Por que e como a humanização no atendimento do paciente faz diferença no tratamento?

original-bb6d47bfb351569b3d6da72e70c949c2-600x600

A humanização no atendimento diz respeito à forma como os profissionais da saúde atendem os pacientes, tratando-os com empatia e respeitando as suas dores e opiniões. Além das atitudes e comportamentos da equipe médica, a infraestrutura do ambiente também é um fator que influencia nesse aspecto.

Essa visão diferenciada para o tratamento de pacientes teve início em 2003, com a Política Nacional de Humanização (PNH), implantada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como práticas de gestão e atenção na saúde pública do Brasil. Ao longo do tempo, esses conceitos foram ampliados e aplicados também por consultórios e clínicas particulares.

Neste artigo, vamos comentar sobre o conceito de humanização no atendimento ao paciente, bem como sobre alguns estudos que demonstram como a atitude do médico impacta nos resultados dos tratamentos. Continue lendo para saber mais!

O que é humanização no atendimento?

Qualquer alteração na saúde pode tornar a pessoa mais fragilizada diante da vida, podendo levá-la a um momento de crise existencial, trazendo consequências emocionais, econômicas, sociais e espirituais, em maior ou menor grau. Assim, para entender melhor a importância da humanização no atendimento, é preciso considerar que muitas vezes o paciente não busca apenas uma solução para o seu problema de saúde ocular, mas também o alívio e conforto pessoal.

Nesse sentido, somente a integração entre o paciente e a equipe médica é capaz de estabelecer os vínculos necessários para a adesão, confiança e sucesso dos tratamentos. Além disso, é preciso que todos os funcionários da clínica ou consultório proporcionem um tratamento individualizado e respeitoso, oferecendo, além de atenção e respeito, uma infraestrutura adequada para atendimento às necessidades específicas.

Qual é a importância da humanização no atendimento à saúde?

Em geral, a relação médico/paciente se resume a consultas, exames, diagnósticos e procedimentos. Entretanto, o paciente nem sempre busca apenas uma solução prática para o seu problema de saúde. Ele espera, também, que o profissional o atenda de maneira amigável e confiável, respeitando-o em suas particularidades.

Por esse motivo, os relatos sobre sintomas, suposições e situações que envolvem o problema a ser tratado, assim como as dificuldades vivenciadas na vida pessoal, são comentados nas consultas. Embora haja especializações médicas para cada situação, a fragilidade emocional é um fator comum em qualquer tipo de alteração na saúde, que deve ser considerada pelo médico.

Muitas vezes, o paciente tem dificuldade para aceitar o tratamento, por medo ou falta de informação. Nesse sentido, a humanização no atendimento é muito importante, já que o sentimento de acolhimento é essencial para proporcionar forças para o enfrentamento da doença e quebrar as barreiras da relutância. Dessa forma, a confiança estabelecida na relação médico/paciente impacta de maneira positiva nos resultados dos tratamentos.

Como saber se estamos recebendo um tratamento humanizado?

O atendimento humanizado pode ser identificado quando há qualidade no tratamento técnico e no relacionamento entre o paciente, familiares e equipe médica, envolvendo:

  • ética profissional;
  • tratamento personalizado — o paciente é tratado como um todo, em vez de ser classificado de maneira generalista em função da doença que apresenta;
  • atendimento com empatia e atenção ao paciente e à sua família ou acompanhante;
  • interesse e sensibilidade do médico ao que o paciente tem a dizer;
  • transmissão de confiança, segurança e apoio no atendimento;
  • estrutura física do ambiente adequada às necessidades de cuidados e tratamento.

Aspectos relacionados a um tratamento não humanizado

Muitas vezes, alguns dos indicativos que confirmam um atendimento humanizado podem não ser percebidos com facilidade. Nesses casos, é válido observar alguns aspectos que sinalizam para um atendimento que não proporciona respeito e sensibilidade às necessidades dos pacientes, como:

  • atendimento muito rápido e superficial;
  • desconsideração das opiniões do paciente e/ou família/acompanhante;
  • desrespeito a crenças e valores pessoais;
  • desvalorização dos sentimentos, ansiedades e medos do paciente em relação a possíveis doenças nos olhos;
  • exclusão da família ou acompanhante na atenção oferecida;
  • exposição desnecessária da intimidade física ou emocional do paciente, sua família ou acompanhante;
  • falta de informações ou de esclarecimentos para eventuais dúvidas;
  • frieza e indiferença no trato com o paciente, sua família ou acompanhante;
  • infraestrutura precária ou inadequada em relação às condições de atendimento e higiene do ambiente;
  • inibição do paciente e/ou acompanhante gerando medo e insegurança para se posicionar ou fazer alguma pergunta sobre a condição de saúde que ele apresenta;
  • não há contato do olhar com o paciente;
  • o oftalmologista não identifica o paciente pelo nome, mantendo o foco apenas no procedimento ou diagnóstico, sem considerá-lo como um todo;
  • situações em que o paciente é tratado como se não estivesse presente.

Quais sãos os benefícios da humanização no atendimento?

O relacionamento mais próximo com o paciente é um aspecto essencial para um atendimento humanizado, já que em um momento delicado ajuda muito receber uma atenção adequada do profissional da saúde. Muitas vezes, só pelo fato de ser ouvida, a pessoa já se sente melhor. Com isso, o tratamento transcorre de maneira mais tranquila.

Algumas pesquisas indicam os benefícios que o atendimento humanizado proporciona, contribuindo de maneira decisiva para uma maior rapidez no alcance da cura. Nesse sentido, uma pesquisa científica publicada na revista científica Nature Human Behavior, número 3 de 2019, concluiu que a empatia na relação médico/paciente impactou de maneira positiva no tratamento.

Outro estudo, publicado pela Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), apontou para a importância de unir as habilidades técnicas dos profissionais da saúde e a individualização do paciente ao tratamento humanizado. Segundo os resultados da análise, a qualidade no atendimento melhora quando esses conceitos são adotados.

Todos esses benefícios ocorrem devido à influência do aspecto psicológico em determinadas situações, pois os pacientes que recebem atendimento humanizado confiam mais na equipe, aceitam e respondem melhor aos tratamentos propostos.

Como vimos, a humanização no atendimento à saúde é fundamental para estabelecer um relacionamento médico/paciente e contribuir para o sucesso do tratamento. Para tanto, é muito importante que as pessoas busquem tratamento em clínicas oftalmológicas como a RetinaPro, que oferece atendimento diferenciado e estrutura física adequada.

E você, está buscando por atendimento humanizado? Entre em contato conosco e agende uma consulta para conhecer de perto o tratamento que a nossa equipe pode oferecer!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content