Quais são as indicações da cirurgia de retina?

Quais são as indicações da cirurgia de retina?

A cirurgia de retina é um termo amplo para se referir a qualquer procedimento cirúrgico realizado nessa estrutura do olho. A retina está localizada na parte de trás do globo ocular e tem como principal função captar a luz, transformá-la em sinais e enviá-los para o cérebro, o que nos permite ver aquilo que está no campo de visão.

Assim como qualquer parte do nosso corpo, a retina pode ser afetada por diversas doenças que fazem com que ela não funcione como deveria. Em alguns casos, não há nada que se possa fazer, mas em outros recomenda-se a realização de procedimentos para auxiliar na recuperação do paciente e, consequentemente, na melhora ou retorno da visão.

A técnica, os instrumentos, a forma de realização e as orientações pré e pós-operação podem variar bastante, dependendo diretamente do problema.

Para falar mais sobre a cirurgia de retina e mostrar quais são os principais procedimentos que podem ser realizados nessa parte do olho, criamos esse artigo. Continue lendo e saiba mais.

Quais problemas oculares motivam a cirurgia de retina?

Antes de saber mais sobre os problemas oculares que podem necessitar de cirurgia de retina, é importante entender mais sobre essa estrutura ocular. Dê play no vídeo abaixo e veja uma explicação completa.

Assim como falado no vídeo, existem diversas doenças que podem afetar essa parte do olho e podem exigir a realização da cirurgia de retina. Saiba mais detalhes sobre cada uma delas:

Descolamento de retina

O descolamento de retina ocorre quando essa parte se descola dos tecidos que a suportam, o que a faz ficar “solta” dentro do globo ocular. Esse problema é considerado uma emergência, uma vez que pode levar o paciente a cegueira de forma irreversível.

Quer saber mais sobre o descolamento da retina? Então, assista ao vídeo abaixo.

Retinopatia diabética e hipertensiva

A retinopatia diabética e a hipertensiva também são doenças que podem levar à cirurgia de retina. Essas enfermidades ocorrem como consequência da diabetes e da pressão alta, respectivamente, causando danos aos vasos sanguíneos que ficam na parte posterior do olho e, consequentemente, prejudicam o recebimento de sangue da retina.

Se você quer saber mais sobre a retinopatia diabética confira nossa live completa sobre o tema.

Também fizemos uma live sobre a retinopatia hipertensiva. Dê play e confira.

Essas são as doenças mais comuns, mas existem outros problemas que também podem exigir a realização da cirurgia de retina, como:

  • hemorragia vítrea: hemorragias na parte posterior do olho;
  • buraco na mácula: formação de buracos na região central da retina e
  • membrana epirretiniana: formação de uma membrana fina na frente da retina.

Quando a cirurgia de retina é indicada?

A cirurgia de retina pode ser recomendada como tratamento para todas as doenças citadas acima. No caso do descolamento de retina, por exemplo, recomenda-se quando quase toda a estrutura está descolada, o que impede que ela seja fixada novamente apenas com o laser.

E para a retinopatia diabética e hipertensiva, o procedimento é recomendado para os casos mais sérios. O mesmo vale para a hemorragia vítrea.

Já nos casos de buraco na mácula e da membrana epirretinana, a cirurgia de retina é recomendada para a maioria dos pacientes.

Quais são os tipos de cirurgia de retina?

Há, basicamente, três tipos de cirurgia de retina. São elas:

  • retinopexia pneumática: injeção de gás na parte de trás do globo ocular;
  • introflexão escleral: ao invés de entrar no olho, utiliza-se um tipo de faixa para apertar, o que permite que a retina se fixe no lugar que deveria e
  • vitrectomia posterior: utiliza-se um equipamento moderno com instrumentos que entram no olho e permitem a retirada do “gel”.

Vale ressaltar que, além desses três tipos, outro procedimento amplamente utilizado na oftalmologia é o laser, que não é considerado uma cirurgia em si, mas um procedimento ambulatorial.

Quais são as orientações pré e pós-operação?

As orientações pré e pós-operação dependerão diretamente da técnica utilizada e da doença do paciente. Mas, de forma geral, antes do procedimento, deve-se:

  • realizar todos os exames solicitados pelo médico;
  • tomar os medicamentos indicados, se houver;
  • utilizar os colírios como orientado, se houver;
  • não ingerir bebida alcoólica um dia antes do procedimento e
  • fazer jejum.

Já no pós-operatório, é importante:

  • evitar esfregar os olhos;
  • não fazer exercícios físicos pesados;
  • ficar em repouso;
  • permanecer na posição que o médico orientar, que pode ser com o rosto virado para baixo;
  • ter uma boa higiene e
  • realizar o retorno conforme combinado.

Essas são orientações gerais. É indispensável que você converse e pergunte as indicações para o seu caso, considerando a técnica utilizada e a sua enfermidade.

Se você deseja ver mais informações sobre a cirurgia de retina, confira a nossa live especial sobre o tema. Basta dar play no vídeo abaixo.

Caso você more em Belém ou região e esteja procurando por um cirurgião oftalmológico, entre em contato conosco para conhecer nossos especialistas e agendar uma consulta.

Além disso, não deixe de seguir o nosso YouTube, Instagram e Facebook para ver mais conteúdos desse tipo.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content