• Blog
  • Descubra as principais partes do olho e as suas funções!

Descubra as principais partes do olho e as suas funções!

Aprenda quais são as principais partes do olho e as suas funções

As partes do olho formam uma das mais complexas e delicadas estruturas do corpo humano. Cada uma é responsável por uma atividade que, no final, permitirá o milagre da visão. Muitas trabalhando em sequência, de forma a passar para a seguinte a informação inicial que chega com a luz. Tudo funcionando a contento quando a saúde dos olhos vai bem.

Situado em uma cavidade do crânio denominada cavidade ocular, o olho é envolvido por camadas adiposas (de gordura) que lhe dão maior proteção e permitem que se movimente com liberdade. Os movimentos dos olhos são regidos por 6 músculos oculares.

Conheça as principais partes do olho humano e suas respectivas funções

 

Córnea

A córnea é a estrutura mais externa do olho, responsável por focalizar a luz que chega aos olhos. Por essa razão é considerada a “janela dos olhos”.

Trata-se de um tecido transparente situado em toda a frente do olho, através da qual se vê a íris e a pupila. Apresenta uma curvatura não regular, com a região central mais plana que sua área periférica.

Um dos seus objetivos é o de proteger o olho contra traumas e possíveis contaminações, e a manter o formato globular do olho. A córnea é “limpa” pela ação conjunta entre a lágrima e as pálpebras superior e inferior.

Esclera

A esclera, também chamada de esclerótica, é a parte branca do olho ligada à córnea. Fica localizada mais externamente no globo ocular e tem a função de dar proteção, é onde se fixam os músculos extraoculares, responsáveis pelos diversos movimentos do olho. Também é responsável pela manutenção da forma do olho.

Conjuntiva

A conjuntiva é uma membrana transparente e fina que recobre a parte branca do olho. Fica localizada entre a esclera e as pálpebras. Serve para proteger a superfície do olho contra agentes externos e lubrificar o olho. Possui diversos vasos sanguíneos. A porção da conjuntiva que recobre a esclera é chamada de conjuntiva bulbar, e a conjuntiva que recobre as pálpebras é chamada de tarsal.

Íris

A íris é a parte mais escura do olho, às vezes colorida (olhos azuis ou verdes), e que tem uma abertura central, a pupila. Ela fica localizada logo atrás da córnea. A cor do olho da pessoa é definida pelo pigmento presente na íris.

A íris possui diversos músculos lisos que controlam a abertura e fechamento da pupila, funcionando como o diafragma de uma câmera fotográfica. A abertura da pupila varia em função inversa à luminosidade existente no ambiente. Assim, quanto menos luz disponível, mais ela dilata para um aproveitamento maior da luminosidade.

Corpo ciliar

O corpo ciliar fica localizado atrás da íris. É responsável pela formação do humor aquoso, o qual é um dos fluidos intraoculares e é responsável por manter a pressão ocular e seu formato esférico.

A contração do corpo ciliar muda a conformação do cristalino, o que altera o foco da visão. Sua ação permite que mudemos o foco, portanto que enxerguemos mais de perto ou mais de longe.

Cristalino

O cristalino é uma estrutura de consistência gelatinosa e elástica. Está localizado logo atrás da pupila. Sua estrutura é convergente e focaliza a luz que penetra na pupila e forma imagens na retina.

É o cristalino que faz o ajuste fino para o foco e a leitura, por exemplo. Esse ajuste é feito através da flexibilidade da própria estrutura do cristalino. Entre os 40 e os 50 anos de idade o cristalino vai perdendo essa flexibilidade, surgindo a presbiopia, também conhecida como “vista cansada”. Posteriormente, essa estrutura pode se tornar escura e endurecida, impedindo a passagem da luz e constituindo a catarata.

Humor Vítreo

É uma estrutura gelatinosa que ocupa a porção central do globo ocular. Seu volume médio é de cerca de 4 ml. Ao nascermos, o humor vítreo, ou apenas vítreo tem uma consistência bem densa, com o passar do tempo ocorre a liquefação com consequente descolamento do mesmo. Em virtude do descolamento do vítreo passamos a perceber pequenas manchas no campo de visão, que comumente chamamos de moscas volantes.

Retina

A retina é a parte do olho onde se formam as imagens das coisas que são vistas. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as imagens para o cérebro através do nervo óptico.

As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes. A parte central da retina é chamada de mácula, e é rica em cones, responsáveis pela visão de detalhes e das cores. O restante da retina é basicamente formado de bastonetes, que são menos sensíveis às cores.

No entanto, esses bastonetes são sensíveis em baixa intensidade luminosa. Desse modo, quando em um ambiente de pouca luz, os bastonetes se encarregam da visão.

Coroide

A coroide é a camada média do olho, intensamente pigmentada e vascularizada. Os vasos sanguíneos da coroide é que suprem as células da retina de oxigênio e nutrientes, necessários para a sua manutenção e, consequentemente, para o bom funcionamento da visão.

Nervo óptico

As fibras nervosas da retina se unem para formar o nervo óptico, que é a conexão do olho com o cérebro.  A imagem capturada pela retina é transmitida para o cérebro através dele. Ao longo da sua estrutura passam vasos sanguíneos para levar oxigênio e nutrientes.

Glândula lacrimal

A glândula lacrimal fica localizada na parte interna superior da pálpebra superior. É responsável pela produção de lágrimas, que umedecem a superfície ocular, nutrem a córnea e retiram substâncias estranhas que chegam ao olho.

A movimentação das pálpebras (com o piscar) distribui as lágrimas pela superfície do olho.

Pálpebras

As pálpebras são consideradas anexos oculares e são formadas por um tecido músculo-fibroso recoberto por pele na parte externa e conjuntiva na parte interna. Sua principal função é a de distribuir as lágrimas pela superfície do olho e “limpar” a córnea. Os músculos que ficam na parte superior contraem, retraindo as pálpebras e abrindo o olho.

Cílios

Os cílios são os pequenos pelos localizados nas bordas externas das pálpebras, formando uma franja protetora do globo ocular. Eles protegem os olhos de sujeiras ou partículas suspensas no ar.

Conhecer as partes do olho é uma boa forma de descobrir mais sobre o nosso corpo e saber como cuidar da saúde ocular. Agora você já está mais preparado para identificar qualquer problema que surja na sua visão!

 

Descubra as principais partes do olho e as suas funções!
4.4 (87.27%) 11 votes

Posts relacionados

Tags:,

Comentários (8)

  • Alice

    |

    Sou de São Paulo – SP, graduanda do curso de psicologia. Estamos desenvolvendo um trabalho sobre arte e visão. Demorei a encontrar esse site, mas, agora que achei está me ajudando bastante, pois a linguagem é simples e objetiva, considerando a finalidade que preciso. Parabéns pelo belo trabalho e por contribuir para a informação de outras pessoas.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Oi Alice, obrigado pelas palavras…Sinta-se a vontade em entrar em contato, caso precise de quaiquer ajuda..att Dr Alexandre

      Reply

  • Angela Sousa - Grupo Retina Ceará

    |

    Sou de Fortaleza-Ce. E estava procurando material sobre as estruturas e funções do olho, e cheguei a esse site. Muito bom, informações didática, compreensível ao público leigo. Gostaria se possível que colocassem aqui informações sobre as “doenças degenerativas da retina” como a retinose pigmentar. Participo do Grupo Retina Ceará, filiado também ao Retina Brasil. Existimos desde 2000 e estamos em fase de reestruturação, pois o grupo ficou parado um tempo. Parabéns pelo site e as informações e todo material dsponível. Amei e me preparou para uma informação didática para apresentar a pais. Vou indicar o site para outros contatos.

    Reply

  • Gabrielle

    |

    Excelente conteúdo! Adorei o vídeo, especialmente. Muito didático. Parabéns!

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Gabrielle, muito obrigado pelo contato e pelas palavras. att. RetinaPro.

      Reply

  • Maria Silva

    |

    Perfeito conteudo desse site!! Otimo artigo e de facil entendimento muito obrigada!!

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Maria

      Muito obrigado pelo comentário, são comentários como o seu que nos mantém motivados a produzir esse conteúdo. Muito obrigado mesmo! Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

Deixe um comentário