Conheça os principais auxílios ópticos para pacientes com baixa visão

Conheça os principais auxílios ópticos para pacientes com baixa visão

Os pacientes com baixa visão podem encontrar diversas dificuldades para tarefas regulares do dia a dia. Entre elas, estão como se comunicar por meio de texto, estudar ou até mesmo realizar trabalhos da casa, como limpar algum cômodo. Felizmente, com o passar dos anos, foram criados auxílios ópticos que permitem que essas pessoas tenham mais qualidade de vida e possam ter uma rotina mais leve.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há mais de 6 milhões de pacientes com baixa visão ou visão subnormal, termo utilizado para falar sobre a dificuldade permanente para enxergar. Além disso, 29 milhões de pessoas afirmam ter algum problema para ver, mesmo utilizando lentes ou óculos.

Se você, alguém da sua família ou do seu grupo de amigos está nessa estatística, os auxílios ópticos podem fazer parte da sua rotina. Continue lendo para saber mais e conhecer as opções disponíveis.

| Saiba mais sobre a dificuldade para enxergar

Conheça os auxílios ópticos para pacientes com baixa visão

Antes de falarmos sobre os principais auxílios ópticos que podem auxiliar a vida dos pacientes com baixa visão, não deixe de dar play no vídeo abaixo e saber mais sobre essa condição e a importância do acompanhante:

Agora confira quais são os objetos que podem (e devem) fazer parte da vida das pessoas com dificuldade para enxergar:

Óculos com lente de aumento

Esse tipo de óculos possui lentes muito mais fortes que as dos óculos de grau comumente utilizados. Eles são feitos de forma personalizada, considerando a dificuldade para enxergar do paciente, assim como ocorre com os outros tipos de óculos.

Para o seu uso, é necessário que o objeto de leitura, como o livro ou celular, por exemplo, fique bem próximo dos olhos. Sua maior vantagem é que não há necessidade de segurar os óculos, mantendo as mãos livres para manusear os materiais.

Lupas manuais

Conheça os principais auxílios ópticos para pacientes com baixa visãoAs lupas manuais são instrumentos que possuem uma lente capaz de aumentar muitas vezes o objeto de leitura. A pessoa precisa segurá-la enquanto realiza a atividade, mas ela permite que o livro, por exemplo, seja mantido a uma distância usual dos olhos.

Assim, os pacientes com baixa visão podem ler de forma muito mais confortável.

 

Lupas de apoio

As lupas de apoio, assim como o nome sugere, são aquelas que permanecem apoiadas sobre o objeto que está sendo observado. Elas são utilizadas em conjunto com óculos de correção para enxergar de perto.

Alguns modelos contam com luzes acopladas para facilitar ainda mais a visão.

| Saiba mais: 6 dicas para escolher o melhor óculos de grau

Telelupas

Conheça os principais auxílios ópticos para pacientes com baixa visão

As telelupas são muito utilizadas por pacientes com baixa visão. Elas conseguem ampliar imagens distantes e podem ser utilizadas acopladas aos óculos de leitura ou manipuladas com as mãos. São excelentes para crianças em idade escolar que têm dificuldade para ler, já que possibilitam melhor visibilidade do quadro.

 

 

Circuito fechado de televisão

O circuito fechado de televisão é um sistema formado por uma câmera acoplada a um monitor. Assim, é possível colocar um livro no local e lê-lo de forma ampliada na tela. Além disso, também é possível reduzir ou aumentar o contraste, de acordo com as necessidades do paciente.

Esse tipo de aparelho é interessante, pois é de fácil utilização e torna a leitura e interpretação de imagens menos cansativas, se comparado a outros auxílios ópticos.

Prismas

Conheça os principais auxílios ópticos para pacientes com baixa visão

Os prismas são instrumentos capazes de mover as imagens do campo visual afetado para uma porção saudável. São excelentes para pacientes que possuem cicatrizes na mácula, mas que ainda apresentam a região próxima da lesão intacta (para onde a imagem será desviada).

 

 

Auxílios não ópticos

Além de todos os itens citados acima, ainda há os auxílios que não são ópticos e podem auxiliar os pacientes com baixa visão. São eles:

  • livros com letras aumentadas,
  • ajuste do tamanho da letra em dispositivos eletrônicos,
  • teclados ampliados.

Outro ponto importante é a redução da complexidade das fontes. Estilos muito elaborados prejudicam a leitura para pessoas com problemas na vista. Então, ao elaborar um texto, é importante priorizar o uso de fontes mais “limpas”, por serem menos cansativas e mais legíveis.

Se você deseja saber mais sobre os auxílios ópticos que podem ser utilizados, dê play no vídeo abaixo e confira nossa live completa sobre isso!

Para identificar quais são os instrumentos que poderão ajudar um paciente com baixa visão, é importante fazer o acompanhamento com um oftalmologista de confiança, que avaliará o estilo de vida da pessoa e fará recomendações. Conte conosco para isso.

Somos uma clínica, localizada em Belém, especializada em oftalmologia. Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o tema ou para agendar uma consulta.

Se gostou desse artigo, aproveite para nos seguir no Facebook e no Instagram para acompanhar mais conteúdos desse tipo.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content