• Blog
  • Óculos de sol pode proteger de doenças oculares?

Óculos de sol pode proteger de doenças oculares?

Óculos de sol pode proteger de doenças oculares?

Não é raro vermos pessoas de ambos os sexos e diferentes idades complementarem o seu visual com óculos de sol. No entanto, geralmente isso é feito com finalidade estética, já que nem todos se lembram da sua real importância.

Mas afinal, por que usar óculos de sol é tão necessário para a saúde dos olhos?

Embora seja um acessório, esse item funciona como proteção para diversas doenças, e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual a origem dos óculos de sol?

A invenção dos óculos de sol surgiu de uma necessidade real dos pilotos. Esses profissionais precisavam manterem-se atentos, mas seus olhos permaneciam expostos às agressões solares e do vento.

Por isso, no início do século 20, esse acessório foi inventado para proteger a vista. Conforme o tempo passou, os modelos foram modificados para serem utilizados por outros grupos de indivíduos, em especial aqueles mantidos em exposição prolongada ao sol.

Foi assim que esse item, além de ter a função de proteger os olhos, passou a ser utilizados por estética e se tornou parte da moda.

Por que usar óculos de sol?

Embora seja amplamente divulgado que os raios de sol causam prejuízos para a pele e os olhos, ainda há quem não entenda por que usar óculos de sol é importante. Então, é comum que as pessoas deixem esse item de lado.

Assim como o filtro solar protege a pele, o uso de óculos de sol é essencial para manter os olhos protegidos . Esses órgãos são delicados e sua saúde é afetada pela exposição à radiação solar.

A seguir, listamos alguns motivos que explicam por que usar óculos de sol é um hábito que deve fazer parte da rotina. Acompanhe!

Aumento do conforto

Os óculos de sol diminuem a quantidade de luz que penetra nos olhos. Eles promovem conforto ao longo do dia, principalmente quando está claro demais.

Proteção contra lesões na retina

Os raios ultravioletas presentes na luz solar penetram os olhos com uma intensidade que pode provocar lesões nos tecidos. Os óculos escuros de boa procedência e qualidade filtram esses raios, o que minimiza os impactos agressivos que poderiam ser causados.

Prevenção de problemas oculares

Além de prevenir queimaduras, os óculos de sol também ajudam a evitar algumas doenças oculares, como a catarata, por exemplo.

A exposição prolongada à radiação solar também pode provocar pterígio e degeneração macular.

Proteção contra agentes climáticos

Além da proteção contra os raios UVA e UVB emitidos pelo sol, os óculos escuros também ajudam a minimizar as agressões causadas pelo vento. Ele causam ressecamento dos (olho seco) e ainda aumenta o contato desses órgãos com a poluição atmosférica, o que pode causar irritações e alergias.

Quais os tipos adequados de óculos de sol?

Na hora de escolher os seus óculos, lembre-se de que não se deve optar por qualquer lente escura. É fundamental que elas tenham uma excelente qualidade e realmente ofereçam a proteção que os olhos necessitam.

Quando uma lente é escura, mas não tem a proteção UV, ela provoca a dilatação da pupila e aumenta a exposição dos olhos à radiação, ou seja, usar óculos inadequados e sem tratamento é ainda pior do que ficar sem eles. Portanto, quando for escolher os seus, opte por marcas de confiança

Agora que você já sabe por que usar óculos de sol é fundamental para cuidar dos seus olhos, não se esqueça de levá-los para onde for. Assim, é possível ter um visual moderno e a visão protegida, simultaneamente.

E aí, gostou do post? Você tem o costume de sair de casa com óculos de sol? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Óculos de sol pode proteger de doenças oculares?
5 (100%) 1 vote

Posts relacionados

Dr. Alexandre Rosa

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Comentários (4)

  • Avatar

    Edinaldo

    |

    muito obrigado pelas informações confesso, que não sabia o quanto a falta de óculos me afeta.

    Reply

  • Avatar

    ERASMO MESSIAS DA SILVA

    |

    ACHEI EXCELENTE ESSE ESCLARECIMENTO POR PARTE DO MÉDICO. EU QUE QUASE NUNCA USEI ÓCULOS DE SOL, A PARTIR DE AGORA, QUANDO TIVE UM PROBLEMA DE RETINA VOU FAZER USO DO ÓCULOS DE SOL.
    MUITO OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO.

    Reply

Deixe um comentário