Oftalmologista para crianças: por que é preciso levá-las desde cedo?

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser iniciado desde cedo. Ainda na infância, os pais precisam se preocupar com a visão dos filhos, pois nessa fase podem surgir diversas doenças oculares.

A consulta ao especialista precisa ser feita antes da idade escolar ou caso haja alteração no teste do olhinho (também chamado de teste do reflexo vermelho). Esse exame é o primeiro a ser realizado nos olhos e pode detectar tumoresglaucoma congênito, catarata, entre outras doenças congênitas em bebês.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste post, apresentamos 3 motivos para levar o seu filho logo cedo e regularmente ao oftalmologista. Continue a leitura e saiba mais!

1. Identificar erros de refração

Os erros de refração (desvio) da luz são responsáveis por produzir os quadros de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Eles podem aparecer logo nos primeiros anos de vida. Assim, deve-se procurar o oftalmologista para crianças, principalmente se elas começarem a apresentar alguns sintomas.

Os pais precisam ficar atentos a qualquer sinal de dificuldade para enxergar (tanto de perto quanto à distância), desvio nos olhos (estrabismo) e  dores de cabeça e/ ou nos olhos.

2. Não prejudicar a alfabetização

Esses erros de refração podem afetar bastante a aprendizagem, ainda mais na época de alfabetização. A criança que tem mais dificuldade para ler e para enxergar à distância (como no quadro negro), irá ter como consequência um prejuízo no desenvolvimento escolar.

Por isso, os pais devem ficar atentos a qualquer sinal de dificuldade para enxergar nessa fase. Mesmo quando não apresentam sintomas, é importante procurar o oftalmologista para prevenir problemas e diagnosticá-los o quanto antes. Recomenda-se que seja feita uma avaliação oftalmológica em todas as crianças antes da entrada na escola.

[cta id=’2192′]

3. Melhorar o convívio social

É comum que as crianças com dificuldade para enxergar tenham problemas de convívio social e de se relacionar com o mundo exterior. Isso porque boa parte do nosso aprendizado e da nossa percepção de mundo vêm da visão e de como assimilamos cores e formas.

Portanto, levar o seu filho ao oftalmologista pode ajudá-lo a evitar diversos problemas, como a falta de interesse na escola, falta de concentração e, até mesmo, a coordenação motora e desenvoltura para se relacionar com as pessoas.

4. Incentivar os cuidados com a saúde

Boa parte dos problemas de visão podem ser tratados, principalmente se o diagnóstico for precoce por meio de exames preventivos. No entanto, algumas pessoas deixam de consultar um médico pela simples falta de hábito prevenção.

Sendo assim, quando você leva o seu filho ainda pequeno ao oftalmologista, já desperta nele uma atenção com a própria saúde. Ou seja, ajuda a desenvolver toda uma cultura de cuidados que persistem por toda vida.

Enfim, o oftalmologista para criança é uma forma de garantir uma visão saudável a longo prazo. Não deixe de levar seu filho para se consultar com um médico e cuidar da saúde dos olhos a vida toda. Pense nisso!

Gostou de saber a importância de ir ao oftalmologista para crianças? Quer conferir mais posts como esse? Então, leia também sobre a relação do estrabismo ocular e a retinosquise infantil!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content