Maquiagem e saúde dos olhos: conheça os principais cuidados

Maquiagem e saúde dos olhos: conheça os principais cuidados

Sombra, base, rímel e pó compacto são apenas alguns exemplos de produtos que estão presentes no dia a dia de muitas pessoas, principalmente das mulheres. Apesar de todos os benefícios que esses itens oferecem, como o aumento da autoestima e a expressão da personalidade, é preciso ter cuidado e entender a relação entre maquiagem e saúde dos olhos.

Os olhos são órgãos bem sensíveis e contam com diversas estruturas que podem ser impactadas pelos produtos que são aplicados ao redor deles. Um exemplo disso é a blefarite, uma inflamação que ocorre na pálpebra e pode ser causada pelo excesso de maquiagem.

Por esse motivo, saber mais sobre o impacto da maquiagem na saúde dos olhos é essencial para quem deseja ter mais autoestima e não ter nenhum desconforto por causa disso. Pensando em ajudar você nisso, criamos esse artigo que traz os cuidados que devem ser tomados na hora de se maquiar. Continue lendo e confira.

Principais cuidados relacionados a maquiagem e saúde dos olhos

A maquiagem e a saúde dos olhos está diretamente relacionada. Por meio do uso de produtos inadequados, pode-se ter diversos problemas oculares, como:

  • lacrimejamento excessivo;
  • coceira;
  • secreção ocular;
  • irritação na área;
  • vermelhidão no olho e na pele;
  • secura ocular;
  • inflamação da pálpebra, chamada de blefarite;
  • sensação de areia nos olhos;
  • conjuntivite;
  • alergias;
  • visão embaçada e
  • infecção ocular.

Para evitar tudo isso, é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar, aplicar e retirar os produtos da pele. Confira quais são os principais.

Verifique a qualidade dos produtos

Independente de você usar maquiagem diariamente ou apenas em algumas situações, é de extrema importância investir em produtos que tenham qualidade, o que evitará alergias, inflamações e outros problemas. Atualmente, o mercado de cosméticos tem disponibilizado um leque bastante variado de produtos para a beleza, mas é de suma importância que você saiba escolher o melhor.

Isso porque o uso de produtos de baixa qualidade afeta a saúde da sua pele e principalmente dos olhos. Por esse motivo, verifique se os itens têm o selo do INMETRO, são aprovados pela ANVISA e contam com boas avaliações na internet. Uma boa ideia é escolher marcas que já são conhecidas no mercado e têm boa reputação.

Tente, ao máximo, evitar as marcas desconhecidas que têm um preço muito abaixo do mercado. Essas maquiagens, normalmente, fazem mal a saúde dos olhos.

Compre produtos no prazo de validade

Outro cuidado relativo à maquiagem e saúde dos olhos é cuidar com o prazo de validade dos produtos. Assim como você olha a data de vencimento dos seus alimentos quando vai ao mercado, é preciso fazer o mesmo com os cosméticos.

Caso já esteja vencido, não compre, uma vez que os compostos podem causar danos nos olhos, como inflamações, alergias ou até mesmo infecções. O mesmo vale para produtos que estão próximos da sua data de validade, uma vez que, de forma geral, as maquiagens tendem a durar bastante tempo.

Por isso, tente comprar os itens que foram fabricados mais recentemente, o que evitará problemas. Além disso, ao expirar, não o utilize mais e descarte o produto.

Faça a limpeza correta dos olhos pós-maquiagem

Atire a primeira pedra quem nunca dormiu maquiada ou fez uma limpeza sem se importar se seria bem-feita? Esse hábito, apesar de ser muito comum, não é nem um pouco benéfico para a saúde da sua pele e olhos.

Os motivos são bastante óbvios, pois tanto a remoção mal feita quanto a falta dela impede a respiração da derme. Essa ação gera como reação o aumento da oleosidade e a perda do brilho e viscosidade da face, contribuindo com o envelhecimento precoce. Nos olhos, essa falta de cuidado provoca irritação e dermatites.

Por isso, é fundamental que você faça a remoção completa da maquiagem antes de dormir, com o auxílio de um bom demaquilante. A limpeza consiste em fazer movimentos circulares e suaves sobre a face e enxaguar com água em abundância. Lembrando de utilizar sabonetes neutros e hidratar a pele após a limpeza.

Vale ressaltar que as dicas de comprar produtos de qualidade e dentro da validade também valem para os demaquilantes. Usar marcas de má qualidade pode causar ardência nos olhos ou o aparecimento de lesões na pálpebra.

Não compartilhe seus produtos de maquiagem com outras pessoas

Outro cuidado relacionado ao uso de maquiagem e a saúde dos olhos é evitar compartilhar os produtos e os pinceis ou esponjas utilizadas. Isso se dá porque doenças como herpes e conjuntivite são facilmente transmitidas durante o compartilhamento dos itens, além de aumentar as chances de ocorrer outros tipos de infecções bacterianas.

Saiba mais sobre a conjuntivite, seus sintomas e principais formas de prevenir esse problema na nossa live completa sobre o tema.

Por esse motivo, os produtos de maquiagem são considerados de uso pessoal. Logo, não é aconselhável compartilhar esses itens com outras pessoas. Caso você queira solicitar o serviço de um maquiador profissional, por exemplo, procure saber se é possível utilizar o seu próprio kit.

E se você for se maquiar na casa de uma amiga, por exemplo, opte por levar suas próprias maquiagens, pinceis, esponjas e tudo mais que precisar. São pequenos cuidados que fazem toda a diferença.

Sabemos que esse recurso faz parte da rotina da maioria das mulheres, por isso, os cuidados com a maquiagem e a saúde dos olhos devem andar sempre de mãos dadas. Logo, se torna essencial colocar em prática todas essas dicas para evitar problemas.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e converse com um especialista em saúde ocular. E se curtiu o artigo e quer mais conteúdos desse tipo, siga-nos no FacebookYouTube e no Instagram.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content