Mitos e verdades sobre vitaminas para a visão

Mitos e verdades sobre vitaminas para a visão

Muitas pessoas que desejam envelhecer com saúde procuram por informações sobre as vitaminas para a visão. A verdade é que existem muitas substâncias que estão relacionadas com a saúde ocular e, por isso, modificar a alimentação realmente pode ter um efeito positivo.

Mas é importante buscar por fontes que realmente sejam confiáveis antes de mudar a dieta, afinal, existem muitas informações na internet que não são verdadeiras e podem levar você a inserir alimentos que não tem efeito nenhum para os olhos.

Para auxiliar você nesse processo, vamos mostrar alguns mitos e verdades sobre o uso de vitaminas para a visão. Assim, você saberá mais sobre esse tema que levanta tantas dúvidas e é tão importante para todos. Continue lendo e confira!

Principais mitos e verdades sobre vitaminas para visão

Veja algumas informações que podem ser encontradas na internet que nem sempre contam com embasamento cientifico.

A alimentação não afeta a visão: mito

A forma que uma pessoa se alimenta realmente influencia na sua visão. Se sua dieta é rica em frutas, vegetais e legumes, os olhos tendem a ser mais saudáveis pelas vitaminas e minerais. Já se há o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, os olhos podem ser influenciados de forma negativa.

Vitamina A faz bem para a visão: verdade

A vitamina A conta com diversas funções no corpo, inclusive a manutenção da visão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a deficiência desse nutriente pode causar danos para a retina, conjuntiva e córnea. O principal sintoma perceptível é a diminuição da visão noturna, ou seja, em ambientes com pouca luminosidade.

Também pode ocorrer a secura dos olhos e o aparecimento de manchas triangulares que são chamadas de manchas de Bitot. Outra manifestação é a ulceração de córnea e o aparecimento de pequenas lesões brancas nos vasos da retina.

Vale ressaltar ainda que a deficiência de vitamina A afeta cerca de 250 milhões de crianças no mundo e estima-se que entre 250 mil e 500 mil tornem-se cegas por causa desse problema.

Vitamina E faz bem para a visão: verdade

Existem outras vitaminas boas para a visão além da vitamina A, como é o caso da E. Essa substância, assim como algumas do complexo B, está associada com a diminuição no risco de desenvolvimento de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e de catarata, duas doenças que são conhecidas por causar cegueira.

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que a suplementação de vitamina E consegue reduzir a progressão da DMRI, retardando os efeitos da doença. Em relação à catarata, uma pesquisa mostra que a ingestão dessa substância combinada com luteína e zeanxantina consegue reduzir o risco de catarata em mulheres.

Vitamina C protege os olhos: verdade

A vitamina C é um antioxidante natural, ou seja, ela atua na estabilização dos radicais livres que causam danos para a pele e para os órgãos, inclusive para os olhos. Dessa forma, a ingestão dessa substância por meio de alimentos ou suplementação (desde que por indicação e acompanhamento médico) tem mostrado positiva para os olhos.

Por meio dela, é possível reduzir o risco da quebra dos tecidos saudáveis e proteger os olhos para evitar o desenvolvimento de cataratas nucleares, aquelas que se formam no centro dos olhos, em pessoas mais velhas.

Comer cenoura faz bem para os olhos: verdade

A cenoura conta com vitaminas que fazem bem para a visão, como as citadas anteriormente. Mas nem por isso a sua dieta deve ser composta apenas por esse alimento. A chave é ter um prato com bastante legumes e verduras que também contam com essas substâncias.

Todos devem usar suplementação de vitaminas para a visão: mito

Recomenda-se que todos os nutrientes que você precisa para a visão sejam obtidos por meio da alimentação, como por vegetais, frutas e legumes. A suplementação, quando não indicada por um médico especialista, pode ter efeitos negativos para o corpo, principalmente ao ocorrer de forma excessiva.

Isso se chama hipervitaminose e, dependendo da substância, pode causar:

  • formação de pedras nos rins;
  • diarreia;
  • intoxicações neurológicas;
  • problemas na gestação e
  • endurecimento das artérias.

A suplementação só é indicada ao ser notada a sua deficiência por um médico especialista através de exames de sangue.

Modificar apenas a alimentação pode combater doenças oculares: mito

Apesar de a alimentação ser importante, ela é apenas um dos muitos fatores que influenciam na saúde ocular. Entre os demais estão:

Agora que você já sabe mais sobre vitaminas para a visão, não deixe de nos seguir Facebook, Instagram e YouTube. Lá você encontrará mais dicas para a sua saúde ocular.

E se você desejar, confira o nosso RetinaProdcast. Ele pode ser encontrado nas maiores plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Apple Podcast.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content