Retinólogo: saiba o que faz, quando consultar e onde encontrar

Paciente em consulta com retinólogo

Você sabe o que faz e quando consultar um retinólogo?

Consultas oftalmológicas de rotina são fundamentais para a saúde ocular.  Porém, a avaliação de rotina pode não ser suficiente em alguns casos, pois há doenças que podem se manifestar de maneira silenciosa, necessitando de uma avaliação especializada.

É nesse contexto que o retinólogo, profissional especializado na avaliação da retina e seus componentes, é essencial, pois ele é capacitado para fazer uma avaliação completa e detalhada desta parte do olho, que é extremamente importante para a visão.

Neste artigo exclusivo você vai aprender sobre o papel do retinólogo e sua importância no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à retina. Do mesmo modo, a RetinaPro explica sobre doenças que afetam a retina e como proceder ao tratamento ideal.

Continue no artigo e tenha uma excelente leitura!

Compreendendo a importância de encontrar o melhor retinólogo

A oftalmologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças oculares, considerando aspectos anatômicos, fisiológicos, genéticos, patológicos, assim como aspectos relacionados à óptica e refração.

O retinólogo, portanto, é um oftalmologista que se dedica à compreensão da detalhada da retina, diagnosticando e tratando doenças específicas que acometem esta parte do olho.

Vale lembrar que o olho humano apresenta uma delicada anatomia, sendo composto, por exemplo, por partes como cristalino, esclera, coróide, retina e vítreo. Cada qual desempenha uma função específica no processamento da visão.

A retina, especificamente, realiza duas importantes tarefas: a fototransdução e o processamento visual. Por isso, doenças que acometem esta parte do olho demandam a intervenção especial de um retinólogo.

Ao apresentar qualquer queixa relacionada à saúde do olho, especificamente relacionadas à retina, o paciente deve se dirigir à uma consulta com oftalmologista retinólogo, que avaliará as condições, identificando sinais prováveis de doenças e sugerindo o melhor plano de tratamento.

O que faz um especialista em retina?

Como sabemos, a Medicina organiza-se em várias especialidades, cada qual destinada à compreensão, diagnóstico e tratamento de doenças, tendo em vista tanto a anatomia humana quanto às doenças associadas a locais específicos.

Especificamente, as doenças oculares são tratadas por oftalmologistas e, destes, os retinólogos se especializam, academicamente e de maneira aprofundada, no funcionamento da retina.

Por isso, adotam métodos e técnicas específicas, como os exames de mapeamento de retina, como recursos para o diagnóstico preciso e correto das doenças que atacam a retina, sugerindo o melhor tratamento possível.

Exame durante consulta com reintólogo

O que é uma retinografia do olho?

A retinografia é um exame de imagem que permite o registro da retina, sendo possível ao médico identificar possíveis riscos à acuidade visual decorrentes de alguma doença na retina.

Por exemplo, a retinografia pode ser solicitada para diagnóstico em suspeita de retinopatia diabética. Além deste exame, outros podem ser realizados, como:

  •     Biomicroscopia da retina ou fundo de olho
  •     Tomografia de coerência óptica (OCT)
  •     Angiofluoresceinografia

O que é o mapeamento de retina?

Já o mapeamento de retina é um exame realizado pelo oftalmologista, por meio de um equipamento médico específico chamado oftalmoscópio.

Este equipamento lança uma luz direcionada, iluminando o fundo do olho e, desse modo, permite que o oftalmologista visualize aspectos como vasos sanguíneos, alterações na anatomia do olho ou nervos.

Aproveite para assistir nosso conteúdo exclusivo sobre mapeamento de retina e entenda a importância desse exame!

Quando procurar um retinólogo?

Alguns sintomas relacionados à visão devem ser encarados como sinais para uma consulta imediata com um retinólogo. Por exemplo:

  •     Visão embaçada ou distorcida
  •     Dor nos olhos
  •     Sensibilidade à luz
  •     Flash de luz
  •     Perda súbita da visão
  •     Percepção de “moscas” voando

Caso esteja vivenciando estes sintomas e outros sintomas relacionados à visão, agende uma consulta especializada!

Infraestrutura e equipamentos da RetinaPro, retinólogo

Doenças que afetam a retina

Algumas doenças podem afetar a retina, mesmo não estando associadas diretamente aos olhos. Por exemplo, a diabetes ou a hipertensão que afetam o funcionamento ideal da retina.

A seguir vamos discutir três das principais doenças que afetam a retina e que podem ser prontamente controladas a partir da avaliação e definição de tratamento por um retinólogo.

Especificamente:

  •     Diabete
  •     Hipertensão
  •     Degeneração macular relacionada à idade

Diabete

Visitar o retinólogo com frequência é uma medida indispensável para pacientes que têm diabetes. Tanto nos portadores de diabetes tipo 1 quanto nos portadores de diabetes tipo 2 é muito comum o surgimento de alterações da retina, como o edema macular diabético e a retinopatia diabética.

Nos casos em que o paciente desenvolve a retinopatia diabética, o nível elevado de glicose no sangue acaba provocando pequenas lesões nos capilares sanguíneos (microvasos) que nutrem a retina. Com o passar do tempo, alguns desses vasos se rompem, provocando hemorragias podendo causar descolamento da retina e, em casos mais avançados, até a perda de visão.

No caso do edema macular diabético, consequência da retinopatia, acontece um inchaço da retina na região central (mácula). O paciente tem perda de qualidade da visão central e esse processo pode levar à perda da capacidade de leitura.

Para prevenir essas duas complicações do diabetes, basta seguir algumas regras básicas: procure ter hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação harmoniosa, sempre praticando exercícios físicos e fazendo regularmente o acompanhamento médico de rotina. Deixe de lado o cigarro e não se esqueça de consultar seu oftalmologista e tomar a medicação indicada corretamente.

Quando descobrimos a retinopatia precocemente, ela pode ser controlada por meio de aplicações de laser nos vasinhos (microvasos) que estão comprometidos ou com uso da injeção intraocular de medicações. Nos casos mais sérios, em que ocorre hemorragia ou descolamento de retina, a realização de uma cirurgia (chamada vitrectomia) pode ser considerada.

Hipertensão

Assim como no diabetes, a hipertensão arterial também pode prejudicar os pequenos vasos que irrigam a retina. As artérias tornam-se mais enrijecidas e ocorre a diminuição da luz dos vasos, reduzindo a quantidade de sangue que chega ao local.

A retina é um tecido que necessita de altas quantidades de oxigênio para sua manutenção, e, portanto, sofre com a diminuição do aporte. Com o tempo, isso vai provocando a morte celular, o que pode causar a perda de visão. Além disso, a diminuição do calibre dos vasos pode trazer a trombose venosa da retina, gerando uma perda súbita de visão.

Nesses casos, o melhor tratamento é a prevenção. Faça o controle correto da pressão arterial e consulte com frequência seu médico. Em alguns casos sobretudo de trombose também pode ser usada a fotocoagulação com laser de argônio ou a injeção intraocular de medicações.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A mácula é a parte central da retina, responsável pela percepção de cores, visão detalhada e de leitura próxima. Se essa área se degenera o paciente terá dificuldade de enxergar de perto e com detalhes, também poderá notar o aparecimento de manchas escuras em sua visão central.

Normalmente, essa alteração ocorre após os 60 anos, sendo uma causa comum de cegueira em idosos. Ela pode ser dividida em dois tipos: seca e úmida. A doença seca é mais difícil de ser tratada, necessitando de acompanhamento contínuo do médico ou médica responsável e mudança de hábitos.

Já a degeneração mácula úmida possui tratamentos eficientes disponíveis, como a aplicação de injeções com medicação dentro do vítreo. No entanto, é comum que a doença retorne e, nesse caso, é fundamental ter o acompanhamento do médico para o sucesso do tratamento.

Consultório de retinólogo, RetinaPro

Como encontrar o melhor retinólogo?

Ao escolher o melhor oftalmologista especialista em retina é necessário avaliar aspectos diversos que abarcam, por exemplo, desde a formação acadêmica e expertise profissional até os resultados e satisfação dos pacientes.

Por isso, considere sempre:

  •     Validade do CRM e RQE do médico ou médica
  •     Formação continuada e atualização teórica
  •     Participação em sociedades e associações médicas especializadas
  •     Índice de satisfação dos pacientes
  •     Resultados de sucesso reconhecidos pela comunidade médica

A partir da avaliação cuidadosa e atenta destes critérios, comparando-os, é possível determinar qual o melhor retinólogo.

Além da especialização e aprimoramento teórico e acadêmico contínuo, um oftalmologista especialista em retina também conta com o reconhecimento de seus pacientes pelos resultados alcançados, assim como pela comunidade médica.

Aproveite e conheça o corpo clínico da RetinaPro!

Agende uma consulta com o retinólogo da RetinaPro

A RetinaPro oferece um atendimento exclusivo, contando com retinólogos e corpo clínico altamente qualificado, equipamentos e infraestrutura moderna.

Somos especialistas em retina, atendendo às necessidades individuais de cada paciente de maneira atenta e acolhedora, de modo que o melhor tratamento seja apresentado, possibilitando melhora no quadro de saúde e qualidade de vida.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta especializada!

Atendimento e consulta com retinólogo na RetinaPro

Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre o retinólogo, o oftalmologista que se dedica, de maneira aprofundada, no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à retina.

Como vimos, o olho humano apresenta uma delicada e complexa anatomia e, desse modo, a oftalmologia se ramificou para cobrir em detalhe cada aspecto da fisiologia, genética e patologias em áreas específicas.

Doenças relacionadas à retina, por exemplo a diabetes, atingem de maneira singular o funcionamento da visão e, nestes cenários, é necessário a intervenção atenta e qualificada de um retinólogo.

A RetinaPro conta com um corpo clínico altamente qualificado e dedicado à melhoria da qualidade de vida dos pacientes, com atenção à saúde dos olhos e prezando sempre pelo conforto, satisfação e saúde de cada um de nossos pacientes.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta especializada!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content