Os óculos de sol podem proteger de doenças oculares?

os-oculos-de-sol-podem-proteger-de-doencas-oculares-capa

Os óculos de sol, além de serem um ótimo acessório, são indispensáveis para a prevenção e o combate de doenças oculares. Por isso, devem ser utilizados por todos, independente da faixa etária.

Por mais que o sol seja indispensável para a nossa vida e faça bem para o nosso organismo, o excesso de luz e a exposição a altas temperaturas por longos períodos trazem diversas consequências para o corpo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os malefícios não estão relacionados apenas com a pele, mas também com a saúde ocular.

Quer saber mais sobre esse tema e entender a real importância dos óculos de sol para a prevenção de doenças? Continue lendo e confira!

Qual a origem dos óculos de sol?

A invenção dos óculos de sol surgiu de uma necessidade real dos pilotos. Esses profissionais precisavam manterem-se atentos, mas seus olhos permaneciam expostos às agressões solares e do vento. Por isso, no início do século XX, esse acessório foi inventado para proteger a vista.

Conforme o tempo passou, os modelos foram modificados para serem utilizados por outros grupos de indivíduos, em especial aqueles mantidos em exposição prolongada ao sol. Foi assim que esse item, além de ter a função de proteger os olhos, passou a ser utilizados por estética e se tornou parte da moda.

Uma curiosidade interessante envolve a história do famoso modelo aviador da Ray-Ban. A criação se deu justamente para os pilotos e, por ser muito estiloso, passou a ser utilizado por atores e famosos, popularizando-se como um acessório.

Por que usar óculos de sol?

Embora seja amplamente divulgado que os raios de sol causam prejuízos para a pele e os olhos, ainda há quem ache que os óculos de sol são apenas um acessório no visual e deixam de lado o uso. Mas a verdade é que ele tem uma função similar a do filtro solar, mas ao invés de proteger a pele, faz isso com os olhos.

Confira alguns motivos que comprovam que o uso dos óculos traz diversos benefícios e está ligado com a prevenção de doenças oculares.

Aumento do conforto

Apesar de não estar relacionado com doenças, o uso de óculos de sol consegue reduzir a quantidade de luz que penetra nos olhos. Assim, há mais conforto durante o dia e em atividades que se está claro demais.

Por isso, muitas pessoas optam por dirigir, caminhar e correr com esse item, especialmente as que têm mais sensibilidade à luz, como é o caso daquelas com olhos claros.

Proteção contra lesões na retina

Os raios ultravioletas presentes na luz solar penetram os olhos com uma intensidade que pode provocar lesões nos tecidos. Os óculos escuros de boa procedência e qualidade filtram esses raios, o que minimiza os impactos agressivos que poderiam ser causados.

Saiba mais sobre os raios UV e o seu impacto na saúde ocular na nossa live completa sobre o tema.

Proteção contra agentes climáticos

Além da proteção contra os raios UVA e UVB emitidos pelo sol, os óculos escuros também ajudam a minimizar as agressões causadas pelo vento, como:

Prevenção de doenças

Além dos pontos citados acima, o óculos ainda consegue prevenir algumas doenças que ocorrem após a exposição solar a curto ou longo prazo.

Pequenas exposições podem levar ao desenvolvimento de problemas, como:

  • fotofobia: dificuldade para enxergar e desconforto em ambientes claros;

  • conjuntivite: o excesso de sol pode causar ressecamento e predispor alergias, levando a inflamação da conjuntiva e

  • fotoceratite: tipo de queimadura que ocorre na parte do olho que fica em contato com o sol, chamada de córnea e conjuntiva.

Já a exposição prolongada leva a outras doenças, como:

  • pterígio: é uma lesão benigna que cresce na parte transparente do olho;

  • catarata: de acordo com a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, o excesso de sol aumenta em até 60% o risco de catarata, doença caracterizada pelo aumento da opacidade da lente transparente do olho e

  • degeneração macular: o sol também aumenta o risco de ocorrer lesões na parte central da retina, chamada de mácula.

Saiba mais sobre o efeito do sol e a importância de usar óculos escuros no nosso video!

Quais os tipos adequados de óculos de sol?

Na hora de escolher os seus óculos, lembre-se de que não se deve optar por qualquer lente escura. É fundamental que elas tenham uma excelente qualidade e realmente ofereçam a proteção que os olhos necessitam.

Quando uma lente é escura, mas não tem a proteção UV, ela provoca a dilatação da pupila e aumenta a exposição dos olhos à radiação, ou seja, usar óculos inadequados e sem tratamento é ainda pior do que ficar sem eles. Portanto, quando for escolher os seus, opte por marcas de confiança.

Vale ressaltar que não basta apenas comprar um confiável, é preciso utilizá-lo sempre que houver a exposição solar, especialmente se for a longo prazo. Deixe sempre na bolsa ou no carro e tenha em mãos sempre que precisar.

Se você ainda quer saber mais sobre a relação entre o sol e as doenças oculares, entre em contato conosco para conversar com um especialista ou agendar uma consulta conosco em Belém. Caso você ainda não nos siga nas redes sociais, conheça o nosso perfil no Facebook e no Instagram.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content