Aprenda como cuidar dos olhos no verão

aprenda-como-cuidar-dos-olhos-no-verao-capa

Não pense que os raios solares podem causar danos apenas à sua pele. Os olhos também podem ser vítimas da estação mais quente do ano! Por isso, é importante saber como cuidar dos olhos no verão.

Nesse período, há mais irritações e alergias, além do aumento da exposição ao sol que pode causar danos graduais e irreversíveis. Também é nessa estação que microorganismos, como vírus, fungos e bactérias, são mais frequentes em ambientes fechados e úmidos, favorecendo o aparecimento das principais doenças oculares.

Quer conferir quais são os principais problemas oculares e ver nossas dicas de como cuidar dos olhos no verão? Então continue lendo e confira.

Principais doenças oculares no verão

Com o calor, as pessoas frequentam mais as praias e piscinas, que podem estar contaminadas com secreções de alguém infectado. Além disso, o contato direto com pertences pessoais de alguém doente, como uma toalha, também pode ser a fonte de infecção.

Saiba mais sobre as doenças mais comuns nessa estação.

Conjuntivite

Essa doença é uma inflamação na conjuntiva (membrana que envolve o globo ocular e a parte internas das pálpebras) e tem como principais sintomas:

  • irritação ocular;

  • ardência nos olhos e

  • vermelhidão ocular.

Dê play na nossa live abaixo e saiba tudo sobre a conjuntivite.

Ceratite

É impossível falar sobre como cuidar dos olhos no verão e não mencionar a ceratite, uma das infecções mais comuns nessa estação. Essa inflamação é causada por microorganismos nocivos que são muito frequentes em altas temperaturas.

Os principais sintomas são:

Saiba tudo sobre a ceratite aqui!

Pterígio

O pterígio é uma lesão benigna que aparece na conjuntiva e, eventualmente, pode ir para a córnea. Ele ocorre pelo excesso de exposição solar, assim como pela falta de proteção solar adequada. Normalmente, afeta as pessoas que trabalham expostas ao sol, como agricultores, por exemplo.

Nós temos uma live completa sobre o pterígio. Dê play agora mesmo e confira.

Catarata

A principal queixa das pessoas que sofrem com essa doença é ter a visão embaçada. É como se olhassem através de uma janela enevoada, o que causa desconforto ao dirigir um carro e dificuldade durante a leitura.

Esse embaçamento ocorre como uma consequência da opacidade da lente natural do olho, que é transparente e, com o passar dos anos, perde essa característica. Quando não tratada, essa doença pode levar a perda total da visão.

De acordo com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, a catarata é a maior causa de cegueira do mundo. Entenda mais sobre essa doença e o que fazer após o seu diagnóstico no vídeo abaixo.

Como cuidar dos olhos no verão

Para não perder nenhuma diversão que essa estação proporciona, selecionamos as principais dicas sobre como cuidar dos olhos no verão para que você possa colocá-las em prática e curtir sem colocar em risco a sua saúde ocular.

Use (e abuse) dos óculos de sol, bonés e chapéus!

Os raios solares transmitem uma radiação eletromagnética prejudicial para a saúde de forma geral. No verão, essa radiação fica ainda mais intensa, por isso exige atenção especial.

Para minimizar os efeitos indesejados, utilize óculos de sol, bonés e chapéus sempre que possível, especialmente ao ir à praia ou à piscina. Entenda mais sobre o efeito do sol nos olhos no nosso vídeo sobre o assunto!

Outro acessório interessante para utilizar são as faixas de cabeça, que evitam que o suor escorregue para os olhos e possíveis contaminações.

Não leve as mãos aos olhos após usar o filtro solar

Usar filtro solar é muito importante, mas esse produto pode irritar e causar alergias nos olhos. Por isso, sempre lave bem as mãos antes de tocar os olhos para evitar essas reações.

Mas lembre-se: isso não quer dizer que não se deve passar protetor na área próxima dos olhos! Sempre aplique, uma vez que essa região é ainda mais sensível que o resto do rosto.

Use os óculos de natação

Se você curte ir à piscina e abrir os olhos debaixo d ‘água, invista em bom óculos de natação para evitar que a água entre em contato com o seu globo ocular.

A água pode estar contaminada com algum microorganismo causador de uma das doenças citadas acima ou, na melhor das hipóteses, irá causar irritação e alergias por causa do cloro existente.

Compre sempre óculos com lentes protetoras!

Os famosos “óculos piratas” não possuem uma proteção adequada aos raios solares e podem causar sérios danos para a saúde ocular. Por isso, para saber como cuidar dos olhos no verão, não esqueça de comparar um bom par de óculos de sol que realmente consiga bloquear os raios ultravioletas.

Veja como escolher corretamente os óculos de sol

Não entre na água com as suas lentes de contato

As lentes de contato por si só exigem alguns cuidados especiais durante o verão, já que elas podem facilitar algumas infecções oculares. Por isso, faça a higienização da forma correta e frequente, evite dormir com elas e, principalmente, não as utilize enquanto nada.

Veja mais dicas sobre lentes de contato aqui

Outra dica valiosa que podemos dar é: ao ter qualquer sintoma ocular, procure um oftalmologista para checar o que é e se é necessário realizar algum tratamento. Conte conosco para isso. Somos uma clínica localizada em Belém (PA) e temos uma equipe altamente capacitada para atender você ou tirar suas dúvidas.

Se você ainda não nos segue nas redes sociais, conheça o nosso Facebook e Instagram.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content