O que é retinopexia pneumática?

retinopexia-pneumatica-saiba-mais-sobre-essa-importante-cirurgia

Apresentar um problema na visão é sinônimo de preocupação para a maioria das pessoas. Atualmente, problemas na retina estão se tornando cada vez mais recorrentes, como o descolamento da retina que pode ser tratado por meio da retinopexia pneumática.

É válido ressaltar que os olhos são considerados uma das partes mais importantes do corpo humano. Isso porque ele nos permite enxergar as maravilhas do mundo, ver as pessoas e reconhecer ambientes, por exemplo.

Nesse sentido, a retinopexia pneumática é um tipo de cirurgia que está sendo amplamente empregada, corrigindo as imperfeições e garantindo uma boa visão às pessoas.

Ficou interessado nessa cirurgia? Então, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre esse importante procedimento.

O que é Retinopexia pneumática?

Alguns tipos de descolamentos de retina podem ser tratados por meio da retinopexia pneumática. Esse procedimento é realizado com a injeção de gás no interior dos olhos, promovendo a obstrução do buraco existente na retina, com isso, o líquido é impedido de circular, reduzindo o descolamento.

É um procedimento rápido, pouco invasivo e que consegue solucionar com facilidade um problema que, inclusive, pode levar a cegueira.

Quando ela é realizada?

A retinopexia pneumática é realizada quando o descolamento de retina é regmatogênico, ou seja, provocado por buracos ou rupturas na região superior do olho. Quando isso ocorrer é indicado realizar o procedimento.

Como é feito o procedimento?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o tempo de permanência do gás dentro do olho varia de acordo com a quantidade de gás injetado e com seu tipo. Após ser inserido, o gás é absorvido pelo organismo do paciente. Podem se usar 2 tipos de gás. O SF6 que permanece no olho por 2 semanas, e o C3F8 que fica 4 semanas.

Para selar a ruptura da retina que provocou o descolamento pode ser feito o congelamento da mesma (criopexia) ou utilizado a fotocoagulação a laser. Em geral, a criopexia é feita no mesmo dia, logo antes da injeção do gás, enquanto que a fotocoagulação é feita no dia seguinte.

É recomendado que o paciente evite viajar para regiões que tenham altas altitudes, pois o gás pode se expandir e, assim, aumentar a pressão do olho.

É importante ressaltar que essa cirurgia exige que o paciente permaneça em uma determinada posição, orientada pela equipe médica. O tempo de permanência deve ser adequado para a cicatrização e aplicação da retina.

Caso a retina não se reaplique por meio dessa técnica, será necessário a reoperação do paciente, geralmente usando outra técnica cirúrgica a introflexão escleral ou a vitrectomia via pars plana.

É preciso fazer um pós-operatório?

Assim como qualquer outro tipo de cirurgia, a retinopexia pneumática também exige alguns procedimentos pós-operatórios para garantir o sucesso do procedimento e a recuperação visual.

Para que isso ocorra, o paciente deve ficar em uma posição não muito confortável: sempre olhando para baixo, nunca para cima. O nariz deve ficar inclinado. Obviamente, é uma posição incômoda, mas fundamental para a recuperação visual.

Além disso, existem algumas recomendações que devem ser seguidas que o procedimento cirúrgico seja considerado um sucesso. Veja:

  • pingar colírios no tempo determinado;
  • ficar em repouso, pelo tempo solicitado pelo médico;
  • não se deve realizar exercícios físicos e nenhuma atividade que exige esforço físico;
  • é proibido dirigir;
  • evitar andar de avião;
  • evitar locais com poeiras;
  • evitar locais com aglomeração de pessoas;
  • evitar contato com animais, como gato ou cachorro;
  • não utilizar maquiagem nos olhos e no rosto. O cabelo pode ser lavado normalmente, mas não se pode deixar cair água do cabelo no olho;
  • é preciso lavar o rosto ao acordar e antes de dormir. A higiene deve ser impecável.

A retinopexia pneumática é um procedimento rápido, minimamente invasivo e que proporciona diversos benefícios para o paciente. Apesar disso, você sempre deve procurar um médico de confiança para realizar essa cirurgia e garantir o sucesso dela.

E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre a retinopexia pneumatica e quando ela é realizada? Então entre em contato com a RetinaPro e fique por dentro desse e vários outros procedimentos oftalmológicos!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content