Olho vermelho e dolorido? Saiba o que pode ser e o que fazer

Mulher indicando olho vermelho e dolorido

Sentir o olho vermelho, dolorido ou inchado é sinal de que alguma coisa está errada. Sempre que sofre algum tipo de agressão, o organismo desencadeia essa resposta como um alerta para avisar que a saúde ocular está em perigo.

Diversos fatores geram tal tipo de sintoma, incluindo os externos — como poeira e corpos estranhos. E pode estar relacionado a doenças que se instalam nos olhos. De toda forma, é preciso prestar atenção, pois se trata de órgãos muito sensíveis e essenciais para nossa autonomia.

Preparamos este artigo com algumas possíveis causas da vermelhidão e do inchaço nos olhos, para que você entenda o que prejudica nossa visão. Continue lendo para saber quais são elas e descobrir como cuidar ainda melhor da sua saúde ocular.

O que pode ser quando o olho fica vermelho e dolorido?

A vermelhidão associada à dor nos olhos são sintomas comuns a algumas doenças ou quadros de irritação, por exemplo, desde alergias até o possível desenvolvimento de alguma inflamação.

Sujeira e corpo estranho

Os olhos não aceitam com tranquilidade o contato com agentes irritantes, sejam líquidos, sólidos ou gasosos. Então, sempre que isso acontece podem surgir sintomas como vermelhidão, dor e inchaço, sendo que em alguns casos também há coceira e sensação de ardência. Isso é provocado por:

  • poeira;
  • fumaça;
  • cosméticos;
  • maquiagem;
  • produtos químicos.

O olho vermelho e dolorido também pode indicar a presença de algum corpo estranho, ou seja, uma partícula que não deveria estar ali causa incômoda e desencadeia uma reação com o intuito de expulsar esse “invasor”. O corpo estranho pode ser um cisco, cílio, pedrinha, inseto, fiapo ou qualquer partícula que irrite o olho

Lentes de contato

As lentes de contato são boas opções para corrigir problemas de visão. No entanto, é preciso seguir as recomendações e utilizá-las corretamente, pois elas também podem prejudicar os olhos, uma vez que ficam fixadas diretamente sobre eles.

É muito importante que esse tipo de lente seja higienizada do jeito certo, assim como o estojo utilizado para armazená-lo. Isso precisa ser feito com produtos específicos, que não causem irritações no globo ocular.

Outro erro que deve ser evitado é dormir com as lentes de contato. Um período prolongado de uso aumenta os riscos de ocorrerem infecções pela contaminação por microrganismos, como bactérias e fungos.

Trauma nos olhos

Quando ocorre algum trauma no globo ocular ou na face, podemos perceber o olho vermelho e dolorido. Ele também corre o risco de ficar inchado e sofrer uma hemorragia, causada pela ruptura de pequenos vasos sanguíneos na região subconjuntival (que deixa uma marca muito vermelha no globo ocular).

Os traumas podem decorrer de acidentes de trânsito, pancadas, quedas ou uma abrasão, seja em função de um corpo estranho ou arranhão no olho. Por isso, outros sintomas podem se associar, dependendo da lesão sofrida e do motivo que a causou.

Alergias

As alergias deixam o olho vermelho e dolorido em função da resposta do sistema imunológico ao contato com o agente irritante. Os quadros alérgicos se limitam aos olhos ou afetam também as vias aéreas superiores, como acontece na rinite e na sinusite.

As causas das alergias são muitas, incluindo o contato com fumaça, poeira, produtos químicos e maquiagem, entre inúmeros outros itens. O que desencadeia essa resposta varia de pessoa para pessoa, então é muito importante ficar atento àquilo que provoca o incômodo e evitar se expor a esse agente agressivo.

paciente em consulto apresentando queixas de olho vermelho e dolorido

Doenças oculares

Diversas doenças oculares desencadeiam sintomas bastante incômodos, deixando o olho vermelho e dolorido, além de inchado e coçando. É muito importante que esses problemas sejam diagnosticados e tratados, uma vez que podem evoluir para quadros mais complexos e, em alguns casos, levar à perda da visão.

A seguir, listamos algumas doenças muito comuns, mas que prejudicam bastante os olhos. Veja quais são.

Conjuntivite

conjuntivite é uma inflamação que afeta a conjuntiva, uma membrana muito fina e transparente que cobre a parte da frente dos olhos e o interior da pálpebra. Além de deixar o olho vermelho e dolorido, causa sensibilidade à luz, coceira, produção excessiva de secreção e sensação de corpo estranho.

Esse processo inflamatório costuma ser desencadeado por quadros alérgicos ou resultar de uma infecção por microrganismos. Existem conjuntivites causadas por fungos, bactérias e vírus, sendo que a doença pode afetar somente um olho ou os dois.

Inflamações

O olho é dividido em partes — e todas elas estão suscetíveis a inflamações provocadas por fungos, vírus, bactérias, parasitas ou até mesmo complicações de situações anteriores, como alergia, irritação ou lesão. Alguns processos inflamatórios que afetam a região são:

  • blefarite: atinge as pálpebras;
  • episclerite: ocorre na membrana que cobre a parte branca dos olhos;
  • irite: inflamação da íris, porção colorida do olho;
  • ceratite: manifesta-se na córnea;
  • esclerite: a esclera, parte branca do olho, fica inflamada;
  • uveíte: inflamação da camada média e posterior dos olhos.

Há também um quadro ainda mais grave, chamado de celulite orbitária. Trata-se de uma infecção que acomete os tecidos ao redor dos olhos, causando um inchaço muito volumoso. O quadro requer tratamento com antibiótico oral ou endovenoso.

Hordéolo

Esse problema é mais conhecido como terçol, um inchaço doloroso que se forma na pálpebra. Ele pode ser interno ou externo — o segundo caso é o mais comum, resultado da obstrução e consequente infecção de um folículo ciliar (incluindo as glândulas ao seu redor).

No caso do hordéolo interno, essa condição rara é resultado da infecção de uma glândula. Em ambos os casos, pode ocorrer a formação de um abscesso, ou seja, um acúmulo de secreção purulenta. Tais inflamações são agudas (de curta duração), mas causam muito incômodo e dor local, deixando o olho vermelho e dolorido.

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco se caracteriza pela produção inadequada de lágrimas devido à função reduzida das glândulas ou à perda do componente aquoso, que possibilita a formação do fluido lacrimal. Em alguns quadros, o problema pode estar na qualidade desse fluido, que não lubrifica adequadamente os olhos.

Pessoas que sofrem com a síndrome do olho seco apresentam um ressecamento da superfície do globo ocular. Como consequência, manifestam-se a vermelhidão, coceira e a sensação de ardência. Em alguns casos, os olhos também ficam doloridos e cansados.

Médica realizando exame para diagnóstico de olho vermelho e dolorido

O que não fazer caso meu olho esteja vermelho e dolorido?

Em casos de vermelhidão ou dor nos olhos é necessário evitar alguns comportamentos, por exemplo, esfregar os olhos, usos de medicamentos sem prescrição e, sobretudo, receitas caseiras.

A seguir a RetinaPro destaca quais comportamentos e práticas devem ser evitados. Confira!

Não fique esfregando os olhos

Esfregar os olhos pode piorar o quadro de dor e vermelhidão dos olhos. O contato da mão com o olho pode intensificar um processo inflamatório, pelo transporte de microrganismos, assim como agravar o quadro de vermelhidão local.

Jamais use colírios sem receita médica

Nunca é recomendado a automedicação, mesmo que somente pelo uso de colírio simples e de fácil acesso em farmácias. A ação tópica do medicamento pode mascarar sintomas e impossibilitar o diagnóstico ideal da doença.

Não use lentes de contato

Em quadros de vermelhidão e dor é necessário interromper momentaneamente o uso de lentes de contato, até a avaliação detalhada de um oftalmologista. As lentes podem agravar sintomas de desconforto

Não use receitas caseiras ou da internet para tentar resolver o problema

Receitas caseiras ou remédios sem aprovação legal ou estudo científico podem agravar sintomas e pior o quadro de desenvolvimento de doenças. Por isso, nunca faça uso de receitas ou práticas de tratamento que não sejam previstas por um médico ou médica.

Não ignore os sintomas

Fique atento aos sintomas, acompanhando seu desenvolvimento. Por um lado, o registro de evolução da doença auxilia o oftalmologista na definição de um diagnóstico e, por outro, o acompanhamento próximo também implica em ação rápida. Por exemplo, no agendamento de consulta médica.

Afinal, o que fazer nesse caso?

Caso esteja vivenciando sintomas de vermelhidão e dor nos olhos, procure um oftalmologista para o diagnóstico e tratamento adequado para a doença identificada.

Vale a pena ressaltar que os sintomas de olho vermelho e dolorido podem estar associados à manifestação de diversas doenças, cada qual com sua implicação, causas e exigências de tratamento.

Por isso, somente um médico ou médica especializada em oftalmologia é capaz de avaliar e determinar o melhor plano de tratamento, tendo em vista as características da vermelhidão e dor nos olhos.

A RetinaPro conta com um corpo clínico formado por oftalmologistas altamente qualificados, com equipamentos e infraestrutura modernos, de modo a atender de maneira atenta e personalizada para cada paciente.

Reside em Belém? Agende agora a sua consulta e conte com a RetinaPro!

Recepção RetinPro, agendamento de consulta para sintomas de olho vermelho e dolorido

Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre o que causa e qual a ação deve ser tomada em caso de olho vermelho e dolorido.

Como vimos, estes sintomas estão associados a doenças diversas e, por este aspecto, demandam a avaliação clínica atenta de um oftalmologista. Assim, é possível definição de diagnóstico e tratamento ideal.

A RetinaPro é especialista em saúde ocular, realizando atendimento, consultas e procedimentos especializados. Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content