4 motivos para evitar o uso excessivo do celular na infância

4 motivos para evitar o uso excessivo do celular na infância

Cada vez as crianças estão passando mais tempo na frente de telas, por isso, é comum que os pais se preocupem sobre o uso excessivo do celular durante a infância. Essa inquietação realmente é válida, principalmente quando também se considera o uso de outros eletrônicos, como os tablets, os computadores e as televisões.

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Crianças e smartphones no Brasil, realizada em 2021, apenas 18% das crianças de 0 a 12 anos não utiliza smartphones. Além disso, 59% dos pais acreditam que seus filhos usam o celular de forma excessiva. Por outro lado, apenas 65% estipulam um limite máximo de tempo e só 28% se preocupa com os danos para a saúde.

Ainda segundo a pesquisa, 68% das crianças com menos de 3 anos passam mais de uma hora diária na frente do smartphone. Já com 12 anos, 37% passa mais de 4 horas diárias.

Esses dados mostram a importância de se falar mais sobre o uso excessivo do celular e o seu real impacto para a saúde ocular. O primeiro efeito que ocorre é que, ao escolher uma tela ao invés de brincar desligado do mundo das telas, a criança utiliza sua visão de perto na maior parte do tempo. Além disso, a luz emitida pelos aparelhos pode causar dificuldade para dormir e ressecamento nos olhos, assim como a vista embaçada.

Para que você possa se informar sobre o assunto, reunimos neste artigo 4 problemas oculares que o uso de celular em excesso de dispositivos digitais pode causar no seu filho. Continue lendo e confira.

Por que evitar o uso excessivo do celular?

Veja os principais motivos para evitar o uso excessivo do celular durante a infância e a importância de limitar o tempo máximo do seu filho na frente de telas:

1. Miopia

Tanto ao estudar, como fazer tarefas de casa ou ao usar aparelhos eletrônicos utilizamos a nossa visão de perto a maior parte do tempo.

O olho humano possui uma propriedade chamada acomodação, que faz a contração dos músculos internos do olho para permitir que se foque no que está perto ou no que está longo. Esse processo altera o formato da lente natural que temos dentro do olho, chamada de cristalino. É um processo similar às câmeras fotográficas, onde é preciso ajustar o foco dependendo da distância do objeto.

O problema é que quando músculos ficam contraídos e o cristalino alterado por muito tempo, há o aumento do comprimento do olho, o que torna a pessoa míope. Caso você não saiba, a miopia é o problema de vista que impede a visão de longe com nitidez. Saiba mais sobre esse problema ocular na nossa live.

Um exemplo que mostra a relação entre a miopia e o uso excessivo de celular é o aumento de números de diagnóstico dessa doença durante a pandemia, época em que o uso de telas aumentou consideravelmente, como levantado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Além disso, infelizmente o aumento de casos de miopia na infância já é uma realidade e essa alteração tem sido diagnosticada cada vez mais precocemente e ainda nas crianças que não possuem histórico familiar.

2. Dificuldade para dormir

O excesso das luzes dos aparelhos eletrônicos faz com que tenhamos dificuldade em dormir. Para entrarmos em repouso, nosso sistema nervoso central precisa “entender” que a luz do ambiente reduziu, como o que ocorre ao anoitecer. Se usamos o celular até tarde da noite, nosso sistema nervoso não consegue entrar em “modo de repouso”.

Isso ocorre por causa da luz azul, que impede que o nosso cérebro produza o hormônio responsável por dar sono. Como consequência, o organismo não tem controle da hora que se deve dormir e, consequentemente, acordar.

3. Dor de cabeça

Em situações em que precisamos manter a visão focada a maior parte do tempo para perto, há uma sobrecarga dos músculos oculares envolvidos no processo de acomodação, portanto, é comum que o indivíduo desenvolva dores de cabeça.

Como consequência, toda a rotina da criança fica afetada. Ela pode ir para a escola sem ter foco, não conseguir comer normalmente ou ainda precisar tomar remédios para reduzir esse sintoma tão incômodo.

Saiba mais sobre a relação entre dor de cabeça e problemas oculares no nosso vídeo!

4. Olho seco

Piscar os olhos é essencial para lubrificação do sistema ocular e evita o ressecamento do olho. A frequência ideal do piscar é de 15 a 20 vezes por minuto para garantir uma boa lubrificação.

Todas as vezes que precisamos fixar nossa atenção em algo, como, por exemplo, ao usar celular, computador, televisão, etc., acabamos permanecendo mais tempo sem piscar, o que leva a evaporação da lágrima e, consequentemente, o ressecamento dos olhos.

Se você quer saber mais sobre a relação entre o uso excessivo do celular e a saúde ocular, confira a nossa live completa sobre o assunto.

Vale ressaltar que é imprescindível procurar um oftalmologista quando houverem alterações na visão ou alguma desconfiança que seu filho não consegue enxergar como deveria. Você também pode levá-lo para uma consulta de forma preventiva, apenas para garantir que está tudo bem.

Entre em contato conosco se ainda ficou com alguma dúvida sobre o uso excessivo do celular e converse com um de nossos especialistas.

E se quiser mais conteúdos desse tipo, nos siga no Facebook, no YouTube, e no Instagram.

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content