Entenda como funciona a teleoftalmologia

Entenda como funciona a teleoftalmologia

A teleoftalmologia já é uma realidade no Brasil, sendo uma solução para consultas oftalmológicas aos pacientes que residem em locais afastados dos centros urbanos ou tem dificuldades para se locomover, já que ela permite o exercício da medicina a distância. 

A telemedicina se popularizou durante a pandemia. Esse conceito é uma forma de atendimento, onde o diagnóstico e tomadas de decisões ocorrem por meio de sistemas de telecomunicação, como uma chamada de vídeo ou um telefonema.

Essa nova maneira de consultar um médico é uma consequência natural da transformação digital, cada vez mais vivenciada pela sociedade, já que os pacientes também se tornaram mais proativos nos cuidados com a própria saúde por meio das ferramentas digitais.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de telemedicina na oftalmologia e os benefícios que ela proporciona aos pacientes e instituições de saúde. Continue a leitura para saber mais!

O conceito de telemedicina

Para saber mais sobre teleoftalmologia é preciso entender sobre a telemedicina. Apesar desse conceito ter se popularizado recentemente, a sua prática é mais antiga do que se pensa. Tudo começou em Israel, em 1950, e logo se expandiu para o Canadá, Estados Unidos e países da Europa. Já aqui no Brasil, as consultas remotas tiveram início em 1990 com a criação das linhas telefônicas e, posteriormente, a expansão da internet.

O termo telemedicina tem sua origem na palavra grega “tele” que significa distância. Isso quer dizer que todo o atendimento que é feito de forma remota está incluso nesse conceito, independente da ferramenta que se utiliza para esse fim.

Nos últimos anos, essas consultas se tornaram mais populares e foram acompanhadas da evolução dos meios de comunicação. As videochamadas, por exemplo, conseguiram tornar a comunicação mais rápida sem abrir mão de visualizar o médico.

A telemedicina no Brasil

Apesar de não haver dados sobre a teleoftalmologia durante a pandemia, há muitos sobre a telemedicina de forma geral. De acordo com a Saúde Digital Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entre março de 2020 e abril de 2021 foram feitas mais de 7,5 milhões de consultas remotas.

Dessas, 87% foram primeiras consultas, o que evitou uma ida desnecessária até um atendimento em uma unidade hospitalar.

Além disso, segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, 70% das instituições de saúde oferecem esse modo de atendimento. Isso mostra como esse conceito está se popularizando tanto entre os pacientes quanto entre as clínicas.

Benefícios da teleoftalmologia

A teleoftalmologia é a telemedicina focada na oftalmologia. Isso quer dizer que são as consultas realizadas com os profissionais especializados na visão, no olho e nas suas estruturas. Obviamente, há diversas limitações, não sendo possível realizar um exame preciso para analisar a acuidade visual ou avaliar a parte do fundo do olho por meio de uma câmera, por exemplo.

Mas há sintomas e doenças que podem ser investigadas a partir de relatos, de fotos, de vídeos e de uma conversa com o paciente. Além disso, também pode ocorrer o diagnóstico de forma virtual a partir do envio prévio dos exames realizados e retirada de dúvidas.

Se você tem dúvidas sobre a saúde ocular, aproveite para ver a nossa live!

Vale ressaltar que outra possibilidade de teleoftalmologia envolve o encontro entre dois médicos diferentes para discutir um caso. Um oftalmologista pode contatar um retinólogo para pedir uma opinião e recomendar um tratamento.

Dentro dessas duas possibilidades, a telemedicina na oftalmologia traz diversos benefícios. Os principais são:

Mais comodidade

Os pacientes que moram longe das áreas urbanas, como nas zonas rurais, não precisam mais viajar longas distâncias para receberem atendimento médico de qualidade, basta ter internet para se comunicar com um especialista.

Mas não são apenas eles os beneficiados. Pacientes que têm problemas de locomoção ou outra dificuldade para sair de casa também podem utilizar essa possibilidade, como é o caso de idosos ou pessoas com deficiência.

Uso de tecnologia

O uso de tecnologia na teleoftalmologia vai além de câmeras ou outros equipamentos para tirar fotos e contatar o médico. Atualmente, utiliza-se a inteligência artificial para analisar os laudos emitidos e encontrar padrões entre as principais doenças que afetam os olhos, como é o caso da catarata, da conjuntivite e alterações na visão.

Quanto mais dados foram inseridos e armazenados, mais haverá precisão para a tomada de decisões sobre os tratamentos para cada caso, considerando as especificidades de cada paciente.

Além da inteligência artificial, a telemedicina na oftalmologia traz mais praticidade para a consulta de exames, o acesso a laudos e o diagnóstico, que ficam armazenados em nuvem, um ambiente digital seguro.

Vale ressaltar que, assim como ocorre em uma consulta presencial, a consulta virtual também exige cuidado na hora de escolher um médico de confiança. Dê preferência para consultas em clínicas reconhecidas no segmento e com especialistas com ampla experiência, como nós, da RetinaPro. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a nossa história.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre a teleoftalmologia e agende uma consulta remota com um de nossos especialistas em retina.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content