Retinopatia por CMV: o que é e qual a sua relação com a AIDS?

original-f403f13c2226851b3f40af30b9916534-600x600

A AIDS reduz a capacidade de defesa do organismo enfraquecendo o sistema imunológico. Como resultado, abrem-se as portas para infecções oportunistas, isto é, aquelas que se aproveitam de uma condição de maior fragilidade do organismo, como a retinopatia.

A retinopatia provocada pelo citomegalovírus (CMV) é uma dessas infecções. Trata-se de doença importante que acomete os pacientes de AIDS e requer diagnóstico e tratamento em tempo hábil, uma vez que representa risco de perda da visão, parcial ou totalmente.

Continue a leitura e descubra agora qual a relação entre a retinopatia por CMV e a AIDS.

Incidência de doenças oculares em pacientes com AIDS

O organismo humano submetido à contaminação pelo vírus HIV torna-se suscetível a uma grande diversidade de doenças. Na verdade, a maior parte é de infecções oportunistas, dentre as quais estão algumas doenças oculares.

Nesse sentido, até alguns anos atrás, as pesquisas atestavam que cerca de 75% dos pacientes de AIDS desenvolviam uma ou mais lesões oftálmicas ao longo da doença. Atualmente, com a introdução de novas drogas antirretrovirais, o percentual de danos à visão vem se reduzindo significativamente.

Essas infecções dos olhos, por sua vez, são ocorrências graves e que agem rapidamente. Nesses casos, quando não identificadas em tempo ou quando não tratadas adequadamente, podem evoluir para a perda parcial ou total da visão.

Além disso, podem se tornar portas abertas para outras ocorrências tão ou mais graves. Por essa razão, é necessário que se faça um acompanhamento constante na forma de consultas periódicas. Tanto a AIDS como as infecções oportunistas precisam ser identificadas tão logo estejam presentes.

A retinopatia por citomegalovírus (CMV) é a infecção oportunista ocular mais comum no caso de AIDS. E, mesmo com a evolução dos medicamentos atuais, segue como grande responsável por sérios distúrbios oculares.

Importância dos exames oftalmológicos

É importante saber que existem exames oftalmológicos capazes de identificar, entre outras condições, a presença da própria AIDS no indivíduo avaliado. Entre os principais está o chamado exame de fundo do olho ou oftalmoscopia.

O fundo do olho é a região da retina e de importantes elementos da visão. Assim, a oftalmoscopia permite visualizar estruturas como a mácula (região central da retina), os vasos retinianos, o nervo óptico, entre outras.

Por sua vez, o diagnóstico da retinopatia por CMV é clínico, ou seja, é feito a partir dos sintomas que o paciente apresenta e das condições observadas no exame de fundo do olho.

Um aspecto importante desse exame é que ele pode fornecer informações significativas sobre a saúde de pessoas de qualquer idade. Assim, recém-nascidos cujas respectivas mães estiveram sob infecção ao longo da gestação devem ser avaliados como rotina.

O exame de fundo do olho rotineiro é considerado preventivo para fins de diagnóstico da retinopatia por CMV. Sua indicação consta como protocolo oficial para o manejo da infecção por HIV em adultos e em crianças expostas.

Pacientes com AIDS devem ser orientados a realizar exames oftalmológicos a cada 3 ou 6 meses. Ao mesmo tempo, devem ser bem informados a respeito dos sintomas compatíveis com a infecção por CMV, como o borramento da visão, por exemplo.

Retinopatia por CMV

Pacientes com AIDS são especialmente suscetíveis à retinopatia provocada pelo CMV. Quando se encontram sob tratamentos antirretrovirais, a suscetibilidade se reduz significativamente, mas continua entre as mais graves complicações oculares desses pacientes.

A doença parece resultar de manifestação do CMV já anteriormente instalado no organismo (reativação). Nesse sentido, sabe-se que entre 60 e 90% das pessoas adultas já foram infectadas pelo CMV. Essa prevalência aumenta com a idade.

A pessoa com AIDS encontra-se com o sistema imunológico fragilizado pelo HIV. Nessa condição, o CMV consegue se manifestar, a retinopatia se instala e sua disseminação pode ser rápida e extensa.

Para o paciente, os primeiros sintomas da retinopatia por CMV podem incluir o surgimento de moscas volantes (pequenos pontos ou manchas escuras flutuantes) e embaçamento da visão após alguns dias. Como resultado, pode haver perda da visão periférica (lateral).

Quando a infecção se instala na retina pode começar a destruir parte dos tecidos (necrose), além de provocar hemorragia local e inflamação dos vasos que a irrigam. Além disso, é característica a presença de lesões esbranquiçadas cujos bordos granulares tendem a se estender para o restante da retina.

A doença pode, ainda, provocar um descolamento de retina, um dano grave que consiste na separação da retina da parte de trás do olho (fundo do olho). Nesse caso, é preciso tratamento adequado em tempo hábil, uma vez que pode resultar em perda da visão.

A transmissão do CMV se dá por meio de contato com sangue e fluidos corporais (saliva, urina). O transplante de órgãos é meio comum de transmissão do CMV.

Relação da retinopatia por CMV com a AIDS

Como se viu, a retinopatia por CMV é uma infecção oportunista, aproveitando-se das condições de fragilidade do organismo. No entanto, na maior parte dos casos, o agente etiológico (o vírus CMV) já estava presente no corpo do paciente.

Desse modo, com a suscetibilidade criada pela perda da imunidade provocada pelo vírus da AIDS, o CMV se manifesta. A doença costuma ocorrer mais comumente em pessoas já em estágios mais avançados da AIDS, nas quais a contagem de células T (células de defesa) é muito baixa.

Assim, uma vez se manifestando, a doença provoca os danos conhecidos, constituindo a retinopatia por CMV. As observações indicam que se instala em cerca de 20 a 30% dos pacientes de AIDS.

Por sua vez, do mesmo modo como acontece com a AIDS, pessoas em outras situações de imunossupressão (enfraquecimento do sistema imunológico) também são mais suscetíveis à doença. Nessa condição, por exemplo, estão os pacientes em terapia imunossupressora para câncer e leucemia.

A retinopatia por CMV, assim como a própria AIDS, possuem tratamentos efetivos que, no entanto, requerem diagnósticos precoces e o devido acompanhamento. Por essa razão, a grande importância dos exames preventivos de modo rotineiro, com visitas frequentes ao oftalmologista.

Como visto, a retinopatia por CMV pode vir no rastro das fragilidades imunológicas do paciente de AIDS. Exames oftalmológicos de rotina podem detectar suas primeiras manifestações e permitir o tratamento em tempo hábil.

Continue conosco em nossas redes sociais e tenha tudo o que você precisa para a saúde de seus olhos: Facebook, Twitter e Instagram.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content