamação, mas ela ocorre na parte do olho que é pigmentada. Isso pode ocorrer por uma infecção, por lesão ou como uma reação autoimune do corpo. Normalmente, também há a queixa de:

  • dor no olho;
  • sensibilidade à luz;
  • vermelhidão;
  • aparecimento de moscas volantes e
  • visão turva.

Terçol

Também chamado de Hordéolo, ocorre quando uma glândula da pálpebra fica obstruída, o que causa a formação da pústula, uma bolha similar a uma espinha. Normalmente é acompanhada de dor e pode haver secreção.

Herpes ocular

A herpes ocular é um problema que ocorre pelo vírus da herpes simples tipo I ou pela reativação do vírus da catapora. Ela tem como sintoma o aparecimento de bolhas de água ou feridas na região do olho e, como complicação, pode evoluir para uveíte, conjuntivite ou outras inflamações, compartilhando alguns sintomas, como a vermelhidão e a dor.

Alergias

As alergias são um ótimo exemplo de combinação entre os fatores patológicos e ambientais, uma vez que são mais frequentes durante a primavera e inverno. Também pode haver:

  • inchaço nas pálpebras;
  • vermelhidão e
  • excesso de lacrimação.

Reação medicamentosa

Há alguns medicamentos que podem ter como reação a coceira no olho, por isso, se você iniciou um tratamento recentemente e notou que está com esse problema, converse com o seu médico para avaliar se é possível modificar o remédio.

Mas, lembre-se: nunca pare por conta própria o tratamento que você está fazendo. Isso pode piorar outra doença e ter sérias consequências para a saúde. Sempre consulte o seu médico de confiança.

Como você deve ter percebido, existem muitos fatores que geram muita coceira no olho e fazer a análise e o diagnóstico em casa não será muito eficaz. Se esse incômodo persistir, agende uma consulta com um oftalmologista. O especialista irá fazer exames e indicar maneiras de aliviar o desconforto.

Se você gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre a saúde ocular, nos siga no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Também não deixe de conhecer o RetinaProdcast, nosso podcast que está disponível no Spotify, Deezer e Apple Podcast.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content