Avaliação visual com tela de Amsler: simples e rápido!

original-4d876d576f87a9ad689a872cc22823ab-600x600

Relativamente simples, o teste da Tela de Amsler é um auto-exame que pode ajudar na avaliação visual e identificar alguns problemas oculares, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a miopia patológica, edema macular diabético, buraco macular, dentre outros.

Vale lembrar que é fundamental que você entre em contato com o seu oftalmologista ao perceber qualquer problema na sua avaliação visual.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é a Tela de Amsler?

Trata-se de um pequena ilustração criada pelo professor Marc Amsler, com o objetivo de detectar rapidamente pequenas irregularidades no campo de visão central, portanto é muito util para avaliação visual da mácula.

A tela consiste em um grande quadrado preenchido por uma rede de linhas (como vários pequenos quadrados), com um ponto central para fixação.

Cada quadradinho tem 5mm e subentendem um ângulo de visual de um grau, a 30 cm de distância.

TEL DE AMSLER

Foto de uma tela de Amsler.

Para que ela serve?

Como dissemos, a Tela de Amsler ajuda na avaliação visual de alguns problemas oculares, especificaemente de doenças da mácula. A mácula, que é a região da retina responsável pela visão central, portanto pela percepção dos detalhes, das cores e do reconhecimento de rostos.

Quando a mácula está doente, ocorrem alterações no centro da visão, como mudanças nas formas dos objetos ou, até mesmo, manchas escuras.

Pode ser um desafio perceber essas alterações em um olho quando o outro está bem. Assim, o olho prejudicado pode continuar piorando, sem diagnóstico.

A Tela ajuda justamente a avaliação visual de cada um dos olhos, isoladamente, de forma simples e rápida.

Como funciona o exame?

Para começar o exame, é preciso que o paciente esteja em um ambiente bastante iluminado e utilizando os seus habituais óculos de leitura (para perto):

  1. segure a imagem da tela a uma distância aproximada de 35 cm dos olhos;
  2. observe o ponto central da tela, primeiro com o olho direito (tampando o esquerdo) e, em seguida, com o esquerdo (tampando o direito);
  3. ao focar no ponto central, observe se há alterações nas grades (se elas ficam tortas, turvas) ou se surgem manchas pretas na tela.

 

Amsler anormal

Percepção de distorção das formas (metamorfopsia) na tela de amlser.

 

 

Tela de Amsler Alterada

Distorção da imagem percebida em pacientes com DMRI.

 

Ao perceber qualquer alteração visual fale imediatamente com o seu oftalmologista.

Também é preciso acompanhar o progresso do exame de forma continuada, de acordo com as informações do profissional, caso o primeiro exame realizado tenha apresentado alterações.

Como dito no início deste artigo, ainda que esse exame possa ser feito sem a presença de um médico oftalmologista, é essencial que você esteja sempre em contato com ele, fazendo as suas consultas periodicamente. Isso porque a Tela de Amsler oferece várias possibilidades de resultados possíveis, e apenas um profissional é capaz de interpretar cada um deles.

Além disso, para diagnosticar uma doença ocular, é necessário mais de um exame em conjunto com a Tela de Amsler. Apenas assim você terá a melhor resposta e, consequentemente, o melhor tratamento.

Se você está com os olhos incomodados, pode estar com fadiga ocular. Saiba mais sobre o tema e lembre-se de visitar o oftalmologista com regularidade.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content