Saúde ocular: esclarecemos 12 mitos para você

Saúde ocular: esclarecemos 12 mitos para você

É verdade que cuidados cotidianos são importantes para manter a saúde ocular e evitar problemas precoces de visão. Porém, também é fato que algumas informações que escutamos não passam de crendices populares e podem, ao contrário do que se deseja, prejudicar mais do que ajudar no bom funcionamento dos nossos olhos.

Então, para que você não caia nesses mitos e nem sofra com possíveis danos gerados por eles, separamos 12 crenças que não são verdades. Acompanhe na leitura e se surpreenda!

Os 12 principais mitos da saúde ocular

As inverdades que rodeiam a saúde ocular são várias, mas algumas costumam ser mais disseminadas do que outras. Estamos falando dos exemplos que mostraremos a seguir.

1. Ler com pouca luz prejudica a visão

Mito. Apostamos que o seu queixo caiu com esse mito logo no começo da lista! Todavia, saiba que a quantidade de luz durante a leitura não interfere na saúde dos olhos.

O excesso ou falta de luz pode apenas gerar um desconforto e reduzir seu interesse pela atividade. No escuro, há uma redução da velocidade da leitura e um maior estímulo ao sono.

2. Ler em veículo em movimento descola a retina

Mito. Ler no ônibus ou no carro pode causar mal-estar, como tontura, náuseas ou dor de cabeça devido ao esforço para manter a concentração com o movimento, mas não causa doenças e descolamento de retina.

Além disso, os minutos que passamos no transporte são ótimos para manter a leitura em dia. Então, caso você não sinta nenhum desconforto, não os desperdice!

3. Tudo bem usar os óculos de grau de outra pessoa

Mito. Essa atitude é muito perigosa para a saúde ocular!  Não é por acaso que é necessária uma receita para a produção dos óculos.

As medidas de distância e eixo do grau dos óculos, por exemplo, são personalizadas. Usar um de outra pessoa ou comprar modelos prontos em feiras podem causar dores de cabeça, fadiga e tontura, além dos óculos não ficarem corretamente ajustados para o seu caso. Portanto, sempre consulte o seu médico oftalmologista para receber uma prescrição adequada para as suas necessidades.

4. Os óculos de grau precisam ser trocados todos os anos

Mito. Durante a consulta anual com o oftalmologista, o especialista irá verificar se ocorreu alguma alteração no seu grau. Caso não, você poderá manter os óculos que já usava.

As lentes dos óculos não tem prazo de validade determinado. No entanto, elas podem sofrer desgastes pelo uso, como arranhões e perda da camada antirreflexo. Essas condições podem criar a necessidade de troca.

5. Óculos escuros servem apenas para montar um look

Nada disso: os óculos escuros são importantes para a saúde ocular, pois oferecem proteção contra os raios solares, que, assim como fazem com a pele, também prejudicam as estruturas dos olhos.

Todavia, para que sejam eficazes, é necessário que os óculos tenham a proteção contra os raios ultravioletas e infravermelhos. Não compre esses acessórios sem procedência!

As lentes escuras fazem com que a pupila se dilate, permitindo a entrada de mais luz. Sem a proteção, esse excesso de raios solares pode causar lesões e doenças como a catarata e a degeneração macular.

Leia também: 4 cuidados na escolha de óculos escuros

6. A saúde ocular não é prejudicada quando olhamos diretamente para o sol

Outro mito perigoso: quando a exposição dos olhos ao sol é prolongada, os raios ultravioletas podem causar queimaduras e lesões irreversíveis na retina e no cristalino. Portanto, nunca olhe diretamente para o sol, principalmente se estiver sem óculos escuros.

7. Usar muito o computador compromete a visão

Todos nós já escutamos essa crença, mas ela é um mito! O uso do computador não compromete a visão. O que ocorre é que a luz emitida pela tela faz com que você pisque menos, o que reduz a lubrificação dos olhos e pode causar um desconforto, como a ardência dos olhos.

Para evitar esse efeito, basta fazer uma pausa de cinco minutos a cada hora em frente à tela. Caso você trabalhe por um tempo prolongado em frente ao computador, converse com o seu oftalmologista sobre a possibilidade de usar um colírio lubrificante.

8. Colírios podem ser usados sem receita médica

Você já deve conhecer os perigos da automedicação e eles se estendem para o uso de colírios. Eles também são medicamentos que só devem ser aplicados com prescrição do oftalmologista.

O uso indiscriminado de colírios pode causar sérios danos à sua saúde ocular. Além disso, é preciso cuidado com o manuseio do produto para evitar contaminações. Lave sempre as mãos antes de aplicá-lo e não encoste o frasco nos olhos.

9. A alimentação não influencia na saúde ocular

Mito! O que comemos influencia na saúde de todo o nosso corpo, inclusive na dos olhos. A cenoura, por exemplo, é bastante conhecida por isso, pois é rica em vitamina A e luteína, substâncias antioxidantes que oferecem uma proteção natural aos globos oculares. Portanto, mantenha uma dieta equilibrada, cheia de frutas, verduras, legumes e grãos.

10. Diabetes não causa cegueira

A diabetes é uma doença que afeta a saúde ocular. O que acontece é que as taxas altas de glicose no sangue comprometem os vasos sanguíneos dos olhos e também podem causar descolamento de retina, hemorragia, glaucoma e catarata.

Uma doença que precisa de destaque é a retinopatia diabética, que impacta nos pequenos vasos da retina, prejudicando a formação da visão e até com riscos de levar à cegueira. Então, toda pessoa que tem diabetes deve fazer anualmente o mapeamento da retina para verificar se há danos causados pela doença.

11. A catarata é hereditária

Em parte. Há, sim, casos de catarata congênita que são hereditários. Contudo, a maioria dos diagnósticos está relacionado ao envelhecimento do cristalino, que aparece com o avançar da idade, a chamada catarata senil.

Além disso, diabetes, traumas oculares, tabagismo e alcoolismo também podem causar a catarata. Vale ressaltar ainda que a catarata é a principal causa de cegueira e, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, atinge cerca de 25% da população brasileira com mais de 50 anos.

Portanto, caso você perceba que sua visão está “nublada”, com alterações na cor do seu olho e maior dificuldade para realizar as atividades cotidianas, procure ajuda do oftalmologista.

12. Só é preciso se consultar com o oftalmologista quando há alguma doença

Para finalizarmos a nossa lista, vamos desmistificar algo que também pode gerar danos à saúde ocular: a história de que só é preciso ir ao oftalmologista quando há alguma doença presente.

Pelo contrário, lembre-se no ditado: “prevenir é melhor do que remediar”. Portanto, visite o seu médico, pelo menos, uma vez ao ano. Esse check-up é importante para evitar problemas ou diagnosticá-los rapidamente, o que contribui para os tratamentos. Na RetinaPro, temos uma equipe de especialistas que está pronta para cuidar de você!

Quer aprender mais sobre como cuidar da saúde ocular?

A nossa missão é sempre promover uma boa saúde ocular. Por isso, publicamos vários materiais como este com dicas importantes para a visão.

Então, queremos convidar a conhecer as nossas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook. Venha nos seguir!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content