O que é lente intraocular e quando é indicada?

O que é lente intraocular e quando é indicada?

Muitas pessoas com catarata desejam saber, exatamente, o que é uma lente intraocular e quando a sua colocação é recomendada, bem como conhecer mais detalhes sobre a cirurgia, sua eficiência e recuperação.

Essa lente é utilizada no tratamento da catarata, doença comum na terceira idade e que pode causar a diminuição na qualidade de vida do paciente, causando quedas e prejudicando as tarefas diárias, como a leitura.

Para falar sobre essa doença e o seu tratamento, criamos esse artigo. Continue lendo e saiba o que é uma lente intraocular, quais são os exames que indicam a necessidade desse implante e como é realizado o procedimento.

O que é uma lente intraocular?

A lente intraocular é uma lente que é implantada no olho, normalmente para fazer o tratamento da catarata, mas também é utilizada na cirurgia de correção de miopia. No primeiro caso, ela faz a substituição do cristalino, que, com o passar dos anos, vai perdendo as suas características próprias, ficando mais rígido e opaco.

Isso faz com que os pacientes tenham uma visão embaçada e comecem a perder a capacidade de enxergar. Também é comum haver uma mudança na percepção das cores e o desenvolvimento de uma sensibilidade extra em relação à luz.

Esse problema é o maior causador da cegueira, sendo responsável por mais de 40% da perda de visão de todo o mundo. Ele é mais recorrente em pacientes com mais de 50 anos, mas também pode ocorrer precocemente.

Nesses casos, há influência de outras patologias ou fatores de riscos, como:

Como é feito o implante da lente intraocular?

Agora que você já sabe o que é uma lente intraocular, torna-se mais fácil compreender como é feito o seu implante. A cirurgia ocular para tratamento dessa doença, segundo o Museu Virtual da Catarata, é realizada desde 600 a.C.. No entanto, era feita de forma  diferente, apenas com o deslocamento do cristalino, a estrutura causadora do problema.

Atualmente, essa cirurgia pode ocorrer de diferentes maneiras, mas sempre é feita uma incisão e a retirada do cristalino. Normalmente, isso ocorre por meio da aplicação de uma alta energia nessa estrutura, quebrando-a em pedaços menores que são retirados individualmente.

Após esse processo, ocorre a colocação da lente intraocular, que pode ser dobrável ou rígida, dependendo diretamente da escolha do paciente e do médico responsável pela cirurgia. Vale ressaltar que essa cirurgia é o único método comprovado cientificamente que combate a catarata e a perda de visão causada por essa patologia.

Após o procedimento, o paciente deverá ficar em repouso total no primeiro dia e evitar fazer esforços físicos nos dias subsequentes. É comum haver um leve incômodo, que passará com o tempo.

Quando a lente intraocular é indicada?

Tão importante quanto saber o que é a lente intraocular é compreender quando essa cirurgia é indicada. Para ver se realmente há a necessidade desse implante, o oftalmologista realiza diversos exames no paciente e faz o acompanhamento de perto do seu caso.

É importante ressaltar que nem todos os pacientes que são portadores dessa doença precisarão passar pela cirurgia. Isso dependerá diretamente da sua perda de visão e da saúde ocular em geral. Para isso, recomenda-se a realização de:

Acuidade visual

É o mesmo teste utilizado para diagnosticar se alguém precisa, ou não, de óculos. O paciente que já apresenta algum problema de visão utiliza os seus óculos e vê se, mesmo com eles, há alguma perda.

Mapeamento da retina

Visa identificar se o problema de visão tem origem na retina, ao invés do cristalino. O exame, também chamado de fundoscopia, permite a visualização dessa estrutura por meio da observação do olho com um aparelho.

Lâmpada de fenda

Esse teste ocorre com a incidência de uma luz pontual nos olhos do paciente, o que permite que o oftalmologista visualize a parte interna desse órgão e identifique se há problemas no cristalino também. Ele é rápido e não causa nenhuma dor.

Tonometria

Faz a medição da pressão interna do olho, que, quando desregulada, pode causar glaucoma, doença com sintomas similares aos da catarata. Esse exame é feito após a anestesia local para evitar desconfortos e pode ser feito por contato direto com um aparelho ou mesmo sem haver nenhum toque no olho.

Apenas por meio desses exames e de uma consulta com um especialista é possível definir se o implante realmente é a melhor opção para você. Agora que você já sabe o que é uma lente intraocular e quando ela é indicada, não deixe de agendar um horário com um especialista.

Se você for morador de Belém ou região, conheça a nossa clínica. Contamos com um time altamente capacitado para atender você. Agende sua consulta conosco e descubra se há a necessidade de fazer cirurgia.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content