Automedicação oftalmológica pode causar doenças nos olhos

automedicação olhos

Mesmo sabendo o perigo do uso de remédios sem prescrição médica, muitos brasileiros ainda recorrem à prática regularmente. No entanto, oftalmologistas alertam: a automedicação pode prejudicar a saúde dos olhos!

Todo medicamento é desenvolvido para combater uma determinada doença — seja para aliviar os incômodos ou para eliminar o agente causador da enfermidade. Dessa forma, nenhum remédio pode ser considerado inofensivo ao organismo, de modo que só um profissional está qualificado para diagnosticar e indicar o tratamento correto.

E isso é ainda mais importante quando falamos sobre saúde ocular! É comum pensarmos que os colírios não produzem efeitos colaterais, mas o uso inadvertido e progressivo desses produtos pode mascarar os sintomas, agravar o quadro e, em alguns casos, até provocar perda da visão.

Ainda não está convencido dos riscos da automedicação oftalmológica? Então confira abaixo as consequências do mau uso dos colírios!

Quais são as consequências da automedicação para os olhos?

Listamos as principais consequências da automedicação para os olhos. Confira a seguir!

Alergia

Existem colírios que são menos agressivos que outros, como, por exemplo, os lubrificantes — conhecidos como “lágrimas artificiais”. São indicados para quem usa lentes de contato ou para tratamento de olho seco, como quem está exposto frequentemente à poluição, ar condicionado ou tela do computador.

No entanto, eles também exigem cuidados! Apesar de não trazerem riscos de efeitos colaterais por si, sua fórmula pode incluir conservantes que, em alguns casos, podem causar alergias.

Saiba mais sobre alergias oculares e o que fazer nessas situações na nossa live completa sobre o tema.

Catarata

A catarata é uma doença ocular que torna o cristalino, a lente transparente do olho que permite a entrada de raios de luz, opaco. Essa doença vai, aos poucos, comprometendo a visão do paciente, podendo inclusive causar cegueira.

Em geral, ela atinge pessoas com mais de 60 anos, mas o uso de colírios com corticoide, sem a devida orientação médica ou sem respeitá-la rigorosamente, pode acelerar ou promover o desenvolvimento da doença.

Se você deseja mais informações mais sobre catarata, dê play no vídeo abaixo.

Glaucoma

Outra consequência da automedicação para os olhos é o glaucoma. Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, essa doença é a principal causa de cegueira irreversível do mundo.

Esse problema é causado pelo aumento da pressão intraocular, que afeta o nervo óptico e causa comprometimento visual. Assim como a catarata, ele pode decorrer de automedicação com colírios anti-inflamatórios com corticoide.

Veja a nossa live sobre o tema e entenda como prevenir e tratar o glaucoma.

Úlcera na córnea

É uma lesão na córnea do olho que requer tratamento imediato. Seus principais sintomas são:

Em geral, a úlcera na córnea é causada por uma infecção por vírus, bactérias ou fungos. Um fator que aumenta a predisposição ao seu surgimento é o uso prolongado e indevido de colírios antibióticos, uma vez que eles reduzem a resistência imunológica do paciente.

Problemas cardíacos

Pode parecer estranho pensar que a automedicação com colírios pode causar problemas cardíacos, mas é verdade. Quando o oftalmologista recomenda tampar o canal lacrimal quando for pingar colírio, é porque através dele, o remédio consegue chegar à corrente sanguínea. Portanto, o princípio ativo não age somente nos olhos, mas no organismo todo.

Se você é propenso a alterações cardíacas, dobre o cuidado com o colírio vasoconstritor! Quando usado de maneira incorreta, pode causar estreitamento das veias e artérias do corpo, o que aumenta as chances de alterações cardiovasculares.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como aplicar o colírio, confira as indicações da Dra. Thais Mendes.

Sabemos que tudo isso pode parecer papo de médico, mas realmente a automedicação é algo extremamente grave! Não só a piora do quadro, mas o surgimento de catarata, úlcera, glaucoma e distúrbios cardiovasculares podem ser ocasionadas pelo uso indiscriminado de medicações oculares.

Leia também: Conheça os principais tipos de colírios oftalmológicos

Seja responsável com a sua saúde e evite complicações. Se perceber algo de anormal, procure imediatamente um oftalmologista. Somente ele está apto para prescrever uma receita adequada.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e converse com um especialista. E para mais conteúdos sobre saúde ocular, nos siga no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content